F 650 GS, uma das mais vendidas da marca no Brasil

Recall BMW inclui até motos antigas

A BMW convoca os proprietários de motos da marca – a maioria motos mais antigas e já fora de linha de produção, para reparos em diversas partes. São muitas versões e modelos de motos das linhas F, G, K e R comercializados no país e, segundo o comunicado da empresa, não são muitas motos, mas são muitos e diferentes tipos de reparos necessários. Este recall BMW pede que os proprietários das motocicletas envolvidas entrem em contato com um concessionário autorizado da marca para agendar gratuitamente a verificação e, se necessário, o reparo dos componentes que podem apresentar problemas e causar acidentes e danos físicos e/ou materiais aos ocupantes das motos e a terceiros.

A G 650 XMoto, de 2007, está neste recall BMW

A G 650 XMoto, de 2007, está neste recall BMW

A BMW detalhou os riscos e os reparos necessários em cada uma das linhas de motos. Há uma lista abaixo que detalha os modelos e os reparos necessários para este recall BMW. De qualquer maneira, estima-se que sejam milhares de motos e fica claro também que os reparos podem ser diferentes para cada moto.

Recall BMW – Comunicado detalhado

Linha F – Os modelos F 650 GS e F 650 CS, fabricados entre 2000 e 2002, estão sendo convocados devido a riscos de perda de eficiência de frenagem na roda traseira, desligamento repentino do motor e vazamento de combustível na região da bomba de combustível. Os reparos incluem a instalação de clipe de reforço na balança traseira, substituição do diodo do relé principal e reparo do flange da bomba de combustível.

Os modelos F 650 GS e F 650 GS DAKAR, fabricados em 2006, estão sendo convocados para substituição da parte inferior do quadro. O risco envolvido é de queda repentina do veículo enquanto o veículo permanece estacionado ou no momento em que o piloto e garupa montarem no veículo.

F 650 GS, uma das mais vendidas da marca no Brasil

F 650 GS, uma das mais vendidas da marca no Brasil

Já os modelos F 800 S, F 800 GS e F 650 GS, fabricados entre 2006 e 2008, estão sendo chamados devido a riscos de bloqueio da roda traseira, possível perda repentina da força motriz e instabilidade direcional. Os reparos incluem correção na rota do tubo de respiro do tanque de combustível; substituição dos elementos de fixação da coroa traseira; verificação e, se necessário, substituição do eixo da roda dianteira.

Linha G – As motocicletas G 650 Xchallenge, G 650 Xmoto e G 650 Xcountry, fabricadas entre 2006 e 2008, são convocadas para substituição da mangueira de saída da bomba de combustível; substituição do espaçador da corrente de transmissão final e da pala do amortecedor traseiro (apenas modelo Xchallenge); verificação e, se necessário, reparo do cubo da roda traseira. Os riscos envolvem o bloqueio da roda traseira, vazamento de combustível e travamento do amortecedor traseiro.

BMW G 650 XCountry: alguém já viu essa moto por aí?

BMW G 650 XCountry: alguém já viu essa moto por aí?

Linha K – As motocicletas K 1200 RS, K 1200 S e K 1200 R, fabricadas entre 1997 e 2006, são convocadas em razão de riscos associados à perda de controle do veículo e redução na eficiência de frenagem dianteira. Os reparos necessários incluem a verificação e, se necessário, substituição da bomba de óleo; verificação e eventual correção do torque dos parafusos de ajuste dos manetes de freio e embreagem; substituição do parafuso banjo e dos discos de freio dianteiros.

BMW K 1200 S, um sport touring de respeito também no recall BMW

BMW K 1200 S, um sport touring de respeito também no recall BMW

Linha R – Os modelos R 1100 R e R 1100 S, fabricados entre 1996 e 1998, devem ser encaminhados a uma concessionária autorizada para verificação e, se necessário, substituição ou correção dos seguintes componentes e sistemas:  chicote do canhão de ignição e chicote elétrico; amortecedor dianteiro; junta esférica no pedal do freio traseiro; conjunto do distribuidor de combustível. Os riscos estão associados com o desligamento repentino do motor, perda de controle do veículo, falha no acionamento do sistema de freio traseiro e vazamento de combustível, respectivamente.

Já os modelos R 1200 C, fabricados entre 1997 e 2000, devem ser avaliados para substituir as chapas de apoio e fixação do banco do passageiro; refazer a rosca e substituir os elementos de fixação da mesa superior; verificar e, se necessário, corrigir o torque dos parafusos de ajuste dos manetes de freio e embreagem. O risco decorrente da falta desses reparos é a perda de controle do veículo.

