As marcas Pirelli e Metzeler anunciaram o recall de pneus de motos para modelos e lotes específicos, mas que podem causar problemas sérios de acordo com o uso. Entenda os motivos, os modelos afetados e como agir para garantir a sua segurança.

Recall de Pneus Metzeler e Pirelli

Depois de algumas denúncias através de redes sociais, checamos as informações e existe realmente um chamado de recall de pneus, publicado no site da Pirelli. O recall é preventivo e voluntário por parte das fabricantes.

O motivo principal é a identificação de riscos associados ao desgaste irregular da banda de rodagem, que pode resultar na perda de ar e dirigibilidade da moto, elevando o risco de acidentes. A medida abrange exclusivamente os pneus traseiros de código específico, mas que equipam de forma original a Triumph Tiger 1200. Outros modelos são comercializados, mas como reposição.

Recall de Pneus: o pneu Tourance Next da Metzeler equipa Tiger 1200 orignalmente

Recall de Pneus: o pneu Tourance Next, da Metzeler equipa Tiger 1200 originalmente

Os pneus que entram nesse recall são especialmente vulneráveis quando utilizados sob condições adversas, como pressão de inflação inadequada, altas cargas, estradas em más condições e longas distâncias percorridas. Essas situações podem levar ao desprendimento da banda de rodagem e/ou perda repentina do ar, representando um risco à segurança do piloto.

O recall está acontecendo há cerca de 1 mês, e deverá continuar por pelo menos mais 5 anos, ou até os lotes serem totalmente substituídos. As informações são oficiais da Pirelli, confirmadas à redação através de sua assessoria de imprensa.

 

Modelos participantes do recall

Os pneus afetados são o Tourance Next, da Metzeler, que equipa a Triumph Tiger 1200, original de fábrica, o Tourance Next II, também da Metzeler e o Scorpion Trail II, da Pirelli. Para identificar os produtos afetados, os consumidores devem verificar os últimos oito dígitos do código DOT gravado na lateral do pneu, que indicam o modelo e a data de fabricação. Veja o quadro com a imagem abaixo:

Recall de Pneus Metzeler e Pirelli - quadro dos modelos envolvidos

Recall de Pneus Metzeler e Pirelli – quadro dos modelos envolvidos

 

Para entender melhor, o exemplo na primeira imagem: “DOT EB 0M X033 2224“, “X033” corresponde ao código do pneu e “2224” aponta para a 22ª semana do ano de 2024. O recall abrange pneus fabricados entre a 48ª semana de 2016 (4816) e a 40ª semana de 2024 (4024). Ou seja, nos 3 modelos, se estiver compreendido entre 4816 e 4024 deverá ser feita a troca o mais rápido possível.

Todos os modelos de pneus mencionados na Figura acima, com semana de produção incluindo ou após 4124, não estão envolvidos no recall.

Triumph Tiger 1200

Triumph Tiger 1200

Modelos e Códigos Afetados

Os pneus que estão sendo recolhidos incluem:

  • Tourance Next – Metzeler – Código X033: originalmente instalados na Triumph Tiger 1200.
  • Tourance Next II – Metzeler – Código X032: vendido como reposição
  • Scorpion Trail II – Pirelli – 614L: vendido como reposição em revendedoras independentes.
Recall de Pneus Metzeler e Pirelli

Recall de Pneus Metzeler e Pirelli

Como Proceder

Os proprietários devem interromper imediatamente o uso dos pneus listados no quadro acima e entrar em contato com a Pirelli por meio do SAC ([email protected]) ou pelo telefone 0800 728 7638, disponível de segunda a sexta, das 9h às 18h.

Segundo informação da Pirelli, todo o passo a passo de como proceder, a empresa irá enviar para o e-email informado pelo proprietário, podendo ser pelo telefone ou pelo email do SAC.

Caso possua algum dos modelos afetados, siga as orientações e substitua os pneus imediatamente para evitar riscos desnecessários.

Junior Rodrigues
A paixão pelo universo das duas rodas surgiu há muito tempo, graças à influência do meu irmão mais velho. Jornalista, web designer, publicitário e desenvolvedor web, sem medo de desafios.