Publicidade

Sertoes2014_logo

Esquentou de vez a briga pelo título das motos no Rally dos Sertões 2015. Com ótimos desempenhos nos últimos dias, que culminou nesta quarta-feira (5) em sua segunda vitória consecutiva em especial na edição de 2015, Ramon Sacilotti entrou pra valer na disputa pelo troféu da prova.

O piloto da Sacilotti Team foi o mais rápido na quarta etapa, que ocorreu entre as cidades de São Simão (GO) e Três Lagoas (MS), em 426,78 quilômetros, sendo 240,06 km de trechos cronometrados. O tempo de 2h50min57s foi importante para o piloto de São José dos Campos encostar no líder do acumulado Jean Azevedo, o segundo colocado no dia. O terceiro colocado foi Guilherme Cascaes (Yamaha Grupo Geração), seguido de Adrien Metge em quarto e Tunico Maciel (ambos da Equipe Honda Mobil) em quinto.

Com a vitória de hoje, Sacilotti está a apenas 1min37s do líder Jean Azevedo no acumulado - foto: Marcelo Maragni/Foto Arena

Agora Sacilotti está a apenas 1min37s do líder Jean Azevedo no acumulado – foto: Marcelo Maragni/Foto Arena

Publicidade

Com o resultado, Ramon Sacilotti está 1min37s atrás do líder na classificação geral. “Hoje, largando na frente, a estratégia era se concentrar bem na navegação, para não errar ou passar por algum perigo. Deu tudo certo e não passei por nenhum susto”, conta Sacilotti, que já pensa na próxima especial, que dará início a etapa maratona, na qual os competidores não podem ter auxílio externo na manutenção dos equipamentos. “Agora eu preciso cuidar da minha moto na maratona. Serão dois dias puxados. Preciso terminá-los, mas sem perder muito tempo”.

Maré de azar está complicando a vida de Jean Azevedo - foto: Marcelo Maragni/Foto Arena

Maré de azar está complicando a vida de Jean Azevedo – foto: Marcelo Maragni/Foto Arena

Já Jean Azevedo, que teve novo problema nesta quarta-feira, espera que sua cota de falta de sorte tenha acabado. “Na hora que fui largar arrebentou o cabo da embreagem, então tive que fazer toda a especial sem o acionamento dela. Foi a primeira vez que isso aconteceu. Agora é trocar algumas coisas, deixar a moto inteira para aguentar as duas etapas maratona, já que não teremos assistência. Espero que minha cota (de azar) tenha acabado para que daqui para frente eu possa andar sem nenhum problema”, declara o competidor, que continua líder da competição na principal categoria, a Super Production.

Além da primeira posição, a disputa pelo terceiro lugar tem sido intensa. Depois de começar na frente, o francês Adrien Metge tem sido ultrapassado pelo catarinense Guilherme Cascaes. O piloto da Yamaha terminou a especial em quarto, uma atrás do europeu, mas ocupa a terceira colocação no acumulado. Ele também lidera a categoria Production Aberta após quatro especiais.

Publicidade

Segundo colocado na especial de terça-feira, o gaúcho Gregório Caselani, da Bike Box, deu adeus à disputa pelo título nesta tarde. Com problemas mecânicos no final da zona de radar do dia, ele deve perder várias posições e tempo na briga pelo primeiro lugar.

Como foi a 4ª etapa – 05/08
Percurso: São Simão (GO) – Três Lagoas (MS)
Deslocamento inicial: 147,13 km
Trecho cronometrado: 240,06 km
Deslocamento final: 39,59 km
Total do dia: 426,78 km

Descrição da 4ª etapa: O Rally dos Sertões deixou o estado de Goiás e entrou no Mato Grosso do Sul, que pela primeira vez faz parte do roteiro. A etapa começou em estradas de piçarra e cascalho em uma região com muitos mata-burros, lombas e lombadas. A prova atravessou uma região canavieira e seguiu por estradas de fazenda com pequenos trechos de trial. Os competidores entraram em uma região de reflorestamento com um piso arenoso e assim seguiu até o final da especial. Nesta etapa houve todos os tipos de piso: cascalho, piçarra e areia.