BMW R 1200 C, a moto do James Bond

BMW R 1200 C, a moto do James Bond

Os modelos R 1150 GS, R 1150 GS Adventure, R 1150 RT e R 1150 Rockster, fabricados entre 1999 e 2003, participam do recall para instalação do coxim e, se necessário, substituição da tubulação do fluído de freio dianteiro; instalação de disco distanciador e, se necessário, substituição da roda fônica e sensor do ABS; substituição do flexível de freio da roda traseira; correção da rota dos cabos do sistema de ignição. Os riscos estão associados com a redução na eficiência de frenagem dianteira ou traseira e desligamento repentino do motor.

BMW R 1150 GS, de 2002

BMW R 1150 GS, de 2002

Os modelos R 1200 GS e RT, fabricados entre 2004 e 2005, devem comparecer à rede de concessionárias para os seguintes reparos: verificar e, se necessário, substituir a junta da bomba de combustível; instalar as coberturas das polias do cabo do acelerador; verificar e, se necessário, substituir o parafuso banjo no flexível de freio dianteiro; corrigir a rota do chicote do sensor do ABS dianteiro. Os riscos estão associados com o desligamento repentino do motor, perda do controle do veículo e redução na eficiência de frenagem dianteira.

A touring R 1200 RT

A touring R 1200 RT

Os modelos HP2 Enduro, fabricados entre 2005 e 2006, são chamados para substituir os anéis de vedação e espaçamento do sensor do ABS da roda traseira e substituir o parafuso dianteiro de fixação do paralever. Os riscos estão associados com a possível derrapagem da roda traseira. Os modelos R 1200 GS e R 1200 GS Adventure, fabricados em 2008, são convocados para substituição do módulo do ABS. Os riscos estão associados com a redução na eficiência de frenagem.

Agendamento

Os reparos das inconformidades técnicas apresentadas nesta campanha de recall podem ser agendados imediatamente. O tempo total de reparo é de até 2 horas (linhas F e G), e de 3 a 4 horas (linhas K e R). Para verificar se sua unidade está dentro do sequenciamento de chassis ou, para mais informações, por favor, acesse www.bmw-motorrad.com.br, clicando na opção Serviços e Acessórios, Recall e Consulta de Recall, ou entre em contato com o Serviço de Atendimento ao Cliente BMW, exclusivo para Recall, 0800 019 7097, de 2ª a 6ª feira, das 8 às 19 horas.

BMW R 1100 S, de 1998, também no recall BMW

BMW R 1100 S, de 1998, também no recall BMW

Veja abaixo a lista de modelos afetados com os respectivos anos de fabricação, códigos de chassi não-sequenciais e os eventuais riscos e reparos necessários:

