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_versys-1000-gt-1417191565Agora é a vez do Centro Alemão de Pesquisas de Inteligência Artificial e seu EOscc2, um microcarro ultra-flexivel para mega-cidades acionado por um conjunto de baterias de fosfato de lítio-ferro e um motor elétrico de 4 kW dentro de cada roda.

O carrinho é equipado com câmeras estereoscópicas , sensores potenciômetros dianteiro e traseiro, um sistema LIDAR e seis câmeras 3D de ‘tempo de voo’. Juntados ao computador de bordo, esse conjunto de sensores permite estacionamento autônomo e várias outras funções de ajuda ao motorista.

eo2Seus projetistas esperam que com mais desenvolvimento sua tecnologia permitirá funcionamento com completa autonomia e juntar-se a outros EOscc2 para formar ‘pelotões’ tipo ‘trens’ para viagens rodoviárias mais longas. Compartilhando as baterias uns dos outros e tendo de enfrentar menos resistência de vento, os carros nesses pelotões precisarão de menos potência do que se estivessem fazendo a viagem individualmente.

Mais interessante ainda, suas rodas podem girar 90 graus e por isso entrar de lado nas menores vagas. Ele pode também girar ao redor de seu centro ou sair diagonalmente. Parado e longitudinalmente inclinado, ele fica ainda um metro mais curto.

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Como o Rinspeed de conceito, pode usar uma interface de travamento para carga de bateria, ou ainda receber um módulo de extensão para transporte de passageiros ou de cargas.

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José Luiz Vieira, Diretor, engenheiro automotivo e jornalista. Foi editor do caderno de veículos do jornal O Estado de S. Paulo; dirigiu durante oito anos a revista Motor3, atuou como consultor de empresas como a Translor e Scania. É editor do site: www.techtalk.com.br e www.classiccars.com.br; diretor de redação da revista Carga & Transporte.

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