Publicidade

Rossi soma e segue com vitória em Brno

O líder do Campeonato do Mundo Valentino Rossi apresentou-se ao seu melhor em Brno para conquistar nova vitória e distanciar-se mais do rival e companheiro de equipa Jorge Lorenzo na corrida ao título.

O italiano Valentino Rossi regressou à acção depois da paragem de Verão da melhor forma possível ao levar de vencida o Cardion ab Grande Prémio da República Checa deste domingo após animado duelo com o companheiro de equipa na Fiat Yamaha, Jorge Lorenzo.

O Campeão do Mundo e líder do campeonato viu-se batido pelo arranque canhão de Dani Pedrosa desde a terceira posição, mas ao cabo de algumas curvas voltou à liderança depois de ter partido da pole.

Publicidade

Mas o veterano italiano ainda teve de ser ver com o seu próprio companheiro de equipa. Com uma largada mais modesta que os outros dois ocupantes da primeira linha, Lorenzo começou por rodar em terceiro, mas cedo se viu que essa não seria a sua posição. Uma vez passado Pedrosa, o jovem espanhol foi atrás de Rossi para levar a cabo animado duelo pelo triunfo.

Rossi e Lorenzo começaram então a apresentar uma sequência de voltas rápidas, que por mais de uma vez pulverizaram o anterior recorde do traçado estabelecido pelo ausente Casey Stoner, e isolaram-se na frente da corrida. Lorenzo voltou a apresentar mais uma excelente prestação e chegou mesmo a saltar para a frente do pelotão a seis voltas do final. Contudo, o jovem espanhol perdeu a frente da moto e caiu sem possibilidades de voltar à corrida, sofrendo assim a segunda desistência consecutiva.

Já Pedrosa via-se isolado com a sua Repsol Honda durante a maior parte da prova no terceiro posto e sem qualquer tipo de oposição, mas com a queda do compatriota Lorenzo acabou por cruzar a meta na posição intermédia do pódio.

Mais atrás vivia-se luta tão emocionante como a que se verificou pela vitória. Toni Elías, que ficou a saber este fim-de-semana que não vai continuar com a San Carlo Honda Gresini, levou a cabo a sua melhore prestação da época ao embarcar em fortíssimo duelo com o vencedor da corrida de Donington Park, Andrea Dovizioso, e até mesmo com o italiano da Rizla Suzuki, Loris Capirossi.

Publicidade

Capirossi descolou um pouco a dada altura, mas não baixou os braços e acabou por voltar a colar-se aos dois rivais para alinhar naquela que passou da luta pelo quarto posto à disputa pela terceira posição do pódio. Dovizisoso ainda conseguiu bater Elías por breves momentos, mas o espanhol não esteve de meias medidas e assim que recuperou a terceira posição para garantir o primeiro pódio da temporada.

Com o cair da bandeira de xadrez Capirossi ainda esboçou um derradeiro ataque sobre a linhas, mas teve de se contentar com o quinto posto. Atrás de si, e a completar a lista dos dez primeiros, ficaram Nicky Hayden (Ducati Marlboro), Colin Edwards (Monster Yamaha Tech3), Alex de Angelis (San Carlo Honda Gresini), James Toseland (Monster Yamaha Tech3) e Randy de Puniet (LCR Honda).

Quem também caiu já na última volta foram Mika Kallio e Marco Melandri. O finlandês, temporariamente na oficial Ducati Marlboro em substituição de Stoner, foi passado pelo piloto da Hayate Racing, mas acabou depois por colidir com Melandri. Os pilotos, tal como Lorenzo, saíram ilesos do incidente, se bem que a protestarem um com o outro.