Resultado da quarta etapa
1º Ramon Sacilotti #2 Kawasaki/Sacilotti Rally 2h50min57s
2º Jean Azevedo #1 Honda/Honda Mobil +2min10s
3º Adrien Metge (FRA) #9 Honda/Honda Mobil +6min05s
4º Guilherme Cascaes #7 Yamaha/Yamaha Grupo Geração +6min11s
5º Tiago Fantozzi #21 KTM/X Rally KTM Team +6min49s

Publicidade

O Rally dos Sertões 2015 entra nesta quinta-feira (6) em seu terceiro estado. A caravana da prova sai de Três Lagoas (GO) rumo a Euclides da Cunha Paulista, em São Paulo, para disputa da quinta etapa, em um trajeto de 587,26 km, sendo 291,16 km de trechos cronometrados. Será a primeira parte da etapa maratona, ou seja, os pilotos não podem ter assistência externa na manutenção dos veículos.

Como será a 5ª etapa – 06/08 – Maratona
Percurso: Três Lagoas (MS) – Euclides da Cunha Paulista (SP)
Deslocamento inicial: 142,06 km
Trecho cronometrado: 291,16 km
Deslocamento final: 154,04 km
Total do dia: 587,26 km

Descrição da 5ª etapa: Logo no início dessa especial, muitas lombas e lombadas seguindo por estradas estreitas com longas retas. O piso predominante continua sendo de piçarra com pequenos trechos de areia. Nos últimos 40 quilômetros, a prova fica sinuosa e rápida e segue em um piso arenoso até o final da especial.

Acumulado das motos após quatro etapas
1º Jean Azevedo #1 Honda/Honda Mobil 9h29min19s
2º Ramon Sacilotti #2 Kawasaki/Sacilotti Rally +1min37s
3º Guilherme Cascaes #7 Yamaha/Yamaha Geração Rinaldi Rally Team +15min26s
4º Adrien Metge (FRA) #9 Honda/Honda Mobil +16min00s
5º Tunico Maciel #16 Honda/Honda Mobil +19min47s

Etapas restantes do Rally dos Sertões 2015:

5ª etapa – 06/08
Percurso: Maratona – Três Lagoas (MS) – Euclides da Cunha Paulista (SP)
Deslocamento inicial: 142,06 km
Trecho cronometrado: 291,16 km
Deslocamento final: 154,04 km
Total do dia: 587,26 km

Logo no início dessa especial, muitas lombas e lombadas seguindo por estradas estreitas com longas retas. O piso predominante continua sendo de piçarra com pequenos trechos de areia. Nos últimos 40 quilômetros, a prova fica sinuosa e rápida e segue em um piso arenoso até o final da especial.

Logo_Sertoes_200x1506ª etapa – 07/08
Percurso: Euclides da Cunha Paulista (SP) – Umuarama (PR)
Deslocamento inicial: 26,96 km
Trecho cronometrado: 199,32 km
Deslocamento final: 89,84 km
Total do dia: 316,12 km

Após uma travessia de balsa, o rali entra pela primeira vez no estado do Paraná. A especial começa em uma região canavieira bem travada e sinuosa, exigindo muita concentração e navegação. Piso de terra vermelha e trechos arenosos alternados predominam nessa etapa. A prova segue por estradas menores com muitas retas e lombas. Na última parte, o trecho volta a ficar travado e sinuoso, entrando novamente em canaviais. Daí, os competidores seguem por longas retas até o final da especial.

7ª etapa – 08/08
Percurso: Umuarama (PR) – Foz do Iguaçu (PR)
Deslocamento inicial: 200,56 km
Trecho cronometrado: 120,54 km
Deslocamento final: 25,05 km
Total do dia: 346,15 km

Após um longo deslocamento por rodovias, cruzando belas cidades do Paraná, o Rally dos Sertões chega à última especial da prova. Começa em estilo de WRC (Campeonato Mundial de Rally). Rápida com trechos sinuosos, em um piso de cascalho bem escorregadio e traiçoeiro, alternando com trechos de terra vermelha. Os competidores entram em uma zona agrícola, cruzando pequenas propriedades e passando por trechos calçados com pedras. É sem dúvida a especial mais rápida do rali. Na última parte, a prova volta a ficar sinuosa em estradas de terra vermelha, seguindo assim até o final em Foz do Iguaçu.

RallySertoes_roteiro_09_04

Confira o resumo das etapas anteriores:
– 1/8 –
Prólogo
– 2/8 – Primeira etapa

– 3/8 – Segunda etapa
– 4/8 – Terceira etapa

Separador_motos