Publicidade

A tradicional marca japonesa pode estar trabalhando em um quarto modelo com motorização derivada da Africa Twin 1100. Rumores vindos diretamente do Japão falam que seria mais uma moto da família Honda CB.

 

Nova CB derivada da Africa Twin 1100

A revista automotiva japonesa Young Machine publicou um artigo, bem como algumas renderizações, de uma suposta nova Hawk 11. Sim, os rumores são de que a Honda está ressuscitando o icônico nome, de uma moto popular nos anos 70, a CB 400T Hawk.

CB 400T Hawk da década de 70 poderia ser reeditada

Publicidade

Na época, o modelo era movido por um motor bicilíndrico de 395cm³. No entanto, agora sua reedição viria motorizada pelo propulsor da Africa Twin 1100. A proposta não seria lá novidade, uma vez que já vemos três modelos carregando o motor de 1.084 cc da aventureira.

Além da própria big trail, há a tourer NT1100, apresentada no ano passado. Antes ainda foi lançada no exterior a mais nova custom Rebel 1100, movida pelo mesmo conjunto mecânico.

Segundo publicação japonesa, modelo poderia retornar com motor 1100 e câmbio DCT, por que não?

Veja também:

Publicidade

Fim da era das refrigerados a ar

Como se tem visto, os padrões de emissões modernos resultaram em fabricantes se afastando de motores de alta capacidade, multicilindros e refrigerados a ar. Amostra disso foi a edição final da CB 1100RS.

Assim, enquanto os motores mais modernos refrigerados a líquido continuarão a existir, o tempo parece forçar a Honda a se despedir da era dos refrigerados a ar de alta potência. Nessa nova era, o motor bicilíndrico paralelo da Africa Twin parece ser o caminho futuro.

Honda CB 1100RS deve ser o grito final de uma era…

Prova disso, é o rumor que a gama CB da Honda – sem dúvida uma das mais emblemáticas da história do motociclismo – pode ganhar o motor da aventureira. Se a Hawk de fato for lançada, pode surgir vestida de café racer, ao estilo neo-retrô.

Publicidade

De fato, atualmente a Honda continua a produzir os modelos CB 400 e CB 1300 Super Four de estilo clássico, exclusivamente no Japão. No resto do mundo, as CB 650R e CB 1000R recebem o visual Neo Sports Cafe.

A nova Honda Hawk 11 poderia vir ainda com visual mais futurista…

Motor da Africa Twin: nova Honda CB pode vir em breve

Para provocar ainda mais os empolgados com a possível novidade, a Young Machine também especula que a moto será exibida no Osaka Motorcycle Show. O evento está agendado para março, bem como no Tokyo Motorcycle Show. Dito isto, vamos ficar atentos, pois parece que uma Honda CB pode ser surpresa no próximo mês!

Fernando Santos
Jornalista amante do mundo da moto, vivendo destinos e sons. Ávido por novidades e crescido com o cheiro de motor dois tempos. [email protected]