Publicidade

Você já deve der ouvido falar em equipe satélite na MotoGP. Ela nada mais é do que um time particular que adquire motos de uma das fabricantes do grid e, embora seja privada e tenha autonomia própria, atua como uma espécie de suporte da equipe principal. É voltada ao desenvolvimento de jovens pilotos, atualizações, estratégias e até mesmo para aumentar a exposição da marca no grid.

A novidade é que a Aprilia terá uma equipe satélite pela primeira vez. O time privado RNF Racing fará compahia ao esquadrão de fábrica Racing Team Gresini, totalizando 4 motos RS-GP no grid. Atualmente, a RNF compete com motos da Yamaha.

Aprilia com reforço na MotoGP

A equipe de fábrica é representada pelos pilotos Maverick Viñales e Aleix Espargaró, em boa fase após vencer o MotoGP da Argentina e ocupar a segunda colocação no mundial de pilotos. Com 114 pontos somados, ele está a apemas 8 pontos do líder e atual campeão, Fabio Quartararo. Até aqui a RNF Racing somou apenas 14 pontos.

Aleix Espargaró conquistou sua primeira vitória na MotoGP da Argentina esse ano. Espanhol é o vice-líder do campeonato

Aleix Espargaró conquistou sua primeira vitória na MotoGP da Argentina esse ano. Espanhol é o vice-líder do campeonato

Publicidade

Aprilia aposta em desenvolvimento de pilotos da RNF Racing

A WithU Yamaha RNF Racing hoje conta com os pilotos Andrea Dovizioso e Darryn Binder. A equipe se junta à Aprilia com o intuito de desenvolver novos pilotos que mais tarde poderão ingressar no time principal.

“Estamos absolutamente entusiasmados com esta parceria de longo prazo com a Aprilia Racing. A nossa filosofia continua sendo trabalhar em conjunto com a equipe de fábrica para desenvolver pilotos que um dia se tornarão pilotos de fábrica da Aprilia. Vamos ajudá-los no desenvolvimento para garantir que continuemos a ser competitivos e finalmente vencer com a Aprilia Racing”, disse Razlan Razali, fundador e diretor da equipe RNF.

Chefes da Aprilia e RNF Racing celebram a parceria para a MotoGP 2023

Chefes da Aprilia e RNF Racing celebram a parceria para a MotoGP 2023

A princípio, a parceria será de dois anos, com possibilidades de extensão. Dessa forma, o objetivo da fabricante -que pela primeira vez investe em uma equipe satélite- é aprimorar seus os programas de desenvolvimento na categoria, para fazer frente às rivais já estabelecidas na MotoGP, assim como a Yamaha e a Ducati.

Publicidade

“Estou feliz em anunciar o acordo com a RNF Racing. Sempre raciocinamos em pequenos passos e como demonstramos a competitividade do nosso RS-GP”, afirmou Massimo Rivola, CEO da Aprilia Racing, que ainda completou dizendo: “Estamos pensando, claro, em novos pilotos e melhorar a competitividade. Mas também de criar novas gerações de engenheiros, técnicos e gestores. Para continuar e melhorar a extraordinária tradição italiana da Aprilia Racing.”

RS-GS Aprilia Racing motogp

Modelo RS-GP Aprilia Racing 2022

Veja também:

História da RNF Racing na MotoGP

A equipe estreou na categoria como Sepang Racing Team, na época apoiada pelo circuito malaio. Logo após entrar na categoria em 2014, de início nas categorias Moto3 e Moto2, subiu para a categoria principal em 2018. Naquela temporada, o ítalo-brasileiro Franco Morbidelli era um dos pilotos da equipe junto com o francês Fabio Quartararo, que mais tarde iria substituir Valentino Rossi na Yamaha em 2021 e conquistar o título mundial.

Publicidade
Franco Morbidelli e Fabio Quartararo na antiga equipe da RNF Racing da motogp

Franco Morbidelli e Fabio Quartararo na antiga equipe da Sepang Racing Team

Ao final de 2021, o patrocinador principal, a Petronas, decidiu se retirar da equipe. Sendo assim, o time foi reconfigurado e recebeu um novo nome, RNF Racing.  Para dar início ao projeto de novos pilotos, o jovem Darryn Binder (irmão do veterano Brad Binder), se juntou à equipe. Com essa nova parceria da Aprilia, certamente o projeto de renovação da RNF Racing está apenas começando.

Thiago Ruanovi
Desde criança apaixonado pelo esporte a motor e através dele, conheceu essa coisa chamada comunicação.