Publicidade

Se você acha que há muitos radares na maior cidade do Brasil, é bom saber que a Prefeitura de São Paulo acha o contrário. E por isso vão começar a funcionar radares em túneis da cidade. Apesar desta notícia dizer respeito apenas aos motociclistas paulistanos, é bom ficar atento porque o que se faz por aqui, costuma ser copiado. Mas calma! Os radares começarão a funcionar em apenas 4 túneis por enquanto:

  • Túnel Ayrton Senna II (sentido Ibirapuera)
  • Passagem Franklin Roosevelt (sentido Lapa)
  • Túnel Max Feffer (sentido Centro)
  • Túnel Maria Maluf (ambos os sentidos)
Entrada do túnel Ayrton Senna, sentido Marginal Pinheiros: radares já funcionam nele desde julho de 2018

Entrada do túnel Ayrton Senna, sentido Marginal Pinheiros: radares já funcionam nele desde julho de 2018

Apenas o radar do túnel Ayrton Senna I (sentido Marginal Pinheiros) já estava funcionando desde julho de 2018. Os novos radares começam a funcionar no dia 16 de dezembro de 2019, próxima segunda-feira. Segundo a CET (Companhia de Engenharia de Tráfego), em 2020 serão instalados mais radares em outros cinco túneis da cidade:

  • Túnel Tribunal de Justiça (ambos os sentidos)
  • Túnel 9 de Julho (Daher Elias Cutait em ambos os sentidos)
  • Túnel Presidente Jânio Quadros (sentido Morumbi)
  • Túnel Sebastião Camargo (sentido Itaim Bibi)
  • Túnel Noite Ilustrada (Major Natanael sentido Dr. Arnaldo)

Como é costume, a Secretaria Municipal de Mobilidade e Transportes (SMT) vai comunicar a população por meio de faixas e painéis de mensagem variável (PMVs) nos locais de acesso aos túneis. A colocação de mais radares na cidade é uma importante medida para coibir acidentes e aumentar a segurança de motoristas e motociclistas. “A fiscalização eletrônica comprovadamente ajuda a garantir o cumprimento das leis de trânsito, inclusive dos limites de velocidade e os acidentes em túneis são causados, em grande parte, porque motoristas e motociclistas sabem que não há fiscalização e abusam da velocidade”, explica o secretário municipal de Mobilidade e Transportes, Edson Caram.hojenao

Publicidade

Radares: Programa Vida Segura

“Segundo dados da SMT, entre julho e dezembro do ano passado, após a instalação do radar no túnel Ayrton Senna I, foi registrado apenas um acidente neste sentido, enquanto que no mesmo período de 2017 foram dez acidentes. A implantação dos equipamentos eletrônicos nos túneis está em conformidade com os princípios do Programa Vida Segura (plano de segurança viária que está sendo adotado por São Paulo), que por sua vez adota o conceito de Visão Zero, para o qual nenhuma morte é aceitável no trânsito.

vinheta-instagram_9

Sidney Levy
Motociclista e jornalista paulistano, une na atividade profissional a paixão pelo mundo das motos e a larga experiência na indústria e na imprensa. Acredita que a moto é a cura para muitos males da sociedade moderna.