Publicidade

Os indianos da Royal Enfield vão iniciar em breve a montagem de suas motos no Brasil. Tudo isso, a partir da planta fabril da Dafra, localizada no polo de Manaus (AM), seguindo um modelo que já parece ter dado certo para outras marcas. No entanto, eles já planejam sua fábrica própria e também novos lançamentos.

Royal Enfield vai montar motos no Brasil

Royal Enfield é uma marca de origem britânica, mas que atualmente pertence ao grupo indiano Eicher Motors. No Brasil, a presença oficial da empresa vai completar cinco anos. Por aqui, a Royal tem no catálogo 4 modelos, as bicilíndricas 650 cc Interceptor e Continental GT, além da trail Himalayan e o recente sucesso, Meteor 350.

Hoja a Royal importa as motos já prontas para rodar e apenas as vende aqui, mas o projeto é ter montagem própria em breve. Assim, o objetivo é acelerar a entrega de motos 0km

Hoje, as motocicletas são importadas da Índia no sistema CBU (Completely Built-Up), completamente montadas e já prontas para rodar. Mas segundo Claudio Giusti, manager da marca, em breve as motos serão produzidas na planta da Dafra, em Manaus (AM).

Publicidade

Com isso, os modelos serão importados completamente desmontados das fábricas indianas e serão montados no Brasil. Uma operação chamada de CKD (Completely Knocked Down). No entanto, a empresa ainda não definiu uma data para esse início.

royal enfield motos - fábrica na índia

Atualmente, motos vem diretamente da unidade na Índia

Vale lembrar que a unidade da Dafra monta atualmente modelos da KTM e da Ducati. Além disso, a BMW já montou suas motos por lá, entre 2009 e 2016, até que inaugurou sua fábrica própria no Brasil. Falando nisso…

Veja também:

Publicidade

Marca planeja fábrica e moto nova no país

A Royal Enfield tem planos ainda mais ambiciosos no país. A médio prazo a marca pretende ter uma unidade fabril própria na capital amazonense. No Brasil, segundo dados da Fenabrave (Federação que reúne os distribuidores de veículos do país) a Royal já ocupa o sexto lugar no ranking de vendas.

royal enfield motos 350

Classic 350 é uma das novidades que pode vir ao Brasil

Somente neste ano foram emplacadas 2.536 motos da fabricante indiana, entre janeiro e abril. Por hora, a montagem de motos por aqui deve acelerar as entregas de zero quilômetro e a chegada de novos modelos.

Uma das novidades já aguardadas é a Classic 350, que tem a base mecânica da Meteor. Com isso, um lançamento no país pode ser facilitado em breve. Moto que pode figurar já nas cinco novas concessionárias que a marca pretende abrir, até março de 2023. Atualmente, existem 20 revendedores, em 14 estados.

Publicidade

Fernando Santos
Jornalista amante do mundo da moto, vivendo destinos e sons. Ávido por novidades e crescido com o cheiro de motor dois tempos. [email protected]