Publicidade

A organização de um dos maiores rallys do mundo – O Rally dos Sertões – apresentou um pré-roteiro para a edição do ano que vem, edição nº 26 da prova, que acontecerá de 18 a 25 de agosto de 2018 entre Goiânia e Fortaleza. O Rally dos Sertões 2018 terá sete etapas e deve passar pela Bahia, Tocantins, Maranhão e Piauí, além de Goiás e Ceará.

Os melhores pilotos e navegadores do País percorrerão cerca de 3.530 quilômetros, sendo 2.130 quilômetros cronometrados. O roteiro está 90% pronto, restando apenas algumas definições de logística. O diretor-geral do Rally dos Sertões, Marcos Moraes, ressaltou as peculiaridades do trajeto, com muitas belezas naturais, mas que vão exigir das máquinas, pilotos e navegadores, com nível técnico sempre crescente. “Passaremos por estados fantásticos, num roteiro com características originais do Rally dos Sertões e grandes desafios pela frente. Terá um pouco de tudo: serras, areias pesadas, como o Jalapão (TO), a pura caatinga…”

Marcos Moraes: volta às origens com um pouco de tudo

Marcos Moraes: volta às origens com um pouco de tudo

O Rally dos Sertões movimenta as cidades por onde passa. A megaestrutura da prova possui 1.700 pessoas diretamente envolvidas, entre competidores, equipes de apoio, imprensa e organização. “No movimento de uma cidade para outra, geralmente pequenas, o Sertões provoca um aumento significativo no giro da economia local, como o consumo de produtos e serviços, hotelaria, restaurantes, autopeças, combustíveis. Isso ajuda toda uma cadeia produtiva e a população local naquele período”, afirma Moraes.

Publicidade

Categoria ‘Self’ é novidade para 2018

Para atrair mais competidores, o Rally dos Sertões traz novidades para 2018. Além das tradicionais categorias Carros (cross country e regularidade), Motos, Quadriciclos e UTVs, haverá a modalidade ‘Self’ para motos. O piloto irá sem equipe de apoio (o que reduz custos viagens, alimentação, passagens de avião, inscrição e hospedagem). Ao fim do dia, o próprio piloto terá de fazer a manutenção da moto. “A gente nunca está sozinho. Sempre um ajuda ao outro. Se você precisa de auxílio hoje, pode auxiliar um colega amanhã. Mas nunca um mecânico pode mexer na moto. Por isso é preciso conhecimentos gerais, saber montar e desmontar a moto inteira, por exemplo ”, explica Christian Costantini, piloto inscrito na nova categoria, que vai acelerar uma Honda CRF 450X.

Roteiro ainda pode sofrer alguma alteração

Roteiro ainda pode sofrer alguma alteração

Africa Twin Expedition Sertões 2018

Publicidade

Outra novidade para o Rally dos Sertões 2018 é a criação da Africa Twin Expedition Sertões 2018, para clientes da moto Africa Twin, da Honda, de 1000 cilindradas. Os participantes vão percorrer estradas paralelas à competição, e poderão parar e assistir a passagem dos veículos de competição. Sem contar que a Expedição vai priorizar os passeios a atrações turísticas, como cachoeiras, por exemplo. “Será uma experiência maravilhosa pelo interior do Brasil, até a chegada à praia de Fortaleza. Só o Rally dos Sertões pode proporcionar esse tipo de experiência”, afirma Roque Mendes, que apresentou a novidade no estande da Honda no Salão Duas Rodas, em São Paulo.

Sertões deixa legado social

O Rally dos Sertões é marcado por muita competitividade entre pilotos e navegadores. Mas também deixa legado social por onde passa. Os voluntários da S.A.S. Brasil (Saúde e Alegria no Sertões), entidade parceira da prova, fizeram 5.100 atendimentos na 25.ª edição, realizada neste ano. Foram realizadas 475 cirurgias (ginecológicas, odontológicas e dermatológicas) e distribuídos cerca de 500 óculos, entre outras ações de Saúde, esporte e diversão para as comunidades de Santa Terezinha de Goiás (GO), Alto Garças (MT) e nas aldeias indígenas de Buritizinho, Limão Verde e Aldeinha, todas em Aquidauana (MS).

Flagrante da prova de 2017

Flagrante da prova de 2017

Publicidade

“A parte social do evento, dirigido para as comunidades carentes, é mais um diferencial do Rally dos Sertões”, comenta Marcos Moraes. Em iniciativa de sustentabilidade, foram plantadas 124 mudas de espécies nativas para compensar a emissão de carbono durante a caravana. As inscrições para a 26.º edição o Rally dos Sertões estão abertas desde o dia 2 de outubro e até o dia 30 de novembro de 2017 os participantes contam com preços promocionais, descontos vantajosos e parcelamento em até 10 vezes sem juros (dependendo da categoria).

Como fazer a inscrição para o Rally dos Sertões 2018:
Dunas Race – site oficial: www.sertoes.com
E-mail: [email protected]
O Rally dos Sertões tem patrocínio de Mitsubishi, Honda, Divino Fogão, Petrobras Grid, Lubrax e Caixa. Supervisão da CBM (Confederação Brasileira de Motociclismo) e CBA (Confederação Brasileira de Automobilismo).

Separador_motos

Sidney Levy
Motociclista e jornalista paulistano, une na atividade profissional a paixão pelo mundo das motos e a larga experiência na indústria e na imprensa. Acredita que a moto é a cura para muitos males da sociedade moderna.