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O chefe da divisão Mtorsport da Audi, o Dr. Wolfgang Ulrich, diz de seus 13 pilotos de carros esporte, que “Seu trabalho no cockpit é realmente pesado.” O estress dos pilotos de esporte protótipo é bem maior do que sofrem os pilotos da categoria endurance por dois motivos básicos: o diferencial de velocidade e o problema de visão.” A posição central baixa do piloto é uma das razões, problema tornado mais difícil ainda pelo fato de nenhum dos novos LMPs ter vigia traseira, já que o conceito e a estrutura do motor central não deixa espaço para ela.

“No passado, nossos pilotos tinham de depender exclusivamente dos espelhos laterais para saber o que vinha atrás,” explica o Dr. Ulrich. “Pior ainda, as vibrações a altas velocidades limitavam muito o campo de visão daqueles espelhos.”

A Audi desenvolveu uma solução, um espelho digital que envia a visão do que está acontecendo lá atrás a uma tela chamada AMOLED, de qualidade infinitamente melhor do que qualquer espelho convencional. Uma câmera levíssima com apenas alguns milímetros de tamanho fica atrás de cada uma das antenas no teto do R18, capturando a ação traseira em filme e transmitindo esta informação a uma tela no cockpit como dados digitalizados. A tela é colocada na parte superior do parabrisa como se fosse um espelho interno.

A tecnologia é a mais recente de diodos emissores de luz de matriz ativa (OLED), e seu nome deriva desses diodos mais semicondutores orgânicos. A grande vantagem é a geração de imagens multicoloridas de muito melhor resolução, graças a pixels com diâmetros de apenas um décimo de milímetro. Mesmo a 330 km/h há um fluxo de imagens com transmissão em tempo real, o que significa que o R18 está cobrindo uma distância de 92 metros por segundo.

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Dr. Ulrich: “É uma série imensa de benefícios: a operação do espelho é neutra em condições climáticas, há vários modos de operação de dia ou de noite, mesmo quando alguém atrás vem com seus faróis em facho alto. A tela é totalmente programável, mostrando dados como a marcha momentaneamente engrenada, o deslizamento nos pneus, luzes de aviso integradas aos instrumentos etc.”