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Introdução

Simples e barato!O motociclismo de turismo e passeio em grupo está cada vez mais incorporando tecnologia. A preferência dos motociclistas ultimamente é pelos intercomunicadores. Existem intercomunicadores de vários modelos, marcas e consequentemente de preços. Eu separei uns dois modelos para teste sendo um simples e outro mais sofisticado. Nesta coluna avaliei o MOTORRAD INTERCOM SYSTEM KOMMUNIKATOR, bastante popular na Europa pela sua simplicidade e baixo custo. Os intercomunicadores ajudam o piloto a se comunicar com a garupa e com outras motos eliminando a necessidade do uso da linguagem de sinais quando viajam em grupo ou em comboio.

Minha Maria usando o intercom

No teste que fiz com a minha Maria na garupa, usamos uma Yamaha XT 600. Uma coisa posso dizer: a Maria adorou o pequeno dispositivo. Segundo ela me disse: “ficar usando sinais e batendo no capacete sempre que precisa falar  algo importante com o piloto é uma complicação. E nem adianta tentar falar, pois ele não ouve e às vezes acaba irritando-o e tirando-lhe a atenção.” No teste a Maria pode falar comigo em vez de me chamar a atenção. Como ela controlava o volume da música, sempre que ela ia falar, abaixava o volume do MP3 e assim eu já esperava ouvir ela falar algo.

Alguns intercomunicadores utilizam a tecnologia Bluetooth e outros usam o sistema de comunicação através de fio e sem Bluetooth. Não precisa dizer que a tecnologia com fio é bem mais em conta e resolve o problema de se comunicar com a garupa e vice-versa, mas não permite que você possa se comunicar com outras motos de uma maneira mais fácil como a que é permitida pelos modelos que utilizam tecnologia Bluetooth. O modelo testado é o MOTORRAD INTERCOM SYSTEM KOMMUNIKATOR. Simples e fácil de usar o Motorrad Intercom é de fabricação alemã e distribuído pela Gingernuts. No Brasil ele pode ser adquirido em vários sites, dentre eles o Motorcycles Fortaleza ao preço sugerido de R$ 150,00.

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Testando

Este modelo não se comunica com outros dispositivosO Motorrad é bem pequeno (tamanho: 6×6 5x2cm, peso total: 80g. Ele é pouco maior que duas caixas de fósforos) e pode ser facilmente fixado no cinto ou no bolso interno da jaqueta. A melhor opção é colocá-lo em um saco plástico para protegê-lo da água em caso de chuva. Depois de fixar, na cintura ou no bolso interno, insira os headsets e os conecte ao aparelho. Voce pode conectar ainda um MP3 pela entrada de áudio auxiliar /headphone e assim, tanto piloto como garupa podem ir escutando música. Os volumes de piloto e garupa são independentes. Isso permite que o volume possa ser regulado e até mesmo um deles ser desligado. A entrada para o MP3 não tem volume independente. Para regular, você precisa ajustar a intensidade do som a partir do regulador do volume do MP3 e depois regular a intensidade do volume destinado a cada headset.

Usando o celular no lugar do MP3

Você pode usar o celular no lugar do MP3 e conectar com outros aparelhos via Bluetooth, mas apenas escutará, pois o microfone do headset não se comunica com o celular.  Na realidade esse procedimento é um arranjo que pode funcionar bem para poder atender ao celular no capacete, porém não recomendamos a utilização deste recurso e muito menos atender ao celular pilotando uma moto. A melhor configuração ainda é utilizar o Motorrad para falar com a garupa e vice-versa e ainda poder ouvir música.

Uso em capacetes abertos

Fácil de instalarO uso em capacetes abertos tem sua eficiência prejudicada por conta do vento, da velocidade e do uso de descargas muito abertas, mas andando em velocidade de até 100 km por hora e com vento a favor, não terá grandes problemas para poder se comunicar. A melhor opção é utilizar este intercom com capacetes fechados ou articulados. Para melhorar ainda mais a eficiência em capacetes fechados recomendamos o uso da balaclava que manterá o headset melhor fixado junto ao rosto e reduzirá o efeito do vento, o barulho da descarga e,  mesmo em alta velocidade, não afetará a comunicação entre piloto e garupa.

O consumo

O consumo é baixo e as duas pilhas AAA 1,5 V (não incluídas) duram vários dias sem problemas.

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Especificações Técnicas

Não precisa ter trabalho com configuraçõesPotência de saída: 150Mw

Frequência: 50 – 20 000hz +/- 3Db Áudio saída: 320 hm, 150mW.84Db +/- 3Db

Temperatura de operação:  Vai de menos 20 graus Celsius a 50 graus Celsius

02 entradas para headset 01 entrada auxiliar

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Os Headsets possuem conectores com cabos de 1m de comprimento e com plugue Ø3 de 5mm.

Conclusão

Para quem precisa de um intercom e não possui ou não pretende gastar muito com aquisição de um aparelho mais sofisticado o Motorrad resolve bem para a comunicação com garupa, ouvir música e até atender ao celular (deixe o celular com a garupa). Apesar de ter as suas conexões através de fio, ele é pequeno, leve e fácil de usar. Consome muito pouco e se tomar os devidos cuidados, não dará manutenção.  O incoveniente é não permitir a sua utilização para se comunicar com outras motos. Para quem deseja usar um intercom para este fim existem outros modelos, dotados de recurso Bluetooth, que eu vou testar e trazer para vocês. Nossos agradecimentos ao Motorcycles Fortaleza pela cessão de um aparelho para teste. A garantia é de 90 dias e pode ser exercida com a loja.

Maiores informações: [email protected].

 

Obs.: Para facilitar a discussão sobre esse assunto, criamos um tópico no fórum para os motonliners. Clique aqui para acessar o tópico.

Luís Sucupira
Motociclista desde os 18 anos. Jornalista e apaixonado por motos desde que nasceu.