Publicidade

Dupla da Volkswagen fatura a primeira especial sobre os companheiros de equipe Giniel de Villiers / Dirk von Zitzewitz; Cyril Despres é o mais rápido entre as motos e Robert Nahas, entre os quadris; Caminhão de Edu Piano vence mais uma vez

Após cinco etapas, Mark Miller (Estados Unidos) e Ralph Pitchford (África do Sul) conquistaram a primeira vitória no Rally Internacional dos Sertões 2008 entre os carros. A dupla da Volkswagen impôs apenas um segundo de vantagem sobre os companheiros de equipe Giniel de Villiers (África do Sul) e Dirk von Zitzewitz (Alemanha), que venceram todas as etapas anteriores e continuam na liderança. Em terceir o lugar ficaram os poloneses Krzysztof Holowczyc e Jean-Marc Fortin (Nissan), seguidos pelos brasileiros João Franciosi e Rafael Capoani (Mitsubishi). A prova deste domingo largou de Paranã com destino a Palmas, no Tocantins, com 454 quilômetros, sendo 144 de trecho cronometrado.

Entre as motos, a vitória também foi inédita na 16a edição do maior rali das Américas. O espanhol Marc Coma (KTM) chegou na frente, seguido por Cyril Despres (KTM), francês atual líder da classificação, e pelo brasileiro José Hélio. Robet Nahas continua na ponta e venceu novamente entre os quadris, assim como Edu Piano, Sólon Mendes e Davi Fonseca (Ford) entre os caminhões. Todos os resultados são extra-oficiais.

O norte-americano Mark Miller está satisfeito com o desempenho da equipe Volkswagen. –Depois de um dia longo, a etapa de hoje foi praticamente de descan so. Os carros estão ótimos e o Giniel de Villiers e eu estamos andando juntos, no mesmo tempo. Estou ansioso para amanhã, na maior especial da história do Sertões–, contou o piloto, referindo-se aos 536 quilômetros cronometrados que aguardam os competidores nesta segunda-feira, entre Palmas (TO) e Balsas (MA).

Publicidade

Giniel de Villiers comentou os desafios deste domingo. –A especial de hoje foi pequena, mas exigiu bastante da navegação, principalmente na parte de trial, e passamos por paisagens muito bonitas. Estamos prontos para a maior especial, nesta segunda-feira–, comentou o líder entre os carros.

Marc Coma também aprovou o plano de fundo da trilha. –Outra especial difícil, mas tranqüila. Gostei muito do visual da prova.– Já o brasileiro José Hélio reforçou que ainda há muito por vir até a chegada em Natal (RN), planejada para o d ia 27 deste mês. –Apesar de curta, a especial foi bem dura. Houve bastante navegação e piso acidentado. Caí faltando cinco quilômetros para o fim da especial. O mais importante é pensar para frente, pois há muito por vir. Só termina em Natal–, lembrou. O brasileiro Robert Nahas teve um dia sem erros. –A especial de hoje exigiu muita atenção na navegação. Andei -redondo-, sem erros, e consegui manter a liderança–, comentou o piloto.

Sexta etapa – Nesta segunda-feira, os competidores largam de Palmas (TO) com destino a Balsas (MA). A quilometragem será a mais alta de todas as edições do Sertões: 682km, sendo 126km de deslocamento inicial, 536 de trecho especial e mais 20km de deslocamento final.

Os veículos passarão pela face norte do arenoso Jalapão. A navegação será bastante exigida nos trechos de savana, sendo que especial inclui ainda estradas que mesclam altas e baixas velocidades. A estimativa é que os competidores não finalizem o trecho em menos de oito horas.

Publicidade

O Rally Internacional dos Sertões -estréia- nesta temporada como etapa do Campeonato Mundial para carros e caminhões – algo que já ocorre entre motos e quadriciclos desde 2005. Evento bateu recorde de estrangeiros com 36 competidores vindos de 13 países. A chegada da prova está marcada para o dia 27 de junho, em Natal (RN), após 4.734 quilômetros de disputas.

Resultados da quinta etapa (Paranã – Palmas, Tocantins):
Carros – 1 – Mark Miller / Ralph Pitchford (Volkswagen) – 01:45:12
2 – Giniel de Villiers / Dirk von Zitzewitz (Volkswagen) – 01:45:13
3 – Krzysztof Holowczyc / Jean-Marc Fortin (Nissan) – 01:47 :37
4 – João Antônio Franciosi / Rafael Capoani (Mitsubishi) – 01:50:28
5 – Reinaldo Varela / Marcão Macedo (Mitsubishi) -01:52:58

Motos – 1 – Marc Coma (KTM) – 01:44:57
2 – Cyril Despres (KTM) – 01:46:17
3 – Francisco López (KTM) – 01:46:33
4 – José Hélio (Honda) – 01:46:36
5 – Renato Escobar (Honda) – 01:48:10

Confira abaixo a programação do Rally dos Sertões:
22/06 – 5ª etapa – Paranã (TO) – Palmas (TO)
23/06 – 6ª etapa – Palmas (TO) – Balsas (MA)
24/06 – 7ª etapa – Balsas (MA) – Floriano (PI) – Etapa Maratona
25/06 – 8ª etapa – Floriano (PI) – Crateús (CE)
26/06 – 9ª etapa – Crateús (CE) – Mossoró (RN)
27/06 – 10ª etapa – Mossoró (RN) – Natal (RN)
28/06 – Festa de premiação

Publicidade