Publicidade
Foto: Onde jogar o capacete velho?

Foto: Onde jogar o capacete velho?

Em um mundo onde todos devemos tomar atitudes ecologicamente corretas eu pergunto: qual o melhor destino para darmos aos nossos capacetes usados?. Existe alguma empresa especializada em reciclagem de capacetes? Todo o material dele pode ser reciclado? Devemos descart -lo no lixo comum?
Wilson – SÆo Bernardo do Campo – SP

R: ¢tima questÆo! De fato o capacete ‚ 100% recicl vel, mas nunca vi alguma f brica organizar a coleta dos capacetes velhos. Recomendo nÆo jogar fora porque pode ser reaproveitado por algum debil¢ide. Com meus equipamentos usados de escalada eu costumo inutilizar quebrando para que ningu‚m fique tentado a usar. Com capacetes eu guardo alguns eternamente – os usados em corridas – e outros eu d“o bem antes de completar a validade porque estou sempre ganhando novos capacetes!

FYM
Faz tempo que venho acompanhando a moto FY-250 da recem chegada FYM. Por‚m, at‚ o momento, nenhuma revista, on-line ou nÆo, se prestou a testar esta moto, que j  ‚ a mais vendida da categoria custom no estado de SÆo Paulo. Diante desta “falta”, vocˆs poderiam ser os pioneiros neste teste.
Pedro – Taubat‚ – SP

Publicidade

R: Sim, poder¡amos, mas a FYM nÆo libera a motoca. J  pedi v rias vezes! Acho que eles tˆm medo do Doc Tite, afinal eu sou muito cr¡tico.

Contrariado
Tite, depois de bastante observar os coment rios motociclisticos, de fontes variadas, s¢ sei dizer que nada sei! As informa‡äes se contariam aos extremos em algum caso. Inclusive, algumas informa‡äes que eu li aqui no site mesmo, na  rea T‚cnica, alguns mecƒnicos da Yamaha da minha concession ria preferida contestaram! Visto isso, a questÆo ‚: Nos pa¡ses mais desenvolvidos (industrialmente e culturalmente falando, como os pa¡ses europeus), a confusÆo ‚ a mesma ou eles teem alguma fonte segura de informa‡äes e/ou um consenso geral sobre a verdade do mundo motociclistico?
Dimas – SÆo Jos‚ dos Campos – SP

R:  verdade, existe uma verdadeira febre de invencionices principalmente na Internet. Atualmente muito do que antes era restrito a um grupo pequeno de pessoas passou a ficar conhecido em n¡vel mundial gra‡as … net. Eu sugiro nÆo dar ouvido a “especialistas” de fundo de quintal e sempre consultar fontes confi veis como eu e o Biagio. Nos pa¡ses chamados desenvolvidos a n¡vel de conhecimento ‚ maior, naturalmente, basta atestar que uma revista de moto como a Cycle World vende quase um milhÆo de exemplares por mˆs e aqui no Brasil a revista mais vendida nÆo chega a 30.000 exemplares!

Mentiras
Estou com uma duvida e nao axo a quem perguntar, o motor de uma biz 100 ou 125 tem cambio semi automatico, certo? e li em algum lugar que o acionamento do cambio ‚ eletrico, sendo a troca de marchas mecanica dela ‚ somente um simulador onde se da contatos eletricos que fazem a troca eletronicamente, procede isto? pq se for assim, por exemplo eu poderia por um motor deste num kart e fazer ela trocar de marcha em um botÆo ou borboleta no volante, se for assim vou comprar um motor de biz pra por num kart, alguem saberia me dar estas informa‡oes?
Cleyton – Campo mourÆo PR

Publicidade

R: Karaka, essa foi a maior mentira que j  espalhada pela internet! T  vendo, Dimas, vai aprendendo como as informa‡äes chegam tortas de tudo que ‚ lado. Cleyton, pode estapear quem te falou isso porque o cƒmbio da Biz (e da Pop) ‚ MEC¶NICO, mas a embreagem ‚ SEMI-AUTOMµTICA. E p ra de dar aten‡Æo pra esses malucos que tomam t¢chico!

