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Reuniões técnicas definem mudanças nos regulamentos das competições 2010

Entre as primeiras ações promovidas em 2010, a diretoria da Federação Catarinense de Motociclismo (FCM) promoveu, nos dias 20 e 21 de janeiro, duas reuniões técnicas para aperfeiçoar o nível técnico de suas competições promovidas na temporada.

Pilotos, preparadores, chefes de equipes, diretores de trails clubes, representantes de pilotos e motoclubes tiveram representação significativa nos encontros comandados pelo presidente da FCM Onílio Cidade Filho.

“Dinamizar as competições, definir critérios, inclusive, aqueles relacionados à segurança dos pilotos, foram algumas das tratativas de enfoque nestas reuniões”, comentou Kiko.

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A reunião técnica do dia 20 realizada no Hotel Lunes, em São José, foi reservada aos envolvidos diretamente nas provas do Velocross. O Campeonato começará no dia 21 de março com término nos dias 20 e 21 de novembro. A competição começa e termina em Witmansun. Entre as propostas apresentadas e aprovadas, destaque para a antecipação dos treinos das 10 para as 9 horas. As provas, que tradicionalmente aconteciam às 13 horas tiveram suas largadas antecipadas para às 12 horas. A temporada do Velocross será marcada pelo mínimo de cinco e máximo de 10 provas. “Com isso, vamos dar mais dinâmica à programação das etapas”, comenta Kiko. O calendário de provas, bem como os locais de disputas, serão confirmados nos próximos dias através do site da FCM.

Nessa reunião também ficou comunicado a extinção da categoria 180cc (2T). Mudanças também nos tempos de provas, que ficaram assim definidos: as classes 50cc e 65cc serão disputadas em baterias de 10 minutos mais duas voltas; as classes de motos nacionais e a VX3 serão de 14 minutos mais duas voltas, e por fim a VX1 e a VX2 passam agora a ter baterias de 16 minutos mais duas voltas

Um dos participantes da reunião, o piloto Leandro Matos Lemos, aprovou a iniciativa da FCM de discutir o regulamento em conjunto com os pilotos. “O que eu destaco de mais importante da reunião é a interação entre a FCM e os pilotos, a troca de informação, nós tivemos a chance de mostrar a nossa opinião e decidir o que é melhor para o campeonato em conjunto com a diretoria”, disse.

Outras alterações, só que para serem colocadas em prática na temporada de 2011, foram discutidas, porém elas ainda serão analisadas por uma comissão especial formada por cinco integrantes e que foi criada especialmente para discutir as mudanças. Entre as propostas destaque para a redução do número de categorias de forma a fazê-las em duas baterias. A categoria 250cc Nacional poderá ser incorporada à Força Livre Nacional ou ter limitação de 300cc, seguindo uma tendência de mercado. As categorias Júnior e 230cc poderão ter nova denominação: 230cc Estreante e 230cc Pro. A participação de pilotos nestas categorias ficará condicionada a critérios como o currículo e suas participações nas Copas e nos Campeonatos.

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As modalidades de Todo Terreno – A reunião técnica mais concorrida aconteceu no dia 21 de janeiro no Hotel Brigmann, no bairro Estreito, em Florianópolis. Foi a que tratou do regulamento das provas de Todo Terreno: o Cross Country, Regularidade e de Enduro. Poucas mudanças foram sugeridas para as etapas. As discussões que pautaram o encontro foram comandadas pelos mediadores Marisérgio Francisco Kons (Enduro), Wolfgang Carlos Fischer (Regularidade) e Antônio Carlos Celva (Cross Country).

Cross Country – Ficou decidido que as provas do Cross Country serão realizadas no primeiro semestre. A abertura acontece nos dias 27 e 28 de fevereiro em São Bento do Sul, seguindo para Guabiruba (3 e 4 de março); Blumenau (27 e 28/03); Gaspar (10 e 11 de abril); Brusque (24 e 25 de abril); Itajaí (15 e 16 de maio) e Gaspar (5 e 6 de junho).

Regularidade – Em relação a Regularidade, foi reforçada a proibição à participação de pilotos menores de 18 anos de idade. A apuração será feita por GPS, constituindo-se na principal novidade da categoria. Provas com até 120 quilômetros serão disputadas num prazo de 4 horas. As disputas, obrigatoriamente, terão que ser cumpridas com o mínimo de 50 quilômetros por etapa. Serão incluídas zonas de radar adicionando três segundos de tolerância para os adiantados. As provas terão largada sempre às 10 horas e as inscrições poderão ser feitas até às 21 horas das sextas-feiras. Será obrigatória a apresentação da planilha através da internet.

Ficou deliberado também pelo descarte N-2 repete os dois melhores resultados do piloto. A bonificação será aplicada até quatro pilotos em uma única categoria. Para pontuar, o piloto terá que passar no primeiro Ponto de Controle (PC) da prova. Os participantes da reunião técnica aprovaram, também, a criação da categoria Over 50.

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Enduro F.I.M. – As novidades da temporada para o Enduro ficaram por conta da criação de times com até cinco inscritos com pontuação para os três melhores desde que em categorias diferentes. Ficou aprovada a criação da categoria Over 45. Foi aceito também o descarte N-1 a ser aplicado, eventualmente, a pilotos domiciliados na cidade mais próxima ou na sede do evento. Os mediadores defenderam a adoção de uma maior atenção a infraestrutura das provas, com enfoque na segurança para a categoria especial. Um parque fechado e diferenciado do parque de trabalho também foi uma questão defendida pelos mediadores.

Motocross – Assim como nos anos anteriores o estadual de motocross terá como base o Regulamento da Confederação Brasileira de Motociclismo – CBM. A temporada terá início no mês de março, tendo como possíveis cidades para a abertura Indaial ou São José. A confirmação da data e de qual das duas cidades sediará a primeira etapa será feita nos próximos dias.

A categoria intermediária foi um dos destaques de competividade e equilíbrio durante toda a temporada 2009 do Riffel MX. Entretanto para a final em São Miguel do Oeste, Victor Feltz e Maicon Kraemer chegaram disputando o título, sendo que Feltz levou a melhor. E para manter esse mesmo equilíbrio, o campeão e o vice sobem agora para as classes “pró” e terão que correr agora na MX2 ou MX1.

Já para os pilotos mais experientes está aberta a possibilidade da criação de uma categoria MX4. Como o nome sugere, a categoria seria destinada a pilotos com mais de 40 ou 45 anos.

Calendário de Provas: Regularidade
1ª – Nova Trento – 06 e 07 de março
2ª – Caçador – 27 e 28 de março
3ª – Paulo Lopes – 10 e 11 de abril
4ª – São Bento do Sul – 15 e 16 de maio
5ª – São Ludgero – 05 e 06 de junho
6ª – Camboriú – 26 e 27 de junho

Enduro – 1ª – Biguaçu – 20 e 21 de março
2ª – Lontras – 17 e 18 de abril
3ª – Armazém – 22 e 23 de maio
4ª – São Bento do Sul – 12 e 13 de junho
5ª – Jaraguá do Sul – 03 e 04 de julho
6ª – Balneário Camboriú – 17 e 18 de julho

Cross Country – 1ª – São Bento do Sul – 27 e 28 de fevereiro
2ª – Guabiruba – 03 e 04 de março
3ª – Blumenau – 27 e 28 de março
4ª – Gaspar – 10 e 11 de abril
5ª – Brusque – 24 e 25 de abril
6ª – Itajaí – 15 e 16 de maio
7ª – Gaspar – 05 e 06 de junho