MODELO

CHASSI

PRODUÇÃO

RISCO

REPARO

F 650 GS ZE34412 a ZE40106 04/2000 a 01/2002 Perda de eficiência de frenagem na roda traseira Instalação do Clipe de Reforço na Balança Traseira
F 650 GS ZE34412 a ZE40106 04/2000 a 01/2002 Desligamento repentino do motor Substituição do Diodo do Relé Principal
F 650 CS ZH02483 a ZH04383 04/2000 a 01/2002 Vazamento de combustível na região da bomba de combustível Verificação e Reparo do Flange da Bomba de Combustível
F 650 GS / F 650 GS Dakar ZR99855 / ZP96084 jun/06 Queda repentina da moto quando ela estiver parada ou no momento em que piloto e garupa montam Substituição da Parte Inferior do Quadro
F 800 S ZP19668 a ZP20182 09/2006 a 09/2008 Bloqueio na roda traseira Alteração na Rota do Tubo de Respiro do Tanque de Combustível
F 650 GS / F 800 GS ZT31680 / ZT68436 a ZT71827 09/2006 a 09/2008 Bloqueio da roda traseira ou perda repentina de força motriz Substituir os elementos de fixação da coroa traseira.
F 800 GS ZT68436 a ZT71827 09/2006 a 09/2008 Instabilidade direcional Verificar e, se necessário, substituir o eixo da roda dianteira
G 650 Xchallenge e G 650 Xmoto XA80327 a XA82524 / XB00970 a XB02246 11/2006 a 10/2008 Vazamento de combustível. Substituir a mangueira de saída da bomba de combustível
G 650 Xchallenge XA81530 11/2006 a 10/2008 Bloqueio da roda traseira Verificar e se Necessário Reparar o Cubo da Roda Traseira
G 650 Xcountry / G 650 Xchallenge / G 650 Xmoto XC00017 a XC02001   / XA80327 a XA82524 / XB00970 a XB02246 11/2006 a 10/2008 Vazamento de combustível / travamento do amortecedor traseiro (apenas modelo Xchallenge) Substituir o espaçador da corrente de transmissão final / substituir a pala do amortecedor traseiro (apenas modelo Xchallenge)
R 1100 R 0368708 a ZC08200 04/1996 a 08/1998 Desligamento repentino do motor Verificar e, se necessário, substituir o canhão de ignição e o chicote elétrico
R 1100 R ZC08200 06/07/1998 Perda de controle do veículo Verificar e, se necessário, substituir o amortecedor dianteiro
R 1200 C ZB00450 a ZB16889 05/1997 a 11/2000 Perda do controle do veículo Substituir as chapas de apoio e fixação do banco do passageiro
R 1100 S ZA80502 a ZA82203 04/1996 a 08/1998 Falha no acionamento do freio traseiro Garantir a Fixação da Junta esférica no pedal do freio traseiro
R 1100 S ZA80502 a ZA82203 04/1996 a 08/1998 Vazamento de combustível Substituir o Conjunto do Distribuidor de Combustível
R 1150 GS ZE01263 a ZL60887 07/1999 a 09/2003 Redução na eficiência de frenagem dianteira Instalar o coxim e, se necessário, substituir a tubulação do freio dianteiro
R 1200 C ZB00450 a ZB16889 05/1997 a 11/2000 Perda do controle do veículo Refazer a rosca e substituir os elementos de fixação da mesa superior
R 1150 GS Adventure ZH54323 05/09/2002 Redução na eficiência da frenagem traseira Instalar o disco separador e, se necessário, substituir a roda fônica e sensor do ABS
R 1150 GS Adventure ZH50142 10/01/2002 Redução na eficiência de frenagem traseira Substituir o flexível de freio da roda traseira
R 1150 GS / R 1150 GS Adventure / R 1150 RT / R 1150 Rockster ZE01263 a ZL60887 / ZH50142 a ZH59521 / ZK58571 / ZJ48924 a ZJ48932 07/1999 a 09/2003 Desligamento repentino do motor Corrigir a rota dos cabos do sistema de ignição
R 1200 C ZB00450 a ZB16889 05/1997 a 11/2000 Perda do controle do veículo Verificar os parafusos de ajuste dos manetes de freio e embreagem
R 1200 GS ZL25450 a ZR35161 01/2004 a 09/2005 Desligamento repentino do motor Verificar e, se necessário, substituir a junta da bomba de combustível
R 1200 GS ZL28450 25/03/2004 Perda do controle do veículo Instalar as coberturas das polias do cabo do acelerador
R 1200 GS / R 1200 RT ZL25450 a ZR35161 / ZM01305 a ZM13606 01/2004 a 09/2005 Redução na eficiência de frenagem dianteira Verificar e, se necessário, substituir o parafuso banjo
R 1200 GS / R 1200 RT ZL25450 a ZR35161 / ZM01305 a ZM13606 01/2004 a 09/2005 Redução na eficiência de frenagem dianteira Corrigir a rota do chicote do sensor do ABS dianteiro
R 1200 GS / R 1200 GS Adventure ZU10115 a ZU13324 / ZU50714 a ZU51522 01/2008 a 02/2008 Redução na eficiência de frenagem Substituir o módulo do ABS
HP2 Enduro ZL00219 a ZL01713 08/2005 a 01/2006 Derrapagem da roda traseira Substituir os anéis de vedação e espaçamento do sensor do ABS da roda traseira
HP2 Enduro ZL00219 a ZL01713 08/2005 a 01/2006 Derrapagem da roda traseira Substituir o parafuso dianteiro de fixação do paralever
K 1200 RS ZA20166 a ZA31420 01/1997 a 01/2006 Perda de controle do veículo Verificar e, se necessário, substituir a bomba de óleo
K 1200 RS ZA20166 a ZA31420 01/1997 a 01/2006 Perda de controle do veículo Verificar os parafusos de ajuste dos manetes de freio e embreagem
K 1200 S / K 1200 R ZR81720 a ZR81815 / ZN11661 a ZN16362 01/1997 a 01/2006 Redução na eficiência da frenagem dianteira Verificar e, se necessário, trocar o parafuso banjo e os discos de freio dianteiros

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Sidney Levy

Motociclista e jornalista paulistano, une na atividade profissional a paixão pelo mundo das motos e a larga experiência na indústria e na imprensa. Acredita que a moto é a cura para muitos males da sociedade moderna.