Uma marca indiana quer ‘virar o jogo’ com novo motor 300cc! Isso mesmo, a TVS já planeja uma nova unidade para lançar no exterior, querendo fazer frente a produtos consolidados de rivais como Bajaj e Royal Enfield.
Marca indiana quer ‘virar o jogo’ com novo motor 300cc
A TVS apresentou um novo motor, que pode ser um ponto de mudança no mercado. Trata-se de um novo 300 cc com refrigeração líquida, sendo o primeiro de uma série de motores maiores que ainda virão, segundo a marca indiana.
No exterior, a TVS é uma parceira da marca BMW. Mais precisamente, a empresa indiana produz e comercializa também os motores de 310 cc vistos nas motos alemãs, como G 310 GS e G 310 R. Entretanto, o novo motor da TVS não será uma nova versão deste 310cc.
Segundo a imprensa especializada no exterior, a nova unidade da TVS será um propulsor totalmente novo. Mais do que isso, ao contrário do atual motor 310, que já está em sua capacidade máxima, o novo 300cc poderá ainda ser aumentado significativamente em deslocamento.
Desta forma, o novo motor da TVS pode ganhar novos padrões, cilindradas e potências, equipando motos maiores que 300 cilindradas. Além disso, a nova unidade pode vir a equipar também modelos das BMW.
Veja também:
- Melhor que Dominar? Como é a nova Bajaj de 400 cc
- BMW R1250 GSA, teste completo na versão Triple Black
- Enfim, no Brasil: veja a scooter BMW C 400 X em detalhes
Nova BMW trail 450 cc e futuro do 310cc
Recentemente, a BMW apresentou a nova Concept F, uma 450 GS que oferece um vislumbre de como será o próximo lançamento da marca. O modelo é uma trail de 450 cc, criada para atender o mercado de motos da classe A2 na Europa, a categoria dos recém licenciados.
A BMW Concept F 450 GS carrega o DNA característico da família GS. Além disso, tal como acontece com a versão Trophy da R 1300 GS, a novidade foi apresentada com esquema de cores de azul, branco e vermelho – com a cor base de Racing Blue metálico.
Entretanto, é a motorização da trail que chama a atenção. Ela é movida por um novo motor 450 de dois cilindros, desenvolvido a partir do zero, que entrega o total de 48 cv. Curiosamente, esse motor também será produzido pela TVS e deve equipar também motos da marca indiana.
Porém, a nova unidade dois cilindros da 450 GS não parece ter sido uma derivação do novo monocilíndrico de 300cc da empresa indiana. Ou seja, a TVS ainda tem uma surpresa para apresentar ao público, resta apenas esperar.
Por fim, o atual motor 310 cc também não parece ter chegado ao fim da linha. Isso porque, no exterior, a unidade já foi homologada para as mais recentes normas. Em resumo, isso indica que, ao menos na Índia, o 310 ainda terá mais tempo de mercado.