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Tite a minha d£vida ‚ o seguinte, todas as pessoas que possuem certas motos, tem seus amortecedores traseiros regul veis, no meu caso a Ys Fazer, os links dela foram feitas justamente para ajustar, queria que vc desse umas dicas do tipo qdo mudar os ajustes, j  que sÆo cinco regulagens, como na de f brica vem na 3, em que caso caberia a modifica‡Æo para 1 ou 2 ou 4 ou 5? Sim, bem que vc poderia falar da FAZER que vc pegou mais amaciada e que rodou um pouco com ela no teste dos (20.000km), rsrsr
Igor – Salvador, Ba
A moto sai de f brica numa regulagem intermedi ria porque nÆo sabe se o usu rio ter  50 ou 120 kg. Geralmente a classifica‡Æo come‡a na posi‡Æo mais “mole” para a mais “dura” (veja o detalhe no manual da sua Fazer na p gina 3-15). Como a regulagem ‚ apenas na tensÆo da mola, o efeito ‚ mais na carga, ou seja, se vc carregar cerca de 70 kg, deixa na posi‡Æo intermedi ria. Acima disso aumente a pr‚-carga da mola, abaixo disso, reduza a carga. Em termos de pilotagem, com a mola “dura” a moto responde mais rapidamente …s irregularidades e poder  nÆo copiar bem o terreno, o que faz a traseira “quicar” nas colstelas. Se vc a matem “mole”, aumenta a capacidade de copiar o terreno, mas em ondula‡äes maiores pode chegar ao fim do curso. Como ‚ uma regulagem simples, fa‡a v rias experiˆncias sempre no mesmo percurso.

Reprovado
Tite, mala Sˆnior! Quais sÆo as principais caracter¡sticas que definem uma motocicleta Custom e Chopper? Ou seja, o que diferencia uma da outra?
Eder – SÆo Paulo
Vc acaba de tirar zero na prova de leitura e interpreta‡Æo de texto. V  na se‡Æo de testes, clique no teste da Shadow 750 e leia com aten‡Æo pq t  tudo expliado l , inclusive com desenho! Que motonliner mais displicente!

Qual
Tite, tenho uma Twister e estou querendo trocar, mas estou em d£vida entre a Comet ou a CB500. Vc que j  andou e viu as duas, qual a melhor? Em questÆo de aparencia qual aparenta ser maior ( mais robusta)? Vc acha que ‚ melhor pegar uma Comet zero ou uma CB usada(98/99)?
Alysson – Belo Horizonte, MG
A CB 500 usada ‚ melhor, sem d£vida nenhuma!

Amaciando
vou retirar uma fazer 250 0km na cit de sao paulo, voltarei rodando com ela cerca de 460 km,pretendo andar entre 80 e 90 km/h, gostaria de saber se vai comprometer o amaciamento da moto.
paulo – marilia , sp
Achei muito interessante seu site, e li v rios artigos e informa‡äes sobre motos.Comprei uma Suzuki EZ125 Yes h  algumas semanas atr s. Estou sobre amaciamento da moto, pois li seu artigo. Quando peguei ela nÆo lembrei-me disso, e nÆo havia visto o adesivo com as instru‡äes sobre as rota‡äes m ximas da moto. Neste primeiro dia, antes de ler o adesivo, rodei em m‚dia uns 20km, e em v rias vezes excedi as 5mil RPM. Gostaria de saber se isso ir  me causar problemas futuros.
Bruno – Chapec¢,SC
Daeeeeee tite! Sobre a materia amaciamento do motor lembrei uma questÆo q fico matutando ha tempos. Como ‚ feito em rela‡Æo as motos de corrida? Motores novos sÆo amaciados antes das provas ou isso ‚ feito de outra maneira?  q das vezes q fiz o motor da minha DT de trilha, o mecanico xarope dizia “tem q amaciar, andar uns 200 km sem for‡ar o motor” e ‚ claro q eu nunca amaciava porcaria nenhuma e ja saia “dibuiando” a coitada!
Bruno – Floripa/ SC
Karaka, Paulo, nÆo tem concession ria Yamaha em Mar¡lia? O mais importante ‚ nÆo manter uma rota‡Æo fixa por muito tempo, v  variando, abrindo e fechando o acelerador e mantenha cerca de 80 a 100 km/h no plano e nas descidas e entre 70 e 80 nas subidas. NÆo esque‡a de ler o manual antes de sair rodando. Bruno chapecoense, vamos torcer para o motor nÆo ter zuado! As vezes nÆo acontece nada. Bruno manezinho, t ish loko? vc debuiou muito motor, seu mala sem al‡a de enorme grandeza! Claro que precisa amaciar, mas bem menos do que um motor novo de passeio. Geralmente ao amciamento de motores de corrida ‚ por tempo, nÆo quilometragem. Por exemplo, na minha moto de corrida a cada novo motor eu amacio uma hora. Na sua DTzinha, cerca de 3 horas t  de bom tamanho.

