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Com sua Yamaha MT-07 o piloto Rafael Paschoalin está em concentração total para uma das corridas de motocicleta mais emblemáticas e desafiantes do mundo: a subida do Pikes Peak, em Colorado Springs, nos Estados Unidos. A prova, que em 2017 chega a 101ª edição, se destaca pelo elevado grau dificuldade e a atenção de quem gosta de motociclismo se voltam para o que acontece no próximo domingo, 25 de junho.

Pikes Peak é a subida de uma sinuosa estrada de 20 km com nada menos que 156 curvas. A largada acontece a 2300 metros de altitude e a chegada a mais de 4300 metros, fazendo com que o ar rarefeito coloque ainda mais a prova as máquinas e seus pilotos. Rafael Paschoalin vai competir na categoria Middleweight, na qual os competidores estão autorizados a utilizar motores de dois ou quatro tempos que não excedam quatro cilindros e que tenham entre 501 e 750 cilindradas.

A MT-07 de Paschoalin: poucas modificações e muita competitividade

A MT-07 de Paschoalin: poucas modificações e muita competitividade

Além de toda sua experiência conquistada através de participações em outras provas mais desafiadoras do planeta, como o TT Isle de Man – onde entrou para a história do motociclismo nacional e mundial como primeiro piloto brasileiro na prova – e o GP disputado nas ruas de Macau, na China, Pachoalin aposta novamente na moto com a qual correu o Pikes Peak em 2016, a Yamaha MT-07. Segundo Paschoalin, o abundante torque disponível já em faixas mais baixas de giro, o baixo peso e a ciclística apurada dão a MT-07 grandes chances de um histórico resultado em sua categoria.

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“A MT-07 é uma motocicleta de respostas diretas, muito ágil e rápida nas mudanças de direção e seu motor oferece grande torque, todas as principais qualidades que se precisa em uma motocicleta para vencer em Pikes Peak, pois fomos os mais rápidos da classe Middleweight nos treinos e estou focado em continuar no topo”, completa o piloto.

Paschoalin nos treinos: concentração total e muito preparo físico para enfrentar a montanha

Paschoalin nos treinos: concentração total e muito preparo físico para enfrentar a montanha

Helio Ninomiya, gerente de marketing e planejamento de produtos da Yamaha Motor do Brasil, traça um interessante paralelo entre o desafio de Rafael Paschoalin e sua MT-07, com a história da Yamaha Motor: “A prova de estreia da primeira motocicleta da marca, a YA-1, foi uma subida de montanha – no dia 1º de julho de 1955 – sagrando-se campeã da 3ª Corrida de Subida do Monte Fuji. Por isso nós enxergamos essa competição não só como uma oportunidade de mostrar o quanto incrível é a nossa MT-07, mas também de fazer história no motociclismo brasileiro com o Rafael Paschoalin”.

A MT-07 do Pikes Peak

Ao contrário do que muitos pensam, a máquina utilizada por Rafael Paschoalin no Pikes Peak é basicamente a mesma MT-07 que qualquer um pode adquirir em uma concessionária Yamaha pelo preço público sugerido de R$ 31.690,00 (à vista e sem frete). Além da retirada de itens como suporte de placa, piscas, espelho e farol, a motocicleta foi preparada com sutis mudanças no cabeçote e mapeamento do sistema de injeção eletrônica, ganhando também um filtro de ar esportivo e um escapamento de maior vazão.

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No que se refere às suspensões, a dianteira ganhou fluido mais viscoso para tornar o funcionamento mais rígido para atender a demanda de uma utilização extrema. Na traseira, um novo amortecedor deu lugar ao original também buscando um funcionamento mais rígido. Por fim, pneus homologados para corridas completam o pacote de preparação da moto de Rafael Paschoalin, cuja principal diferença fica por conta do composto mais macio e a quase que total ausência de sulcos.Separador_motos

Sidney Levy
Motociclista e jornalista paulistano, une na atividade profissional a paixão pelo mundo das motos e a larga experiência na indústria e na imprensa. Acredita que a moto é a cura para muitos males da sociedade moderna.