Publicidade

A organização do Rally Dakar anunciou nesta quarta-feira (20), em Paris, os competidores que participarão da edição 2014, que acontece de 5 a 18 de janeiro, na Argentina, Bolívia e Chile. Sete brasileiros estão inscritos na disputa: na categoria Carros, o país terá duas duplas, Guilherme Spinelli/Youssef Haddad e Reinaldo Varela/Gustavo Gugelmin, ambas da Mitsubishi. Nas Motos, os nomes divulgados são dos pilotos Jean Azevedo, Dário Júlio e Ike Klaumann, da Equipe Honda.

O Rally Dakar apresenta como novidade para 2014, a inclusão da Bolívia no percurso

O Rally Dakar apresenta como novidade para 2014, a inclusão da Bolívia no percurso

Com largada em Rosário, cidade de Che Guevara e Lionel Messi, na Argentina, a 36ª edição do Dakar deve receber cerca de 450 veículos. Ao todo, os participantes percorrerão mais de 9.000 quilômetros, sendo 5.000 de especiais (trechos cronometrados). Será o mais longo rali desde que a competição passou a ser realizada na América do Sul. O Dakar 2014 atravessará paisagens deslumbrantes, como o Salar de Uyuni, um deserto de sal na Bolívia, e terminará em Valparaíso, destino turístico histórico, no Chile. O recorde de altitude também deve ser superado e a prova terá mais duas etapas maratona (sem apoio mecânico) para motos e quadriciclos.

“O Dakar vive um grande momento histórico. A largada de Rosário será uma homenagem a uma frase de Che Guevara que diz ‘sejamos realistas e peçamos o impossível’. O trajeto deste ano levará os competidores à Bolívia, país que é cultural e geograficamente o coração do continente. A competição baterá o recorde de altitude e o evento ganha cada vez mais altura, não só simbolicamente”, diz Etienne Lavigne, diretor do Dakar. “Sabemos que o cansaço acumulado é um dos grandes desafios do Dakar. Em comparação ao ano anterior, podemos dizer que este ano teremos uma prova mais longa em quilometragem e com grau de dificuldade maior. Isso é o espírito do rali”, destaca David Castera, diretor esportivo do Dakar.

Publicidade

Grandes nomes do rali da atualidade estão confirmados para o Dakar 2014. O francês Cyril Despres é um dos favoritos nas motos junto com o espanhol Marc Coma. Também estarão na disputa os portugueses Ruben Faria, Paulo Gonçalves e Helder Rodrigues; o chileno Chaleco Lopez; David Casteu, da França e Joan Barreda, da Espanha. Nos quadriciclos, um recorde de participação. Mais de 40 pilotos estarão na edição 2014.

Roteiro do Dakar 2014:
02-04/01 – Verificação técnica em Rosário (ARG)
04/01 – Largada promocional – Rosário (ARG)
05/01 – Rosário a San Luis (ARG)
06/01 – San Luis a San Rafael (ARG)
07/01 – San Rafael a San Juan (ARG)
08/01 – San Juan a Chilecito (ARG)
09/01 – Chilecito a San Miguel de Tucumán (ARG)
10/01 – San Miguel de Tucumán a Salta (ARG)
11/01 – Dia de descanso – Salta (ARG)
12/01 – Salta a Uyuni (BOL)
13/01 – Uyuni a Calama (CHI)
14/01 – Calama a Iquique (CHI)
15/01 – Iquique a Antofagasta (CHI)
16/01 – Antofagasta a El Salvador (CHI)
17/01 – El Salvador a La Serena (CHI)
18/01 – La Serena a Valparaíso (CHI)