Comumente confundida com as custom, as motos estradeiras são verdadeiras devoradoras de asfalto. Desenvolvidos especialmente para longas viagens, com motores potentes e suaves, ergonomia voltada ao máximo conforto e tecnologia de ponta, elas são as melhores motos para viajar. E têm um nome, touring.
Naturalmente, essas grandalhonas habitam nos sonhos de muitos motociclistas. Mas quanto custa uma moto estradeira no Brasil em 2022? Prepare o bolso, pois não são somente as motos de baixa cilindrada que ficaram mais caras com o atual – e delicado – momento socioeconômico que vivemos nos últimos anos…
Motos estradeiras: quanto custam as touring
Atualmente, apenas três marcas oferecem legítimas touring no Brasil. Harley-Davidson, BMW e Honda. Apesar disso, as concorrentes têm ótimas opções para pegar a estrada, como as grandes Kawasaki Versys ou Ducati Multistrada, mas que acabam se encaixando melhor em outros segmentos – como bigtrail ou sport touring.
Touring: quanto custam as motos estradeiras |
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Modelo | Preço sugerido | Preço Fipe | |
1 | Harley-Davidson Road Glide Limited | R$ 156.700 | R$ 166.981 |
2 | Harley-Davidson Ultra Limited | R$ 158.200 | R$ 169.569 |
3 | BMW R 1250 RT | R$ 181.500 | R$ 202.465 |
4 | Harley-Davidson CVO Road Glide Limited | R$ 246.700 | R$ 213.444 |
5 | BMW K 1600 Bagger | R$ 248.500 | R$ 251.482 |
6 | BMW K 1600 GTL | R$ 266.500 | R$ 266.380 |
7 | Honda Gold Wing Tour | R$ 268.900 | – |
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Motos touring por até R$ 200 mil
Nossa lista de motos estradeiras traz sete opções, sendo que três delas podem ser encontradas nas lojas por menos de R$ 200 mil. As mais ‘acessíveis’ são as Harley Road Glide Limited e Ultra Limited, ambas movidas pelo motor Milwaukee-Eight de 114 polegadas cúbicas (1.868 cm³), que gera cerca de 17 kgf.m de torque e 90 cv de potência – estimada.
A Road é famosa pela grande carenagem frontal em formato ‘nariz de tubarão‘ e, assim como a irmã, traz malas laterais, top case e generosos assentos ao piloto e garupa – que conta com um confortável encosto completo que mais parece uma poltrona. Ainda conta com o pacote eletrônico RDRS, sistema de som Boom! Box GTS, manoplas aquecidas e a funcional central multimídia, com tela TFT de 6,5 polegadas.
A Ultra Limited vai um pouco além, oferecendo, entre outros itens, cruise control. Além disso, o modelo é um clássico da marca e veste-se como tal, carregando no design a influência das décadas passadas.
Já a R 1250 RT segue uma receita completamente diferente. Herdando vários componentes (incluindo o motor de 136 cv e 14,5 kgf.m) da irmã big trail 1250 GS, a BMW tem uma extensa lista de itens de série. Destaque para assistente de partida em subida, tela TFT, controle de tração dinâmico, cruise control, sistema de áudio, suspensões com ajuste eletrônico, aquecedor de manoplas, tomada 12V e modos de pilotagem.
Para poucos: as motos estradeiras mais caras do Brasil
Aqui o que já estava bom fica ainda melhor, pois temos o suprassumo do conforto, potência e tecnologia. A primeira da lista é a Harley CVO Road Glide Limited, modelo topo de linha da marca no país.
O conjunto é similar ao da Road ‘padrão’, mas na CVO o motor Milwaukee-Eight tem 117 polegadas, entregando 106 cv de potência e torque máximo de 17,1 kgfm. Além disso, conta com ABS para curvas (C-ABS), controle de tração adaptado para curvas (C-TCS), de controle de deslizamento de torque e arrasto (DSCS) e de controle de retenção do veículo (VHC). Ainda há sistema de monitoramento da pressão dos pneus e alto-falantes e amplificadores da Rockford Fosgate. Já a pintura é obra da Custom Vehicle Operations.
Um passo adiante e chegamos no apogeu alemão, as BMW K 1600. Elas são movidas por um poderoso motor de 6 cilindros em linha que entrega 160 cv de potência e 17,8 kgf.m de torque máximos e contam com as melhores especificações da marca.
Mesmo a versão ‘de entrada’ Bagger conta com uma extensa lista de itens de série. Há ajuste eletrônico de suspensão, manoplas e banco aquecidos, cruise control, luzes em LED, farol Xenon, modos de pilotagem e para-brisa com ajuste elétrico. Com pacote Premium dispõe de smartkey, interface bluetooth, assistente para partida em ladeira, controle de pressão dos pneus, marcha a ré e luzes adicionais – em LED, claro.
Quer mais? Então vamos de K 1600 GTL. Além de todos os itens da Bagger, ela conta com outros mimos eletrônicos – como farol direcional – e o confortável encosto ao garupa. Além disso, está disponível em três opções de cores (azul metálico, branco e verde), enquanto a Bagger sai da loja apenas em preto.
Gold Wing, a cereja do bolo
Fechamos a nossa lista de motos estradeiras às venda no Brasil com uma surpresa. Se antes a Honda Gold Wing Tour custava pouco mais de R$ 180 mil (valor ainda apresentado na tabela Fipe), ela ficou mais de R$ 100 mil mais cara. O fato se deu em virtude do preço pago pelas unidades no novo lote de importação, consideravelmente mais caro. Assim, seu preço sugerido saltou de R$ 166 mil (em janeiro) para R$ 268.900.
Por este preço o modelo 2022 oferece muito conforto e uma extensa lista de itens de série. São 61 litros organizados entre os compartimentos, air bag, manoplas e assentos aquecidos, transmissão automatizada de dupla embreagem DCT, marcha a ré, iluminação full LED, cruise control, central multimídia com sofisticado sistema de som, smart key, assistente de partida em aclive e quatro modos de pilotagem. O motor, de 6 cilindros em linha e 1.833 cm³, entrega 126 cv e 17,3 kgf.m.