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Especialistas e fabricantes nacionais e internacionais reúnem-se no Colloquium Internacional SAE BRASIL de Freios & Mostra de Engenharia

Nos dias 7 e 8 de maio, Gramado, RS, antecipará o futuro tecnológico na área de freios, durante o 9º Colloquium Internacional SAE BRASIL de Freios & Mostra de Engenharia. Referência no setor de freios no País e um dos mais importantes encontros do mundo, o Colloquium vem com 18 trabalhos técnicos e dois painéis especiais sobre segurança veicular e legislação, além de exposição tecnológica e uma apresentação internacional com um dos mais renomados especialistas em segurança veicular do mundo, o norte-americano Rudolf Limpert.

Autor de vários livros e pesquisador, Rudolf Limpert abrirá a série de apresentações dia 7, com palestra sobre segurança veicular. Limpert é engenheiro, Ph.D e consultor do governo e de empresas norte-americanas nas áreas de motores e segurança. É também especialista em reconstrução de acidentes rodoviários e análise sobre responsabilidades.

Entre as obras do pesquisador, estão -Motor Vehicle Accident Reconstruction and Cause Analysis- e -Vehicle System Components: Design Safety-. Limpert também participará do painel -Segurança Veicular e as Tecnologias de Sistemas de Frenagem-, no dia 7, às 17h55.

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Outro importante painel será no dia 8, às 13h30, com o tema -Regulamentações e Legislação para Sistemas de Freios-.

Papers – Além disso, 18 trabalhos técnicos serão apresentados nas áreas de ruído e vibração, teste e simulação, eletrônica embarcada, manufatura e materiais, alguns desenvolvidos por autores estrangeiros. “São pesquisas de profissionais de empresas e universidades líderes no desenvolvimento tecnológico na área de freios”, afirma Dácio Paul, chairman do Colloquium, realizado pela Seção Caxias do Sul da SAE BRASIL.

Na área de ruído e vibração, um “paper” abordará, no dia 7, as contribuições dos sistemas de freio disponíveis em aeronaves, durante o pouso, com pesquisadores da Escola de Comando e Estado-Maior do Exército e da Universidade Gama Filho. O trabalho é um estudo sobre o acidente com o Airbus A320, no Aeroporto de Congonhas, em São Paulo, e visa estimar as contribuições de cada sistema de freios disponível em aeronaves durante a operação de pouso.

Exposição – Na Mostra de Engenharia, estarão algumas das principais marcas do setor de freios no País, como BINS Artefatos de Borracha, Bosch, Cemafreios, Durez, Duroline, Dynea, Ecka Granulate e Controil, Empresas do Grupo Randon, ESSS, Farina, Ferdinand Erlmann, Formale, Fiat Power Train, Brex Sistemas de Freios, Grom, Haldex, HBM, Ingepal, Knorr-Bremse, Link, Mecânica Industrial Colar, Menegotti, MSC Brasil Software e Engenharia, MSC/Tekno Laminates, National Instruments, Netz Engenharia, Nucap Industries, Peñoles Química del Rey, Pirelli, HBG Hydraulic Brake Group, Rodomondi, , SBU/Sociedade Brasileira de Usinagem, SI Group Crios Resinas AS, SKF, Sociedade Mercantil de Máquinas e Materiais, Transtechnology, Trelleborg, Usiminas, VirtualCAE, Voith e Volkswagen Caminhões & Ônibus.
Besaliel Botelho, presidente da SAE BRASIL, ressalta que o Colloquium Internacional SAE BRASIL de Freios & Mostra de Engenharia dissemina e promove de uma forma muito positiva conhecimentos e novas tecnologias entre a comunidade de engenharia. “Os trabalhos técnicos apresentados neste encontro, desenvolvidos por profissionais de indústrias e universidades do Brasil e do Exterior, mostram o rumo que esse irá seguir nos próximos anos”, diz o presidente da SAE BRASIL.

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“Será um encontro extremamente importante, pois compartilhará informações em relação ao que há de mais moderno na área mundial de freios”, diz Dácio Paul, que espera atrair 500 visitantes ao Colloquium, que será realizado no Hotel Serrano (avenida das Hortências, 1.480, Gramado). As inscrições devem ser feitas pelo site da SAE BRASIL – www.saebrasil.org.br – ou pelo telefone (11) 3287-2033, ramal 109.

