Publicidade

Rossi começa época com vitória emocionante no Qatar

O Campeão do Mundo começou a defesa do ceptro em 2010 com uma vitória, isto enquanto Stoner caiu numa corrida emocionante em que Lorenzo acabou por terminar em segundo e Dovizioso bateu Hayden na linha de meta.

Os cinco meses de espera para o início do Campeonato do Mundo de 2010 terminaram nesta noite de domingo no Commercialbank Grande Prémio do Qatar, uma corrida de abertura de época emocionante em Losail e onde Rossi não decepcionou os fãs ao garantir a vitória à frente de Jorge Lorenzo e Andrea Dovizioso.

Numa emocionante partida Dani Pedrosa (Repsol Honda) disparou para a liderança à entrada para a Curva 1 e o espanhol, em conjunto com Rossi, o hem da pole Casey Stoner (Ducati Marlboro) e o seu companheiro de equipa Nicky Hayden começaram a lutar pela liderança.

Publicidade

Mika Kallio (Pramac Racing) viu as dificuldades do fim-de-semana a não se dissiparem, sendo um dos primeiros a cair. Azar que também bateria à porta de Stoner. O australiano perdeu a frente da Desmosedici GP10 na Curva 4, na quinta volta, e já não teve como voltar à corrida que liderava. Um golpe duro e que pôs pontos final à sequência de vitórias nocturnas de Stoner nos últimos três anos.

Rossi foi quem mais ganhou com o incidente, pois assumiu a liderança da prova para não mais a perder até final, isto apesar dos intentos de Dovizioso e Hayden que nessa altura rodavam logo atrás do italiano. Mas a verdade é que mais um nome faria a história da corrida. Jorge Lorenzo (Fiat Yamaha) escalava posições ao longo da corrida para se colar ao americano e ao italiano.

As emoções foram crescendo e Dovizioso começou a atacar Rossi, para chegar mesmo a destacar-se na frente por alguns metros, contudo o Campeão do Mundo respondeu de imediato e começou a isolar-se na frente para conquistar a sua primeira vitória nocturna nos Grandes Prémios. Enquanto isso, Hayden pressionava Dovizioso, mas sem grande sucesso.

Ao mesmo tempo, Lorenzo ganhava terreno sobre os homens do pódio e passou por Hayden e pouco depois por Dovizioso para reclamar a segunda posição à entrada para a última volta.

Publicidade

Com Rossi a ganhar de forma clara com mais de um segundo de margem e Lorenzo tranquilo em segundo, Hayden ainda tentou o mais baixo do pódio, mas acabou por ser batido por Dovi em cima da linha de meta por apenas 0,011s.

Ben Spies (Monster Yamaha Tech3) foi o melhor entre os estreantes ao terminar em quinto depois de partir de 11º da grelha, com Randy de Puniet (LCR Honda) e Pedrosa a ocuparem as sexta e sétima posições, respectivamente.

Colin Edwards (Monster Yamaha Tech3), Loris Capirossi (Rizla Suzuki) – no seu 300º Grande Prémio – e Hiroshi Aoyama (Interwetten Honda MotoGP) completaram a lista dos dez primeiros, isto enquanto Marco Simoncelli (San Carlo Honda Gresini Team), Héctor Barberá (Páginas Amarillas Aspar) e Marco Melandri (San Carlo Honda Gresini Team) fecharam a lista dos pilotos classificados.

O estreante Álvaro Bautista (Rizla Suzuki) sofreu desapontante queda na estreia na categoria rainha já ao cair do pano e quando rodava em 13. Quem também foi ao chão foi Aleix Espargaró.

Publicidade