Publicidade

Rossi ofusca rivais e conquista pole em Assen

Italiano persegue vitória a partir da pole, à frente de Pedrosa e Lorenzo.

Valentino Rossi vai começar a sua perseguição pela 100ª vitória num Grande Prémio a partir da pole no circuito de Assen no sábado à tarde, graças à melhor volta do Alice TT Assen com 1m36,025s.

Apesar de esta ser a segunda pole position da temporada de 2009 de Rossi, é a primeira vez que ele consegue fazer a volta mais rápida numa sessão de qualificação. A sua primeira pole da temporada foi obtida com os tempos dos treinos livres, quando a sessão de qualificação no Japão foi cancelada devido à chuva.

Publicidade

O piloto da Fiat Yamaha foi perseguido por Dani Pedrosa (Repsol Honda), que ficou a menos de um décimo de segundo da volta mais rápida do italiano. Pedrosa regressa, assim, à linha da frente, depois de duas corridas arredado dessa posição.

Jorge Pedrosa mantém o seu recorde de presenças na linha da frente, tendo ficado apenas três décimos de segundo abaixo do tempo do seu companheiro de equipa, Valentino Rossi, não obstante o esforço final nas últimas voltas da sessão para conseguir conquistar a pole. Pedrosa é agora o único piloto que se qualificou para a linha da frente em todas as corridas da temporada de 2009 realizadas até ao momento, relegando o único candidato à mesma marca – Casey Stoner – para a quarta posição da grelha.

Apesar de Stoner ter cruzado a linha de chegada com tempo suficiente para uma nova volta, o australiano preferiu regressar à boxe. O piloto da Ducati Marlboro voltou a ter problemas em dominar a sua mota, quer durante a manhã, quer já na sessão da tarde.

Uma vez mais, Colin Edwards qualificou-se para a segunda linha da grelha, depois de ter liderado a sessão por um curto período, ficando ao lado do também veterano Loris Capirossi da Rizla Suzuki .

Publicidade

Niccoló Canepa, rookie da Pramac Racing, protagonizou a única queda da sessão, que não teve consequências para o piloto