Publicidade

Rossi lidera caminho no Prémio BMW M

O Campeão do Mundo Valentino Rossi lidera a classificação do Prémio BMW M para o melhor qualificado, tal como lidera a geral de MotoGP.

Com quatro jornadas ainda pela frente no Campeonato do Mundo de MotoGP de 2009 Valentino Rossi pode estar a caminho da glória dupla, com 30 pontos de margem na tabela geral e cinco no Prémio BMW M.

Tendo começado quatro das últimas cinco corridas na pole, Rossi conseguiu passar à frente do companheiro de equipa Jorge Lorenzo na tabela do Prémio BMW M, se bem que a batalha pela supremacia entre a dupla da Fiat Yamaha deverá ir até ao cair do pano.

Publicidade

Rossi permitiu a Lorenzo assumir a vantagem inicial no Prémio BMW M quando se qualificou fora da primeira linha em três provas consecutivas (Jerez, Le Mans e Mugello), mas desde então melhorou muito a sua prestação nas qualificações e com seis poles até ao momento em 2009 é um claro merecedor da liderança desta tabela.

Contudo, Lorenzo também seria um justo vencedor do prémio se mantiver o soberbo recorde de qualificações na primeira linha em todos os Grandes Prémios já disputados este ano. Ele esteve na pole na estreia no MotoGP, no Qatar, e liderou a grelha por quatro vezes esta época, se bem que a sua última pole foi em Julho, em Laguna Seca.

Atrás do domínio de fábrica da Yamaha surgem os demais a 70 pontos de Lorenzo, o que significa que é pouco provável que o Prémio BMW M seja conquistado por outro piloto que não os dois primeiros. Dani Pedrosa, da Repsol Honda é o terceiro. O piloto de Barcelona conta com duas poles em 2009 e esteve na primeira linha nas últimas quatro corridas, mas as lesões de pré época afectaram as suas qualificações no Qatar e Japão com um 14º e um 11º postos, respectivamente.

A mais 19 pontos de Pedrosa surge o vencedor do Prémio BMW M de 2008 Casey Stoner, que começou a época em grande com a vitória desde a pole no Qatar. É claro que não ter estado presente nas últimas três jornadas o deixou fora da corrida, mas Stoner só por duas vezes se qualificou na primeira linha antes de estar doente.

Publicidade

Em quinto surge Colin Edwards, da Monster Yamaha Tech3. Edwards tem-se qualificado em quinto, sexto ou sétimo ao longo do ano.

Atrás de Edwards está Andrea Dovizioso, que é quinto da geral à frente do texano, e também ainda não conseguiu uma partida da primeira linha da grelha, isto apesar de já ter estado perto várias vezes.