De forma geral, as motos 4 cilindros parecem estar com os dias contados, como visto já falamos dias atrás. Se antes havia máquinas tetracilíndricas de todos os estilos, marcas e propósitos, aos poucos elas se limitam a nichos muito específicos – e pequenos – do mercado mundial, graças a leis de emissões e necessidade de economia, seja para o consumidor ou à fabricante. Até ícones como a Yamaha R1 devem dar adeus às ruas.
Porém, nem tudo está perdido. Veja alguns modelos que, por diferentes razões, parem prontos para seguir por um bom tempo na linha de montagem – e, também, desfilando com sua sinfonia em ruas e avenidas do Brasil e do mundo.
1 – Honda CB 650R e CBR 650R – Motos 4 cilindros
As Honda CB 650R e CBR 650R parecem seguir firme na linha de produtos da marca. Além disso, no exterior, as motocicletas já foram renovadas, sendo as primeiras da empresa a receber a novidade do e-clutch. Assim, agora as motos 4 cilindros tem a opção de câmbio automatizado. Ao que tudo indica, estas devem seguir ainda por um tempo mais longo vivas, seja no exterior ou no Brasil.
2 – Ducati Panigale / Multistrada V4 – Motos 4 cilindros
A big trail Multistrada chamou a atenção do mundo, quando o novo modelo ganhou o motor Desmosedici Stradale, derivado da superesportiva Panigale V4. Mas não parou por aí, mais recentemente, a Ducati colocou a usina até na musculosa custom Diavel. Em resumo, com toda essa atenção ao V4 da empresa, é difícil imaginar que a marca abandone tão cedo essa configuração de 4 cilindros.
3 – Kawasaki ZX 10R
Diferente da Yamaha e Suzuki, que estão mudando de direção, deixando de lado motocicletas como as R1 e GSX-R1000, a Kawasaki segue investindo nas motos 4 cilindros superesportivas. A marca nunca realizou um comunicado com a intenção de abandonar máquinas como a ZX 10R. Pelo contrário, recentemente criou uma versão de menor proporções, mas não menos emoção e nem menos cilindros: a ZX 4R.
4 – Honda Fireblade
A Honda Fireblade é uma das motos 4 cilindros mais lembradas do mercado. Em sua mais recente versão, a CBR 1000RR-R, o modelo segue entregando o ronco e a emoção desta configuração. E ao que tudo indica, a fabricante não deve reduzir o número de cilindros tão cedo. A marca inclusive já chegou a realizar estudos de mudança, mas para adotar um V4, assim como a RC213V da fabricante no MotoGP.
5 – BMW S 1000 RR
A BMW S 1000 RR é nada menos que a moto mais vendida do Brasil no segmento de esportivas. Mais do que isso, a motocicleta é um sucesso mundial e que foi atualizada recentemente. Assim, a esportiva se apresenta como um produto forte e “cartão de visitas” da marca.
Além disso, a importância dos motores 4 cilindros pode aumentar ainda mais para a BMW, uma vez que os alemães têm pretensões de entrar para a MotoGP. Enfim, ao que tudo indica, a S 1000 RR parece também que terá ainda uma vida longa, dentro do catálogo da empresa.