Publicidade

A italiana Energica é uma das principais fabricantes de motos elétricas do mundo e, inclusive, fornceceu as máquinas usadas no Mundial de Motovelocidade (MotoE) entre 2019 e 2022. E agora, sua principal moto elétrica terá um novo desafio: vencer motocicletas com motores à combustão na pista! Será que a novata vai ter chance contra as tradicionais bebedoras de gasolina?

Moto elétrica versus modelos à combustão 

Com sede em Modena, a Energica encerrou ano passado um período de quatro anos como a única fabricante da MotoE. Agora quem toma o seu lugar é a estreante elétrica desenvolvida pela Ducati. No entanto, a empresa não encerrou sua história nas pistas.

moto elétrica na motoe motogp

Energica cirou a primeira moto elétrica usada na MotoE, onde corre o brasileiro Eric Granado

Isso porque será a primeira marca de moto elétrica a ter um modelo competindo integralmente uma temporada de corridas contra modelos movidos por motor de combustão interna convencionais. As disputas acontecem no MotoAmerica, principal competição de motovelocidade dos Estados Unidos.

Publicidade

A Energica estreia na classe Super Hooligan National Championship. Esse desafio será realizado em conjunto com a equipe Tytlers Cycle Racing, sediada em Wisconsin.

O modelo escolhido para correr foi a Eva Ribelle, que deve ser pilotada pelo colombiano Stefano Mesa. E o que essa moto elétrica pode enfrentar? Bem, ano passado a categoria tinha alinhadas em seu grid motocicletas como a Indian FTR 1200 S, KTM 890 Duke, Ducati Hypermotard 950 SP e a BMW R nineT.

moto eletrica energica

Energica Eva Ribelle será a moto elétrica desafiante de modelos à combustão. Em sua versão de rua tem 160 cv e pesa 260 kg

Como é a Energica Eva Ribelle

O modelo Energica Eva Ribelle é uma moto elétrica ao estilo hypernaked. Uma máquina baseada na Ego+, que era a motocicleta de corridas da MotoE. Desta forma, o modelo que vai para as pistas pode entregar potência estimada de 160 cv, usando bateria de íons de lítio de 21,5 kWh e tendo uma autonomia estimada em 400 km – claro, no ambiente urbano.

Publicidade

O conjunto também não deixa a desejar, com suspensões Marzocchi, freios com sistema ABS da Brembo e central Bosch. Em sua versão de rua, a moto tem ainda conectividade Bluetooth na tela TFT de 4,3 polegadas. Além da comodidade do modo DC Fast Charge, onde é possível carregar até 80% de bateria em 40 minutos.

Veja também:

Quando a moto elétrica vai para a pista?

O Super Hooligan National Championship 2023 abre a sua temporada de 9 a 11 de março, no lendário circuito de Daytona. Depois da abertura, a categoria terá ainda outras três etapas disputadas como parte do MotoAmerica, que é o principal campeonato de motovelocidade dos Estados Unidos.

Publicidade

Primeira etapa acontece agora em março. Na pista, moto elétrica irá enfrentar marcas como KTM, Indian e BMW

As outras disputas da moto elétrica serão então no The Ridge (23 a 25 de junho), Laguna Seca (7 a 9 de julho) e no Circuito das Américas (8 a 10 de setembro). Será que a Eva Ribelle vai se dar bem na disputa?

Fernando Santos
Jornalista amante do mundo da moto, vivendo destinos e sons. Ávido por novidades e crescido com o cheiro de motor dois tempos. [email protected]