Publicidade
Guilherme Cascaes, bicampeão do Piocerá

Guilherme Cascaes, bicampeão do Piocerá

Guilherme Cascaes conquistou o bicampeonato do Piocerá, formado por 1072 quilômetros de desafios em quatro dias de prova entre Teresina, no Piauí, e Fortaleza, no Ceará. O piloto confirmou a vitória na noite desta sexta-feira, após uma equilibrada disputa entre as motocicletas da categoria Master. “Nada melhor do que começar o ano com título”, comemorou o catarinense.

“O evento desta temporada foi extremamente técnico e teve muita trilha no percurso. Todos os dias foram bastante puxados e o nível dos pilotos estava altíssimo, havia no mínimo 10 competidores com condições de levar o título”, comentou o atual bicampeão brasileiro de enduro de regularidade. Cascaes faturou a taça com sete pontos de vantagem sobre Jomar Grecco, sendo que Helâindo Onofre foi o terceiro colocado.

A prova de enduro de regularidade largou no último dia 22 da capital do Piauí e está em sua 26ª edição. Nos anos pares, o percurso é invertido do Ceará para o Piauí e o evento é chamado de Cerapió.

Publicidade

A duas primeiras etapas do Piocerá 2013 foram válidas ainda como abertura do Campeonato Brasileiro de Enduro de Regularidade. Cascaes confirmou o segundo lugar da classificação, apenas dois pontos atrás de Rodrigo Amaral.

Fonte: Mundo Press – Foto: Josy Camargo

* * * * *

Entre mais de 30 homens, Sabrina Katana foi a 11ª da classe Júnior

Publicidade
Sabrina Katana, 11ª colocada na categoria Júnior

Sabrina Katana, 11ª colocada na categoria Júnior

completou o desafio do Piocerá 2013 – “Foi um resultado excelente, fiquei muito próxima dos 10 primeiros”, analisou a piloto, 11ª colocada da Júnior. “A organização caprichou no percurso, foi uma prova muito técnica e com bastante sufoco para os pilotos. Não dá para falar qual dia foi mais difícil, todos exigiram bastante parte física, experiência, equipamento e navegação”, explicou a mineira.

 

Fonte: Mundo Press – Foto: Josy Camargo

Publicidade

* * * * *

Quarto dia de Piocerá reservou supresas no trajeto

E quem pensou que o dia ia ser moleza pelo fato de ser o último de prova se equivocou. As últimas trilhas do Piocerá, 26ª. edição, exigiu dos pilotos mais atenção e perícia na hora de enfrentar a descida da serra em estradinhas de terra e muitas pegadinhas que foram marcadas pela organização, para testar se as equipes continuavam “ligadas” na prova. Mais de mil quilômetros foram percorridos ao longo dos últimos quatro dias. Pelo caminho alguns quebraram, outros atolaram, mas conseguiram completar todas as etapas do rally.

A interação entre os moradores da Serra do Baturité, onde fica Guaramiranga e de onde a prova partiu nesta sexta-feira, deu um charme a mais à prova. Manter a média foi o ideal para encarar descidas alucinantes. Próximo de Palmácia uma trilha abandonada de aproximadamente 5 km, em um terreno de pedra e barro, não intimidou os competidores.

Na chegada em Fortaleza os competidores foram recepcionados por um grande público no Centro de Eventos da cidade e fizeram muita festa.

Fonte: Aldeia Comunicação

* * * * *

Noé de Oliveira conquista pódio na Over 40 do Piocerá

Noé de Oliveira é o atual campeão da categoria Master do Piocerá

Noé de Oliveira, 5º lugar na categoria Over 40

Campeão da categoria em 2012, o piloto da Gas Gas Racing Team Noé de Oliveira confirmou a quinta colocação em Fortaleza (CE), na noite desta sexta-feira, após pouco mais de mil quilômetros de disputas.

“Estou muito satisfeito em ter completado o desafio com um bom resultado”, resumiu Oliveira. “Esse ano a prova foi bastante difícil, com muita trilha, e eu sofri uma queda no segundo dia que me atrapalhou até o final. A mão está doendo, bastante inchada, mas acabou dando tudo certo”, continuou.

Fonte: Mundo Press – Foto: Léo Tavares

* * * * *

Sandro Hoffmann vence no último dia do Piocerá

 

Sandro Hoffmann, vencedor da 4ª etapa do Piocerá 2013

Sandro Hoffmann, vencedor da 4ª etapa do Piocerá 2013

O satélite Honda Sandro Hoffmann, da Team ASW Enduro, venceu o quarto dia na categoria Master.  “Tive um dia completo e sem erros. Muitos pilotos perderam tempo na passagem por um rio seco, mas eu não. Começamos a sexta-feira em trilhas estreitas e pedras até chegar nas areias da praia de Fortaleza. Terminar o dia com esta vitória é muito importante para a sequência da temporada. Agora é pensar na próxima prova, que acontece no sul”, coloca Sandro, quinto colocado no acumulado.

