Publicidade

Em sua 29ª edição, o Rally Cerapió promete grandes desafios nas provas que acontecem entre os dias 25 e 30 de janeiro. Em 2016, a largada será no município de Maranguape, cidade natal do ator e humorista Chico Anysio, no Ceará, e a chegada, em Teresina, no Piauí. Serão quatro dias de disputas e cerca de 1.300 quilômetros de pura adrenalina.

O Rally Cerapió 2016 acontece de 25 a 30 de janeiro - foto: Haroldo Nogueira

O Rally Cerapió 2016 acontece de 25 a 30 de janeiro – foto: Haroldo Nogueira

A competição abre o calendário nacional de provas off-road e terá largada promocional no dia 26, quando o público da capital cearense Fortaleza poderá acompanhar de perto as máquinas e bikes de grandes nomes da modalidade, além de prestigiar os novos competidores que buscam se aventurar no sertão nordestino.

O evento, que abrirá oficialmente o Campeonato Brasileiro de Enduro de Regularidade e o Rally Cross Country de Regularidade, das Confederações Brasileiras de Motociclismo e Automobilismo (CBM e CBA), terá trilhas mais pesadas e promete muitos laços e balaios pelo percurso. Os cinco primeiros colocados de cada categoria receberão troféus e o campeão ganhará a inscrição para a próxima edição da competição. Todos os inscritos levarão para casa medalhas de honra ao mérito. Além disso, a prova também valerá por duas etapas do Campeonato Piauiense de Ciclismo, da Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC).

Publicidade

São cerca de 500 competidores de 24 estados brasileiros. O evento, considerado um dos maiores da América Latina, tem provas distintas de regularidade. Os carros 4×4, UTV’s, quadriciclos e motos farão um percurso de aproximadamente 1.300 quilômetros, enquanto as bicicletas percorrerão 360 km. O Rally Cerapió segue os regulamentos da CBA, CBC e CBM.

A competição conta com uma megaestrutura, com equipe técnica especializada. Para garantir o bom desempenho e qualidade do evento, que tem mais de duas décadas de sucesso, o Rally Cerapió atende aos participantes com secretaria de prova; equipe de cenografia; carro abre e fecha trilha; equipe médica com resgate médico, UTI móvel e ambulâncias; sistema de apuração eletrônica, sistema integrado de comunicação, além de assessoria de imprensa e equipe de filmagem.

Cerapio2016_logoMuito mais que um rali, o Cerapió une esporte radical e com responsabilidade social. A cada ano, a competição passa por diversas localidades: pequenas cidades, vilas e povoados. Lá, deixa ações que possam contribuir para a melhoria da qualidade de vida das pessoas.

Para 2016, será mantida a campanha de arrecadação de cestas básicas durante as inscrições e que serão doadas para a APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) de Iguatu, no Ceará. Outro projeto é o “De olho na trilha”, que consiste em consultas oftalmológicas com distribuição de óculos às comunidades carentes.

Publicidade

Criado com o objetivo de arrecadar livros e distribuí-los nas escolas públicas dos municípios que recebem a competição off-road, o projeto “Rallyteca” destinará cerca de 10 mil livros à instituições de ensino. “Todas estas ações de responsabilidade social acumulam um investimento de R$ 150 mil reais”, comenta Erlich Cordão, diretor da Radical Produções.

Roteiro do Cerapió 2016

Roteiro do Cerapió 2016

Além de troféus, o Rally Cerapió proporciona experiências inesquecíveis e as belezas naturais e pontos turísticos das cidades por onde os competidores passam são parte da premiação. A começar por Maranguape (CE), cidade natal do ator e humorista Chico Anysio. Em Pacoti, também no Ceará, encontra-se o Pico Alto, um dos pontos mais elevados do Nordeste, com 1.115 metros de altura, e em Quixadá estão paisagens com as condições perfeitas para os apaixonados pelo off-road.

No Piauí, os competidores visitarão Picos, com pouco mais de 70 mil habitantes, considerada a Capital do Mel, e Ipiranga do Piauí, com forte presença na produção e comércio de doces artesanais. Sem contar as capitais Fortaleza (CE) e Teresina (PI), que abrem e encerram os dias carregados de adrenalina pelo Nordeste brasileiro.

Publicidade

Como nos anos anteriores, o Motonline fará a cobertura diária para que nossos leitores fiquem por dentro do que acontece no Cerapió 2016.

PROGRAMAÇÃO:

26/1 – terça-feira, 20h
Largada promocional – Iguatemi Shopping Fortaleza

27/1 – quarta-feira – 1º dia
Prova de regularidade: Maranguape (CE) – Quixadá (CE)
Motos: 243km – Carros 4×4, Quadris, UTVs e M. Rally: 260km
Largada: Pça. Senador Almir Pinto – Maranguape/CE – a partir das 7h
Chegada: Pça. José de Barros – Quixadá/CE – a partir das 15h
Prova de ciclismo: Maranguape (CE) – Pacoti (CE) – 83km
Largada: Pça. Senador Almir Pinto – Maranguape/CE – a partir das 8h
Chegada: Arco de Entrada, CE-253 – Pacoti/CE – a partir das 12h

28/1 – quinta-feira – 2º dia
Prova de regularidade: Quixadá (CE) – Iguatu (CE)
Motos: 250km – Carros 4×4, Quadris, UTVs e M. Rally: 232km
Largada: Polo de Lazer (posto Ipiranga) – Quixadá/CE – a partir das 8h
Chegada: Pça. da Criança – Iguatu/CE – a partir das 14h20
Prova de ciclismo: Circuito Iguatu (CE) – 82km
Largada 8h / chegada 12h: Pça. da Criança – Iguatu/CE

29/1 – sexta-feira – 3º dia
Prova de regularidade: Iguatu (CE) – Picos (PI)
Motos: 410km – Carros 4×4, Quadris, UTVs e M. Rally: 362km
Largada: Pça. da Criança – Iguatu/CE – a partir das 6h
Chegada: Restaurante Horizonte (Picos (PI) – a partir das 15h25
Prova de ciclismo: Picos (PI) – Ipiranga (PI) – 64km
Largada: Restaurante Horizonte – a partir das 8h
Chegada: Pça. Cel. Joaquim Rufino – Ipiranga/PI – a partir das 12h

30/1 – sábado – 4º dia
Prova de regularidade: Picos (PI) – Teresina (PI)
Motos: 365km – Carros 4×4, Quadris, UTVs e M. Rally: 411km
Largada: Restaurante Horizonte – a partir das 6h
Chegada: Parque Potycana – Teresina/PI – a partir das 16h25
Prova de ciclismo: Circuito em Teresia (PI) – 75km
Largada 8h / chegada 12h – Parque Potycana – Teresina/PI
Festa de premiação: Iate Clube Teresina – Teresina/PI 21h30

Separador_motos