Publicidade

A própria denominação do novo veículo brinca com o fato de que picapes são geralmente imaginadas para os Estados Unidos (US se estivesse em letras maiúsculas e us, em letras minúsculas, valendo nós em inglês). Marcada para o Salão de Detroit, de 14 a 22 de janeiro próximo, a Rule-Breaker é minúscula, um conceito prático para o século XXI e suas realidades de tráfego urbano.

Rule-Breaker significa quebrador de regras – e uma picape smart quebra as regras das imensas picapes americanas: suas dimensões externas de 3.547 mm de comprimento, 1.506 mm de largura e 1.701 mm de altura, não chamariam atenção na caçamba de uma maxi pick-up.

A CEO da smart, Annette Winkler, diz “Nós da smart amamos picapes – desde que elas sejam pequenas por fora, grandes por dentro, muito seguras e extremamente confortáveis. Com a smart for-us, um posto de gasolina já não é mais necessário!”

Como a car2go, a iniciativa de sucesso global de compartilhamento de veículos smart para maior flexibilidade do tráfego urbano, a smart for-us é um conceito de mobilidade. Tem lugar de sobra para duas pessoas e espaço atrás para duas bicicletas elétricas esmart. Graças às baias de carga nos pontos de estacionamento, as baterias estarão sempre carregadas.

Publicidade

O entreixos 613 mm maior e as bitolas 50 mm mais largas do que os dos smart normais enfatizam sua aparência robusta, embora seus pequenos balanços dianteiro e traseiro a tornem muito compacta. A tampa traseira é eletricamente acionada e ao abrir, ela retrai 280 mm, deixando a prancha de carga de 900 mm com acesso facílimo. A visão para trás é perfeita através de uma câmera de vídeo em vez de um espelho.

O trem de força elétrico é baseado no conceito inovador do smart fortwo que será lançado na próxima primavera (nosso outono) com motor magneto-elétrico de 55 kW, que torna o carrinho agílimol: 130 Newton metros de torque, aceleração imediata, ultrapassagens tranqüilas e máxima de 120 km/h. Sua bateria de íons de lítio tem capacidade de 17,6 kWh.