Publicidade
Foto: José Hélio, tricampeão do Rally Internacional dos Sertões entre as motos

Foto: José Hélio, tricampeão do Rally Internacional dos Sertões entre as motos

Liderança de carros e motos continua nas mãos de José Hélio e de Giniel de Villiers / Dirk von Zitzewitz, respectivamente; Etapa Maratona desta terça-feira foi cancelada

Floriano (PI) – A caravana do Rally Internacional dos Sertões saiu de Balsas (MA) com destino a Floriano (PI) nesta terça-feira. Após 493 quilômetros, 216 deles de trecho cronometrado, os vencedores do dia foram o francês Cyril Despres (KTM) e a dupla da Volkswagen Mark Miller (Estados Unidos) e Ralph Pitchford (África do Sul). Porém, os resultados não foram suficientes para tirar a liderança de motos e carros das mãos do brasileiro José Hélio (Honda) e de Giniel de Villiers (África do Sul) e Dirk von Zitzewitz (Alemanha) – também da Volkswagen, respectivamente.

Entre os caminhões, Edu Piano, Sólon Mendes e Davi Fonseca (Ford) continuam na frente, mas os vencedores de hoje foram André Azevedo, Maykel Justo e Ronaldo Pinto (Mercedes-Benz). Nos quadris, Robert Nahas foi o mais rápido da especial e manteve a ponta da tabela. Todos os resultados são extra-oficiais.

Publicidade

A sétima etapa exigiu bastante navegação, com trechos de velocidades cadenciadas. Os competidores precisaram de muita atenção para não danificar seus equipamentos nas constantes erosões e valetas. Na programação oficial, a disputa de hoje seria no formato Maratona, o que foi cancelado pela organização. Na Etapa Maratona, assim que cumprem a quilometragem do dia, pilotos e navegadores precisam dirigir seus veículos até o parque fechado e não podem contar com auxílio mecânico até a largada do dia seguinte.

Como o percurso de hoje previa 271km de deslocamento final, ficaria muito difícil controlar a restrição do acesso das equipes de apoio aos seus pilotos até a chegada em Floriano (PI). “O cancelamento da Maratona foi por precaução e para nenhum piloto realizar algum conserto durante o deslocamento”, comentou Marcos Moraes, presidente da Dunas Race, que organiza e promove o Rally dos Sertões, destacando que a decisão irá contribuir para que mais competidores completem a prova.

O Sertões 2008 teve início em Goiânia (GO) com 174 veículos inscritos: 99 motos, 60 carros, nove caminhões e seis quadriciclos. Até a largada da sétima etapa, o número de veículos na prova caiu para 121, sendo 58 motos, quatro quadriciclos, 53 carros e seis caminhões .

Oitava etapa – O Rally dos Sertões vai ao Ceará nesta quarta-feira, quando será realizada a oitava etapa da competição. Com largada em Floriano (PI), a caravana tem como destino a cidade de Crateús. Estão previstos 522 quilômetros, sendo 158 de deslocamento inicial, 279 de trecho cronometrado e mais 85 de deslocamento final. O percurso mescla serrado com alguns trechos de caatinga, cortando várias fazendas da região. Os competidores enfrentam ainda trechos de descida de serra.

Publicidade

O Rally Internacional dos Sertões “estréia” nesta temporada como etapa do Campeonato Mundial para carros – algo que já ocorre entre motos e quadriciclos desde 2005. Evento bateu recorde de estrangeiros com 36 competidores vindos de 13 países. A chegada da prova está marcada para o dia 27 de junho, em Natal (RN), após 4.734 quilômetros de disputas.

Confira abaixo a programação do Rally dos Sertões:
25/06 – 8ª etapa – Floriano (PI) – Crateús (CE)
26/06 – 9ª etapa – Crateús (CE) – Mossoró (RN)
27/06 – 10ª etapa – Mossoró (RN) – Natal (RN)
28/06 – Festa de premiação