Pulguento
Tite, aquela fam¡lia de pulgas insiste em residir atr s das minhas orelhas. J  retirei a Tornado da concession ria a uma semana, e estou gostando muito da moto, mas ao tirar a primeira m‚dia de consumo (20,5Km/L) fiquei com uma d£vida: Esta m‚dia de consumo ‚ normal devido ao motor estar amaciando ou ‚ melhor levar na concessionaria?
Giulianno – Santo Andr‚ – SP

R: Giu, vc j  ouviu falar num rem‚dio chamado Front-line?  muito bom, a Valentina passa uma vez a cada dois meses e est  livre das pulgas. Primeiro: nÆo leve em conta m‚dias de consumo feitas sem crit‚rio t‚cnico. Ou seja: p ra de frescura e curta sua moto! Segundo: motores novos precisam de um per¡odo de amaciamento at‚ regularizar o consumo.

Escape
Tite, um amigo acaba de ser parado aqui em SÆo Paulo. Dois policiais da Rocam pararam de moto do lado dele e pediram para que ele descesse. Ele possui uma 883 com um escape que nÆo ‚ original, mas possui miolo. Eles alegaram que o escape fazia muito barulho, levaram o documento embora e, pasme, liberaram para que ele seguisse com a moto. Aparentemente, ele s¢ pega o documento de volta depois de fazer uma vistoria. Isso est  certo? Que eu saiba s¢ com um decibel¡metro o policial pode te autuar, e essa hist¢ria de levar o documento e deixar a moto me parece incoerente.
Daniel – SÆo Paulo, SP

Publicidade

R: Hummm, nÆo ‚ bem assim. Existe uma brecha na lei que permite a apreensÆo dos documentos caso o ve¡culo apresente mudan‡as significativas nas caracter¡sticas originais. O policial pode apreender nÆo pela emissÆo de ru¡do, mas pela instala‡Æo de uma pe‡a nÆo autorizada. Seu amigo poderia evitar esse aborrecimento se tivesse feito a altera‡Æo (e vistoria) no documento da moto. A apreensÆo do ve¡culo s¢ ‚ feita se colocar a seguran‡a em risco. Caso contr rio s¢ apreende o documento.

Mist‚rio
Tite Ap¢s uma revisÆo feita numa oficina bem conceituada aqui em Maring , a troca de marchas da minha Falcon ficou “dura”, com um estalo de metal contra metal. NÆo reclamei por falta de tempo ou por pregui‡a, sei l . Uns dias depois voltei … mesma oficina para que providenciassem a troca dos dois pneus j  gastos por pneus novos. Depois da mudan‡a dos pneus a troca de marchas ficou boa, com encaixes suaves. Por que ocorreu esse fato? O que tem a ver os pneus com as marchas?
Oswaldo – Maring  – PR

R: Putz, que coisa estranha. Mas como vc mencionou um som met lico na troca de marchas, provavelmente a corrente estava solta e batendo na balan‡a. Ao trocar os pneus os mecƒnicos ajustaram a corrente. Mas a “dureza” do cƒmbio tem nada a ver, s¢ se trocaram o ¢leo e nÆo te avisaram!

Protesto
Aproveito este espa‡o para denunciar o descaso da prefeitura de duque de caxias e do rio de janeiro. As estradas e ruas estÆo em p‚ssimo estado, com in£meras crateras assassinas, bueiros rebaixados e outras armadilhas capazes de mutilar e matar motoristas e motociclistas e pedestres. Os prefeitos destas cidades deveriam ser enquadrados no crime de homic¡dio doloso, pois assumem o risco de um prov vel acidente,nÆo dando a devida manuten‡Æo nas vias p£blicas. Quando ser  que o Minist‚rio P£blico vai se pronunciar e denunciar estas “otoridades incompetentes”.
claudio – duque de caxias-rj