Publicidade

Rally dos Sertões: Líder Robert Nahas ajuda concorrente acidentado

Piloto de quadriciclo acionou a direção de prova ao ver Yuri Aizemberg caído de sua moto durante a especial de hoje e ficou parado até o resgate chegar.

O paulista Robert Nahas (Flash Power/Honda) mostrou nesta terça-feira (24/06) todo o espírito solidário do Rally Internacional dos Sertões PLP. No km 188 da especial do dia, o líder da competição entre os quadriciclos parou para ajudar o motociclista Yuri Aizemberg, que estava caído no chão sentindo muitas dores. “Uma vida está acima de qualquer competição, de qualquer vitória”, justificou a parada.

Mesmo prejudicando sua prova, o piloto da Flash Power/Honda acionou a direção de prova e ficou ao lado do competidor machucado até a chegada do helicóptero de resgate. “Eu perdi exatamente 1h03min para ajudar o Yuri, que estava quase desacordado. Sem a parada eu poderia ter vencido hoje”, afirma o campeão da edição de 2005 do Rally dos Sertões.

Publicidade

Com o tempo perdido Robert Nahas completou o dia apenas na terceira colocação, chegando 52 minutos atrás de Cristiano Batista. No entanto, em casos como este de solidariedade com concorrente acidentado, a direção de prova costuma reajustar o tempo posteriormente para compensar o atraso. “A especial de hoje foi muito perigosa. Ela foi de alta velocidade e com muita erosão, tanto que foi a mais acidentada até agora”, conta. Ainda assim, a três dias do final da maior prova off-road da América Latina, ele segue firme na liderança entre os quadriciclos, com o tempo acumulado de 32h57min20s. “Hoje eu já comecei a poupar o meu Honda TRX450R, que está sendo muito valente. Está tudo em ordem com ele e o mais importante é buscar o bicampeonato”, garante.

A Flash Power/Honda caminha para uma dobradinha, já que o mineiro Ricardo Purri continua muito bem no Sertões. Após concluir o dia com o segundo melhor tempo, ele soma 35h05min14s e permanece com a vice-liderança da classificação geral, com uma folgada vantagem de mais de cinco horas para Cristiano Batista, terceiro colocado.

Antepenúltimo dia será no Ceará – Passadas as etapas mais duras e exigentes do Rally dos Sertões, a poeira começa a baixar a partir do oitavo dia da principal prova off-road da América Latina. Nesta quarta-feira (25/06) os competidores deixam o Piauí e chegam a Crateús, no Ceará e enfrentam um percurso total de 419 km entre o serrado e a caatinga nordestina. “Vou procurar fazer uma prova com 100% de segurança e prestar muita atenção na navegação para não cometer nenhum erro”, diz o líder da competição.

O deslocamento inicial do antepenúltimo dia, a partir de Floriano (PI), será relativamente curto, com 69 km. Na Especial os pilotos vão enfrentar 220 km passando por fazendas da região, e alguns trechos de descida de serra. Um deslocamento final de 130 km completa a oitava etapa do rali. “Chegou a hora de eu começar a administrar minha liderança e ser inteligente. Eu quero ganhar o Rally dos Sertões, e não as últimas especiais. Em três dias muita coisa pode acontecer”, finaliza o piloto da Honda/Flash Power.

Publicidade

O Rally Internacional dos Sertões PLP começou no último dia 17 e segue até sábado (28/6), com percurso total de 4.474 km. Após largar em Goiânia, os competidores atravessam seis Estados em 10 dias, cruzando a linha de chegada nas praias de Natal (RN).

Confira a classificação extra-oficial dos quadriciclos após sete etapas:

1) Robert Nahas – 32h57min20s
2) Ricardo Purri – 35h05min14s
3) Cristiano Batista – 40h26min37s

Programação da 16ª edição do Rally Internacional dos Sertões – PLP

Publicidade

25/06 – 8ª etapa – Floriano (PI) – Crateús (CE)
26/06 – 9ª etapa – Crateús (CE) – Mossoró (RN)
27/06 – 10ª etapa – Mossoró (RN) – Natal (RN)
28/06 – Festa de premiação

A RNN Sports tem o patrocínio de Flash Power e Honda, e o apoio de Ecko Unltd, BM&Tech, Braking, Honda Moto Remaza, Roll Design, BMC Air Filter, Mobil, Hiper Tecnology, Suspentécnica, Elka Suspension, Puig, Água Mineral Santa Bárbara e GPS Center.