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O Brasil implantou o PROCONVE – Programa de Controle da Polui‡Æo do Ar por Ve¡culos Automotores e alguns anos depois o PROMOT – Programa de Controle da Polui‡Æo do Ar por Motociclos e Ve¡culos Similares, cujos benef¡cios … sa£de p£blica sÆo incontest veis.

O que precisa ser entendido ‚ que, apesar de se restringirem as emissäes dos ve¡culos, sÆo na realidade seus motores, movidos a combustÆo interna, que poluem. S¢ que motores nÆo existem apenas nos ve¡culos. Existem in£meras outras m quinas e equipamentos que se utilizam de motores a combustÆo e que nÆo sÆo objeto de restri‡Æo legal por conta de suas emissäes gasosas utilizados nos setores de minera‡Æo, energia, constru‡Æo civil, agroneg¢cio, entre outros.

A questÆo que fica: ‚ obvio que a quantidade de ve¡culos – caminhäes e “nibus – ‚ muito maior do que a quantidade de m quinas, por‚m qual a magnitude das emissäes de todos os equipamentos juntos? Teriam peso significativo que justificasse a aplica‡Æo de legisla‡Æo de emissäes tamb‚m para esse segmento?

H  muitas oportunidades e barreiras que cercam o tema em nosso pa¡s. Por isso, o assunto ser  debatido no I Simp¢sio Internacional de Combust¡veis, Biocombust¡veis e Emissäes que ser  organizado pela Associa‡Æo Brasileira de Engenharia Automotiva (AEA) entre os dias 14 e 15 de maio, em SÆo Paulo.

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Lamentavelmente, nÆo se dispäe ainda de dados a respeito desse assunto no Brasil. No entanto, sabe-se que as mesmas na‡äes que restringiram as emissäes veiculares, restringem tamb‚m as emissäes de seu contingente de equipamentos fora-de-estrada.

O gerente de Projetos Especiais da Delphi Diesel Systems, Vicente A. Pimenta Jr., considera que as m quinas industriais tamb‚m poluem elevadamente e questiona se j  nÆo ‚ oportuno avaliar a hip¢tese de se legislar o segmento, at‚ porque a maioria das empresas que estÆo instaladas no Brasil j  produz equipamentos emissionados para atendimento …s legisla‡äes no exterior, para onde suas m quinas sÆo exportadas.