Publicidade

Na sua página em uma rede social, o piloto Rafael Paschoalin anunciou que vai correr a Pikes Peak, a subida de montanha mais alucinante do mundo. A moto escolhida é uma Yamaha MT-07 na classe Middleweight, destinada a motos entre 500 e 750cc.

Rafael Paschoalin será o primeiro brasileiro a participar do Pikes Peak - divulgação

Rafael Paschoalin será o primeiro brasileiro a participar do Pikes Peak – photo: courtesy of Randels Media Group

Depois de estabelecer um marco no motociclismo mundial e nacional como primeiro piloto brasileiro no TT Isle of Man, uma das competições mais tradicionais e perigosas do globo, o piloto-jornalista Rafael Paschoalin, 32, se prepara para uma subida de montanha extrema. Será o primeiro brasileiro a participar do Pikes Peak International Hill Climb, também conhecida como Corrida Para as Nuvens, que acontece dia 28 de junho em Colorado Springs, nos Estados Unidos.

Essa é a segunda corrida mais antiga dos Estados Unidos, que acontece desde 1916 e neste ano comemora 100 anos, perdendo apenas para Indianápolis (1909). Nesse último século o traçado original, com cerca de 20 km e 156 curvas começou sem pavimento e por muitos anos foi misto: asfalto e terra, e desde que foi 100% pavimentada passou a acumular uma avalanche de recordes.

Publicidade

“O PPIHC é uma competição incrível e desconhecida pela maioria dos brasileiros. Apenas 100 competidores, 67 carros e 33 motos ou quadriciclos são aceitos. A subida de montanha tem 156 curvas e decorar cada uma delas é mais difícil do que aprender o circuito da Ilha de Man. Sempre quis participar do PPIHC, e conquistar esse feito na edição de 100 anos, será especial”, comenta Paschoalin.

A oportunidade para participar com a Yamaha MT-07, surgiu este ano, com a mudança do regulamento para essa edição, que a partir de agora não aceita mais motocicletas com semiguidões, ou seja, apenas motos que tenham originalmente o guidão sobre a mesa são aceitas.

Yamaha MT 07, a moto escolhida por Paschoalin

Yamaha MT 07, a moto escolhida por Paschoalin

“A Yamaha MT-07 é a escolha natural para esse tipo de prova, o torque abundante será útil nas saídas de curva, e o baixo peso mais a curta distância entre-eixos colaboram para a ótima dirigibilidade”, explica Paschoalin, destacando que entre as dificuldades que irá enfrentar estão a falta de referências para gravar a sequencia interminável de curvas e de treinos, o que dificulta a memorização e aprendizado. “Passar horas assistindo a vídeos onboard pode ser a chave para o sucesso em um evento tão peculiar”, concluiu.

Publicidade

Rafael Paschoalin iniciou a carreira profissional no motociclismo em 2003, sagrando-se campeão de Supermoto na classe SM3 e terminou o Campeonato Brasileiro de Motovelocidade na classe 250 na 3ª colocação. Em 2004, foi Campeão da Copa Moto Esporte Brasil na categoria SM1. Em 2008, ganhou o título brasileiro na classe SM2. Em 2009, venceu as 500 Milhas de Interlagos na geral e também na categoria Supersport. Em 2012, foi o primeiro piloto brasileiro a participar da prova de estrada North West 200, na Irlanda, além de se destacar no GP de Macau, na China.

Já competiu na Moto 1000GP com resultados expressivos. Em 2014 participou do SuperBike Series na categoria Pró. No ano passado disputou o TT Isle of Man 2015 como piloto oficial da Yamaha do Brasil. É piloto credenciado na Confederação Brasileira de Motociclismo e também na Federação Internacional de Motociclismo, o órgão máximo do esporte.

Pikes Peak International Hill Climb, é uma centenária prova de subida de montanha que acontece todos os anos desde 1916 em Colorado Springs, Estados Unidos. Tradicionalmente, Pikes Peak (PPIHC) é uma das provas de Hill Climb mais importantes e empolgantes do Mundo.

Separador_motos

Publicidade