Publicidade

R32. Esse é o nome da primeira motocicleta fabricada pela BMW, em 1923. A letra “R” continua importante para a marca da Baviera – a moto que celebra 50 anos da fábrica de Spandau (Alemanha) é a R nineT /5. Mas se a fábrica tem 50 anos, onde eram feitas as motos desde 1923 até 1969? Na antiga fábrica BMW de motores de avião, em Munique. Mas com o aumento da produção de automóveis, a BMW abriu a sua primeira e exclusiva fábrica de motos, em Spandau, região ocidental da capital alemã, Berlim.

Justa e clássica homenagem: R nineT /5 celebra 50 anos de produção de motos BMW na fábrica de Spandau, região de Berlim

Justa e clássica homenagem: R nineT /5 celebra 50 anos de produção de motos BMW na fábrica de Spandau, região de Berlim

Essa fábrica entrou em operação em 1969 com cerca de 400 funcionários e a produção incluía 3 modelos, todos da família /5 series: R50/5, R60/5 e R75/5. Por isso a BMW apresenta a roadster R nineT /5  para celebrar os 50 anos de operação da fábrica BMW de motocicletas em Spandau e também o meio século da família de motos /5. Esses modelos tinham para a época um design moderno e diferenciado, com chassi e motor completamente novos, o que os tornou um sucesso de vendas quase instantâneo, já que as motos ofereciam facilidade para pilotar e grande conforto para para viagens.

A nova R nineT /5 procura trazer a tradição das motos clássicas da marca daquele momento através dos elementos visuais, mas com toda a tecnologia moderna para motocicletas. A moto mescla áreas cromadas, como os retrovisores e a ponteira do escapamento, com vários detalhes de acabamento em alumínio, como nas tampas do motor e da caixa de câmbio, além dos tubos do garfo dianteiro e frisos do painel e do farol, que remetem aos modelos de 50 anos atrás. O motor é um tradicional 2 cilindros contrapostos (boxer) com 1170 cm³ de capacidade e que oferece 110 cv de potência. A moto tem rodas de 17 polegadas, freios ABS, controle de estabilidade (ASC) e manoplas aquecidas, entre outros equipamentos e funcionalidades.

Publicidade

Separador_motos

Sidney Levy
Motociclista e jornalista paulistano, une na atividade profissional a paixão pelo mundo das motos e a larga experiência na indústria e na imprensa. Acredita que a moto é a cura para muitos males da sociedade moderna.