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Poeira, lama, calor de derreter os miolos ou frio úmido nas madrugadas, estradas de asfalto e terra, picadas na mata, desfiladeiros e planícies. Atravessar grandes cidades e pequenos vilarejos, em contato com povos hospitaleiros e de uma simplicidade emocionante. Tudo isso faz parte do Rally dos Sertões.

O contraste entre o cenário e os personagens é grande. Basta imaginar a passagem de máquinas possantes, velozes e de alta tecnologia envolvida, por caminhos onde, muitas vezes, nem sequer ainda trafegam carros de boi.

Realidades que se misturam de um jeito muito forte e marcante. Os corredores, cobertos de poeira e cheios de garra, emocionam-se com a corrida em si, mas também com a acolhida que recebem. E aprendem muito a respeito do sertanejo que, como dizia o escritor Euclides da Cunha, “é, antes de tudo, um forte”.

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Assim se traduz o Rally dos Sertões: Emoção, velocidade, adrenalina, superação, lição de vida, cidadania e 20 anos de história.

A história do Rally dos Sertões começou com a realização do Rally São Francisco em 1991, entre Ribeirão Preto, interior do estado de São Paulo, e Maceió, nas praias do nordeste do país. O evento foi organizado pelo arquiteto Chico Morais. Era a primeira competição do estilo ralli aberta exclusivamente para motos.

Em 1992 não aconteceu a outra edição e em 1993 foi organizada a primeira edição do Rally dos Sertões, com largada em Campos do Jordão, região montanhosa do interior do estado de São Paulo, e chegada em Natal, nas praias do estado do Rio Grande do Norte. Os 34 pilotos inscritos na única categoria da época (motos) percorreram 3.500 quilômetros. A cidade de Natal continuou sendo o destino final da segunda edição da prova, em 1994. O percurso total foi de 4.500 quilômetros e contou com 44 inscritos de todo país e do exterior, iniciando a fase internacional do evento.

Os resultados positivos dos dois primeiros anos deram ao 3º Rally Internacional dos Sertões, em 1995, a condição de grande evento. A confirmação disso veio através da participação de estrelas do motociclismo mundial, como Edi Orioli, da Itália, vencedor do Dakar em 1996, e os espanhóis Fernando Gil e Jordi Arcarons. A terceira edição marcou ainda a estréia dos carros 4X4, ampliando ainda mais o leque de possibilidades da prova.

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Sertões 2012 – Roteiro

18/08 – São Luís (MA) – Prólogo e Super Prime
19/08 – 1ª Etapa: São Luís (MA)/Barreirinhas (MA)
20/08 – 2ª Etapa: Barreirinhas (MA)/Bacabal (MA)
21/08 – 3ª Etapa: Bacabal (MA)/Barra do Corda (MA)
22/08 – 4ª Etapa: Barra do Corda (MA)/Carolina (MA)
23/08 – 5ª Etapa: Carolina (MA)/Palmas (TO)
24/08 – 6ª Etapa: Palmas (TO)/Alto Parnaíba (MA)
25/08 – 7ª Etapa: Alto Parnaíba (MA)/Bom Jesus (PI)
26/08 – 8ª Etapa: Bom Jesus (PI)/Petrolina (PE)
27/08 – 9ª Etapa: Petrolina (PE)/Iguatu (CE)
28/08 – 10ª Etapa: Iguatu (CE)/Fortaleza (CE)

Roteiro de onde passará o Sertões em 2012

Roteiro de onde passará o Sertões em 2012