Publicidade

Ele vai ter pela frente a forte oposição do companheiro de equipa Dani Pedrosa e do rival da Yamaha Factory Racing, Jorge Lorenzo, os únicos três a terem já subido ao pódio este ano. Eles são já vistos como uma das maiores rivalidades dos 64 anos de história do desporto, tendo partilhado os degraus do pódio por 16 vezes, um recorde com mais quatro presenças entre os três primeiros que qualquer outro trio do Le Mans, que será palco do 55º Grande Prémio neste fim-de-semana, também verá Stoner em busca do 19º pódio consecutivo.
Depois de ter ganho as duas últimas corridas, e com claros sinais de ter recuperado do problema de pressão no braço, ele continua a ser o homem a bater. Lorenzo, apenas a um ponto de distância do australiano na classificação, tem sido o rival mais consistente até ao momento e estará apostado em levar a melhor sobre o Campeão do Mundo na pista onde já triunfou por duas vezes na categoria rainha.

Pedrosa, por outro lado, assinou o 100º pódio no Estoril, e vai dar tudo para registar a primeira vitória do ano num traçado onde ainda nunca venceu na categoria rainha. Cal Crutchlow e Andrea Dovizioso, da Monster Yamaha Tech 3, já foram protagonistas de algumas grandes batalhas a dois e vão estar apostados em repetir a dose uma vez mais, mas ainda lhes falta algo para acompanharem os três da frente.

A dupla da Ducati Team, Valentino Rossi e Nicky Hayden, que na última jornada teve sorte mista, vai para a pista gaulesa optimista depois de Rossi ter conseguido o melhor resultado da época com a Ducati ao terminar em sétimo. Ficando a 26 segundos do vencedor Stoner, esta foi a primeira vez em que qualquer piloto Ducati conseguiu terminar mais perto do vencedor desde o sétimo lugar de Rossi em Misano no ano passado. O italiano tem também boas memórias da pista francesa, não fosse Le Mans o local do único pódio de Rossi no ano passado.

Os pilotos satélite da Honda, Álvaro Bautista (San Carlo Honda Gresini) e o estreante Stefan Bradl (LCR Honda MotoGP) vão dar tudo para melhorarem as suas prestações deste ano, enquanto Héctor Barberá, da Pramac Racing, aos comandos da sua Ducati satélite vai tentar melhorar o 10º posto conseguido no Estoril. Karel Abraham (Cardion AB Racing) ainda não terminou uma corrida esta época e esperará mudar a sorte.

Publicidade

Depois de ter fracturado a clavícula esquerda na qualificação do Estoril Colin Edwards (NGM Mobile Forward Racing), vai ser substituído pelo vencedor de Le Mans de 2007 Chris Vermeulen, que fará a primeira corrida no MotoGP desde 2009. A dupla da Power Electronics Aspar, Randy de Puniet e Aleix Espargaró, vai tentar repetir o feito de ser a melhor entre as CRT, com De Puniet a contar com a motivação extra de Le Mans ser a sua pista caseira.

Michele Pirro, da San Carlo Honda Gresini, e Danilo Petrucci, da Came IodaRacing Projects, esperam uma vez mais uma sólida prestação, enquanto Mattia Pasini (Speed Master), James Ellison (Paul Bird) e a dupla da Avintia Blusens, Yonny Hernandez e Iván Silva, vai tentar inverte a sorte nesta ronda e terminar a corrida.