Já o piloto da Equipe Honda Mobil, Dário Júlio, que vinha se recuperando na classificação geral e já era o sexto colocado, foi obrigado a abandonar a prova nesta sexta. O mineiro caiu durante uma descida e, com dores nas costelas, não teve condições de terminar o percurso. Apesar do susto, o piloto não teve nenhuma fratura e passa bem. “Estava em um ritmo bom, mas sofri uma queda forte numa descida. Queria agradecer aos pilotos Rodrigo Amaral e Rodrigo Barbosa que me ajudaram logo após a queda. Não gostaria de terminar a competição assim, mas o importante é que estou bem. Agora é se recuperar e retornar aos treinos”, relatou Dário, sétimo no geral.

Fonte: VipComm – Foto: Doni Castilho

* * * * *

Resultado Final das motos

Clima de festa na cerimônia de premiação dos vencedores do  maior rally de enduro e  regularidade das américas, o Piocerá 2013. Todos os cinco primeiros colocados de cada categoria receberam o troféu da mão do idealizador  da competição Erlich Cordão e da equipe de organização.

A ordem  da premiação da modalidade Moto  começou pela categoria Novato, depois Júnior, Over 50, Over 40, Executivo, Sênior e, por último, Máster.  A grande maioria dos competidores que apareceram nas primeiras posições durante os quatro dias, conseguiram  um lugar no pódio. Sabrina Katana, não ficou entre os primeiros, mas recebeu um troféu de honra ao mérito por ter despertado o carinho dos fãs de rally.

Surpresa na categoria Sênior, cujo vencedor, Tiago Kudlavies, tem apenas 18 anos. Kudlavies foi o vencedor das 4 etapas do Piocerá 2013. Ano passado, o paranaense foi campeão da categoria Junior do Campeonato Brasileiro realizado pela CBM. “É minha primeira prova na Sênior. Esse último dia foi mais técnico. Três semanas antes do rally, fui muito à academia para melhorar o condicionamento físico também, pois sabia que a prova ia exigir”, declara Tiago.

Guilherme Cascaes com o troféu do Piocerá 2013

Guilherme Cascaes com o troféu do Piocerá 2013

Dentre os campões já consagrados, o hexacampeão, Sandro Hoffmann, terminou o rally em 5º lugar. “Apenas hoje consegui me identificar com a prova. Senti mesmo em enduro. Agora é esperar ano que vem”, disse Hoffmann.

O troféu de campeão da categoria Máster, a categoria mais cobiçada da modalidade Moto,  foi levado pelo catarinense, Guilherme Cascaes.

“Estava confiante, porque venci a primeira etapa da prova e obtive boas colocações. O Piocerá é sem dúvida uma etapa importante para seguir no Campeonato Brasileiro por ser longa, tem duração de quatro dias, e porque a gente passa por vários tipos de terreno. É um treinamento pra conseguir chegar ao tricampeonato do Campeonato Brasileiro da CBM”, disse Cascaes.

Master
1° – Guilherme Cascaes – SC
2° – Jomar Grecco – ES
3° – Helâindo Onofre Jales – CE
4° –  Emerson Loth – PR
5° – Sandro Arthur Hoffmann – ES

Sênior
1° – Tiago Kudlavies– PR
2° – Harley Rosa  – CE
3° – Clécio Flávio Hiert – PR
4° –  Luiz Lobão Castelo Branco – PI
5° – Albert Miura Campelo – PI

Executivo
1° –  Paolo Mussalém – MA
2° –  Fábio Carneiro da Silva – RJ
3° –  Paolo Picacio Barroso Cabral – CE
4° – Fredy Oliveira de Carvalho – PI
5° – José Alber Nogueira Leite  – CE

Over-40
1° – Péricles Dutra – PR
2° – Claudio Telmar Hiert – PR
3° – Edson Castro Maciel – MG
4° – Gilson de Moraes – PR
5° – Noé de Oliveira – MG

OVER-50
1° – Heleno Gontijo de Sousa – MG
2° – George Parik – SP
3° – José Roberto Cunha Viana – ES
4° – João Barbosa – MG
5° – Andre Luis de Siqueira – TO

Júnior
1° – Vitor Yoshizumi Closs – BA
2° – Cristiano de Moura Marreiros – PI
3° – Raul César Silva Lima – MA
4° – Mateus Ricardo Pereira – SC
5° – Macksandre Paganini Boldrini- ES

Novato
1° – Misael Araujo Amariz – PE
2° – Lucas Matos – PI
3° – Davi Mendes de Carvalho – PI
4° – Bruno Pereira Mourão – MG
5° – Robison Oliveira Maciel – TO

Moto Rally
1º – Marcelo de Sousa Filho – PI
2º – Rodrigo Godim de Oliveira  – CE
3º – Fernando Gomes Chaves Junior – CE
4º – André Luis Barbosa Furtado -PA
5º – Aristofanes Barreto Brasileiro – CE

Fonte: Aldeia Comunicação – Foto:  Josy Camargo