Publicidade

A BMW está trabalhando forte em novos modelos de motos. Se há algumas semanas registrou recentemente a sigla R12, indicando que está trabalhando numa custom menor que a R18, agora solicitou a patente do nome Roctane. Ainda não sabemos qual, mas uma nova moto BMW vem aí.

Roctane, a nova moto BMW

Ao contrário do título R12, parece mais difícil prever como a BMW planeja usar o nome Roctane. Já registrado na Alemanha, os direitos internacionais dessa nova nomenclatura estão atualmente pendentes, mas o pedido da marca deixa claro que o título se destina a ser usado em motocicletas.

r18, uma das novas moto bmw custom

Novidade poderia ser a inédita R18/2

A maioria das motos da BMW são nomeadas com letras e números. Por exemplo, os alemães já registraram o nome M 1300 GS, para um modelo esperado para 2023. M significa que é uma máquina de alto desempenho, 1300 fala sobre a capacidade aproximada e GS mostra que é uma adventure. Sim, estamos falando na nova BMW big trail.

Publicidade
r18, moto bmw

Roctane poderia ser conceito custom ainda não lançado

Mas a Roctane não dá essas pistas! O fato do nome começar com um R sugere que provavelmente é destinado a uma máquina com motor boxer (como a R 1250 GS, R 1200 NineT e etc), de dois cilindros opostos. Roctane também pode ter ligação com o antigo emblema Rockster, que foi usado em uma versão streetfighter da R 1150R, de 2001-2006.

Veja também:

Publicidade

Pode ser o lançamento da R18/2?

O nome Roctane pode indicar uma cruiser orientada para o desempenho – baseada na R18 ou na especulada R12. Ao menos é o que parece ser o provável destino do emblema. Em 2019, o conceito R18/2 da BMW anteviu uma versão rebaixada e com carenagem parcial da R18, que ainda não foi lançada.

Poderia então a R18/2 se tornar a Roctane? Não há motivos para achar que não. Anteriormente, pedidos de marca registrada da BMW já revelaram a existência de modelos como as atuais R18 Transcontinental e o scooter elétrico CE 04.

Fernando Santos
Jornalista amante do mundo da moto, vivendo destinos e sons. Ávido por novidades e crescido com o cheiro de motor dois tempos. [email protected]