Publicidade

Quantidade enorme de novas fábricas

Múltiplas fábricas de empresas que em grande parte nunca estiveram no ramo da mobilidade.

Bicicletas, scooters e motocicletas elétricas estão sendo feitas e comercializadas principalmente por fabricantes de geladeiras e outros eletrodomésticos, conhecidos e desconhecidos do mercado comum.

Paralelamente, fabricantes de computadores e outros produtos eletrônicos estão fazendo o mesmo, aí já por gente muito mais conhecida e de grande respeito.

Publicidade

Tomemos só por como exemplo a Telefunken, há 107 anos em seu ramo -normal- de rádios, televisores, sistemas de guia de mísseis e por ai vai, de repente entrando na mobilidade. Seu protótipo mostrado no salão chinês tinha motor na roda dianteira, freios a disco e suspensão nas duas rodas, corrente fechada e -caixa- de três marchas.

Uma empresa como a Telefunken só garante uma coisa: qualidade de desencorajar muito concorrente.

Aparentemente estará à venda no começo do ano de 2011, a cerca de 900 euros.


José Luiz Vieira, Diretor, engenheiro automotivo e jornalista. Foi editor do caderno de veículos do jornal O Estado de S. Paulo; dirigiu durante oito anos a revista Motor3, atuou como consultor de empresas como a Translor e Scania. É editor do site: www.techtalk.com.br e www.classiccars.com.br; diretor de redação da revista Carga & Transporte.

Publicidade