QUINTA-FEIRA, 7 DE MAIO
9h – Solenidade de Abertura
9h20 – Palestra com Rudolf Limpert
9h55 – Desenvolvimento de disco de freio com foco em conforto, com Thales Tresmondi, Tiago Dantas, Ewerton Mecati e Carlos Sciré, da Continental Automotive System e Volkswagen do Brasil.
10h20 – Wear life projections model using dynamometer wear versus temperature test procedures with vehicle brake classification and driving type, com Carlos Agudelo e Hermann Josef Tumbrink, da Link Testing Laboratories.
10h45 – Validação experimental de modelos em elementos finitos para tambores de freios, com Diego Masotti, Olavo M. Silva, Luciano Matozo e Daniel Boniatti, da Master, UFSC, Fras-le e Suspensys.
11h10 – Brake Squeal Analysis using ANSYS, com Cesáreo Siqueira, Fabiano Diesel, Jean Kabche, Régis Ataídes e Siddharth Shah, da ESSS e Ansys.
13h30 – Truck Tires: Fuel Savings x Safety, com Argemiro Costa, Anderson Calhabeu, Edson Luzetti, Luiz Mari, Marcio Takimoto e Marcos Gali, da Pirelli Pneus.
13h55 – Investigação da compactação unidirecional de pós, com Eduardo Rovaris Gomes, Carlos Perez Bergmann, Marcos Roberto Farias Soares e Hazim Ali Al-Qureshi, da Fras-le, UFRGS e UFSC.
14h20 – A new approach to account for wear effects on the acoustic behavior of disc brake systems, com Mario Triches Jr. e Samyr Gerges, da UFSC.
14h45 – Contribuições dos sistemas de freio disponíveis em aeronaves durante o pouso, com Cícero de Abreu e Haroldo de Melo, da Escola de Comando e Estado-Maior do Exército e Universidade Gama Filho.
16h10 – Transversal Pressure Distribution on a Brake Shoe, com Florisvaldo Almeida, Carlos Alberto Costa e Marcos Alexandre Luciano, da Suspensys Sistemas Automotivos e UCS.
16h35 – Comparativo de Desempenho do ABS em Composições Cavalo & Carreta, com Rafael Pelizzari, Pedro Orlando, Martin Mederer e Gerhard Wieder, da Knorr-Bremse.
17h – Influência do Tempo de Resposta e da Diferença de Pressão nos Freios de Veículos Combinados de Carga, com Antonio Carlos de Oliveira, Ênio Menengoy da Costa e David Leal Napoli, da Volkswagen C&O.
17h55 – Painel – Segurança Veicular e as Tecnologias de Sistemas de Frenagem.

SEXTA-FEIRA, 8 DE MAIO
8h05 – Disk brake instability analysis using complex eigenvalue extraction, com Alberto Oehlmeyer, Renato Pavanello, Janito Vaqueiro Ferreira e Paulo Lourente, da Robert Bosch e Universidade de Campinas.
8h30 – Observação da formação de magnetita induzida por fricção na superfície de sistemas de freio a base de material orgânico, com Marcos Antonio Vasconcellos, Ruth Hinrichs e M.R.F. Soares, da UFRGS e Fras-le.
8h55 – Simulações estocásticas para avaliação de performance de frenagem, com Claudio Fernandes e Murilo Duarte, da Ford.
9h20 – A new approach to material compressibility of brake pads, com Jürgen Lange, Frank Marx e Roland Steege, da TMD Friction.
10h45 – Brake systems performance variables, com Gabriel Kruze, Ney Ferreira e Mauricio Infantini, da UFRGS.
11h10 – Análise do sistema de alimentação de freios pneumáticos de veículos comerciais, com Silvia Fioravanti, Silvia Faria Iombriller, Mônica Rosini Fonseca e Fábio Pinto, da Ford Motor Company.
11h35 – Avaliação do contato entre material de fricção e disco de freio com o uso de termografia, com Patric Daniel Neis, Renan Dillenburg, Ney Francisco Ferreira, Milton Zaro e Luciano Matozo, da UFRGS, IBTeC e Fras-le.
13h30 – Painel – Regulamentações e Legislação para Sistemas de Freios.

9º COLLOQUIUM INTERNACIONAL SAE BRASIL DE FREIOS & MOSTRA DE ENGENHARIA
Data – 7 e 8 de maio de 2009
Local – Hotel Serrano – avenida das Hortências, 1.480, Gramado, Rio Grande do Sul.

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