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Cavalete
Super Tite, existe algum modelo de cavalete central pra Tornado, ou ‚ preciso adaptar algum? Peguei uma neste mˆs, mas ‚ dose lubrificar corrente no descanso lateral.
Eduardo – Joao Pessoa – PB
Òta, Jampa, essa cidade ‚ muito massa! Vc nem ofereceu um camarÆozinho, uma casquinha de siri, patola de caranguejo, nada! Que pÆo duro! Edu, esquece o cavalete fixo, compre um cavalete de manuten‡Æo (como das moto de cross) s¢ para lubrificar a corrente e pronto.

Enquete
Tio Tite sugestÆo para a pr¢xima enquete e que eu acho que lhe ajudaria muito a angarariar anunciantes: Qual Estado do Brasil o leitor reside, ou regiÆo?
Edson – Cachoeirinha/RS
Obrigado, Ed, mas j  fizemos esta pesquisa! Tem muito ga£cho por aqui, por isso eu nunca falo de saladas!

Twister
Tenho uma twister e ela esta com um barulho, do tipo batendo valvula, o barulho e pouco no entanto gostaria de saber o que pode ser. Outra coisa minha moto e so esfriar um motor um pouco que tenho de puxar o afogador. E normal. Ela e ano 2003/2004.
Jose – itambacuri, MG
àia, ‚ dif¡cil diagnosticar ru¡do por escrito, e vc nÆo mencionou a quilometragem da motoca. Se o barulho estiver muito alto v  a revenda e pe‡a uma regulagem ou mesmo troca do tensor de corrente. Quanto ao afogador a minha moto tem ‚pocas que ‚ do mesmo jeito. Experimente trocar o fornecedor de gasolina.

CB 500
Para o Evandro de Catanduva e ao Tite sobre a CB 500. O pessoal pede sempre a volta da CB 500, mas com esse pre‡o que estÆo pedindo tem que ficar encalhada mesmo, s¢ porque ‚ edi‡Æo limitada, sem nenhuma altera‡Æo est‚tica, deviria custar uns 19000 no m ximo, descupa o grito mas NÇO Dµ. Mas facil compra uma Hornet.
Cezar – Itapeva – SP

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Punta
“F1 usa cƒmbio autom tico e nÆo se faz mais punta-tacco” Durante a transmissao da corrida foi colocado um tela onde aparaciam o schumi e o alonso pilotando, com os conta giros e demais informa‡oes para comparacoes. Nas reducoes o carro do alonso nao subia os giros para cambiar, j  o do schumi sempre subia as rotacoes e de forma irregular. Nao sei se era automatico ou schumi que fazia, mas pelo fato de ser irregular e acima de tudo ter o schumi na boleia, parecia ser punta-tacoo.
erasmo – maringa, pr
U‚, o Motonline virou F1GP? Erasmo, nÆo h  como fazer punta-tacco nos F1 atuais, o que pode rolar ‚ uma maneira mais agressiva de pilotar do Schummy, “telegrafando” o acelerador para nÆo deixar o giro do motor cair muito. O Ayrton Senna era o rei do tel‚grafo, ela nÆo mantinha o acelerador parado um d‚cimo de segundo. Mas nÆo se usa mais embreagem para trocar marcha na F1, logo nÆo tem como fazer a dupla debreagem ou punta-tacco. “Bol‚ia” na F1 ‚ fogo!!!