Publicidade

Rossi e Lorenzo arrasam, equipe se prepara para Le Mans

Os pilotos Fiat/Yamaha Valentino Rossi e Jorge Lorenzo viajaram para o lend rio circuito de Le Mans este fim de semana buscando se manter na briga pelo t¡tulo de da MOTOGP 2008 ap¢s dominarem as primeiras posi‡äes nas etapas iniciais.

A dupla tem trˆs poles, sete p¢dios e duas vit¢rias at‚ agora – assegurando a lideran‡a do campeonato de equipes e de construtores para deleite dos torcedores.

A £ltima corrida em Xangai foi a mais impressionante para a equipe, com Rossi se entendendo com os pneus Bridgestone para conseguir uma grande primeira vit¢ria na temporada, al‚m de Lorenzo conseguir um her¢ico quarto lugar em sua YZR-M1 cal‡ada com pneus Michelin, apesar de quebrar os dois tornozelos durante os treinos livres.

Publicidade

O espanhol que est  em segundo no campeonato, enfrenta um grande desafio f¡sico e mental este fim de semana ap¢s estar numa cadeira de rodas desde o retorno da China. Os danos nos tornozelos levarÆo meses para se recuperar 100%, mas Lorenzo nÆo ter  tempo para por as barbas de molho, com sete corridas se aproximando nas pr¢ximas dez semanas a temporada entra em sua fase mais ocupada. Contudo o piloto de 21 anos tem boas lembran‡as de Le Mans, onde conquistou a pole e a vit¢ria no ano passado.

— The Doctor– teve cinco p¢dios na categoria em Le Mans, incluindo duas vit¢rias. Com a vit¢ria na China o italiano contabiliza 89 vit¢rias em todas as categorias, colocando o piloto a apenas uma vit¢ria de Angel Nieto, que est  em segundo na lista de maiores vencedores atr s de Giacomo Agostini.

Le Mans ‚ uma das pistas mais t‚cnicas do calend rio, a maior dificuldade ‚ fazer a primeira curva – uma das mais r pidas do MOTOGP – que em seguida por uma apertada chicane. O resto da pista ‚ composto de seqˆncias e grampos, exigindo muito equil¡brio e controle nas seguidas freadas, al‚m da transferˆncia r pida de uma frenagem forte para acelera‡Æo total na sa¡da de curva.

Valentino Rossi – -O ano passado Le Mans nos desanimou – esper vamos bons resultados na pista seca, mas a chuva veio e as coisas nÆo foram como o esperado– . Este ano por‚m n¢s vamos embalados pela vit¢ria na China e eu acredito que faremos bonito no final de semana. China foi um grande impulso para todos, um grande resultado para todos que trabalharam duro at‚ agora nessa temporada temos que continuar assim. A Yamaha normalmente vai bem em Le Mans e apesar disso ser  a primeira vez que estaremos l  com os pneus Bridgestone, e estou confiante que eles serÆo bons l . Estamos a nove pontos do topo do campeonato, mas nossos rivais tamb‚m estÆo motivados, vamos buscar o m ximo de pontos. Est  ‚ a fase de muito trabalho por‚m com muita diversÆo.

Publicidade

Davide Brivio – Chefe de equipe – Xangai foi uma corrida que mostrou quanto progresso fizemos desde o Qatar. Os engenheiros fizeram um ¢timo trabalho, Valentino foi incr¡vel e estamos muito motivados. Em 2006 quase ganhamos Le Mans, em 2007 tivemos problemas na chuva, entÆo em sinto que temos contas para acertar com essa pista.–

Jorge Lorenzo – Eu tive sorte na China! Se eu tivesse ca¡do de outra forma teria que ser hospitalizado at‚ a metade da temporada. Na China eu percebi os riscos do esporte; como piloto tive que correr certos riscos no domingo, com minhas emo‡äes e sentimentos, Eu sabia que minha equipe nos boxes dependia de mim. Eu nÆo estarei 100% em Le Mans, mas mentalmente estou mais forte e este ‚ meu circuito favorito. China foi uma infelicidade mas agora ‚ seguir em frente!–

Danielle Romagnoli – Chefe de equipe;
— Obviamente Jorge esta mais machucado do que pens vamos na China e o osso no tornozelo direito ‚ um problema esperamos que esteja melhor at‚ a Fran‡a–. Le Mans ‚ uma pista onde a Yamaha costuma se destacar, para n¢s o mais importante ‚ manter o foco.