Publicidade

Curso tem sete módulos de 16 horas, com o primeiro agendado para 9 e 16 de abril, na sede da associação

A SAE BRASIL lança, em abril, um curso completo sobre dinâmica veicular, que ajudará o profissional da área da mobilidade a ter uma ampla visão do veículo, compreender seu comportamento e, ainda, trabalhar com modelos matemáticos de ferramentas computacionais. O curso Certificação SAE BRASIL em Dinâmica Veicular possui 112 horas, divididas em sete módulos e as aulas serão ministradas na sede da SAE BRASIL, em São Paulo (avenida Paulista, 2073, edifício Horsa II, conjunto 1003), sempre das 9h às 18h.

À frente do curso está o consultor e engenheiro mecânico Omar Moore de Madureira, ex-professor de Dinâmica Veicular do curso Mestrado Profissional em Engenharia Automotiva, da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (EPUSP). – Vamos abordar desde os movimentos curvilíneos e retilíneos, dispositivos de segurança até dirigibilidade, ruídos e vibrações para aqueles que trabalham com movimento veicular possam ganhar conhecimento em dinâmica e discutir projetos em ambiente de competitividade-, diz Madureira.

Abril – O primeiro módulo do curso – Dinâmica Básica de Veículo – está programado para 9 e 16 de abril. Na pauta, estão assuntos ligados a veículo rígido, como sistemas de coordenadas, distribuição de massas e cargas, centro de massa e momentos de inércia, limites de desempenho, efeitos de tração e frenagem, entre outros; e veículo suspenso, como forças e cargas nas suspensões e inclinação lateral.

Publicidade

O segundo módulo, -Dinâmica da Propulsão- , será nos dias 18 e 25 de junho; seguido pelo -Dinâmica da Frenagem-, dias 23 e 30 de julho; -Dinâmica da Suspensão-, 13 e 20 de agosto; -Dinâmica da Dirigibilidade-, 10 e 17 de setembro; -Dinâmica dos Ruídos e Vibrações-, 22 e 29 de outubro; e -Dinâmica da Segurança-, dias 19 e 26 de novembro.

Ao final do curso os alunos aprovados receberão certificado. As inscrições devem ser feitas pelo site da SAE BRASIL – www.saebrasil.org.br . Outras informações podem ser obtidas pelo telefone 11 3287-2033, ramal 115. Confira a programação completa de cursos para março e abril:

MARÇO
Dias 2 a 4 – Conceitos Gerais sobre Torque, Processos de Aperto e Metodologia para Controle do Torque, com o professor doutor Roberto Garcia.
Dias 5 e 6 – Aerodinâmica de Aviões e Helicópteros, com o professor doutor Luiz Antonio Negro Martin Lopez.
Dia 9 – Sistemas de Posicionamento, muito aquém do transporte, com o engenheiro e Mestre de Ciências para área Técnica, Valdir Aparecido Galiano.
Dias 9 e 10 – Fundamentos de Freios e seus Componentes, com o professor Pedro Diulgheroglo.
Dias 11 e 13 – Oratória – como falar bem em público, com a professora doutora Ilíada de Castro.
Dias 14 e 21 – Tópicos Especiais de Motores, com o professor doutor Felipe Soto Pau.
Dias 12 e 19 – -Dinâmica Básica de Veículo-, com o engenheiro mecânico Omar Moore Madureira.
Dias 17 e 18: Análise de Riscos em Projetos, com o engenheiro e professor Luiz Pedroso.
Dias 24 e 25 – Lubrificantes e Lubrificação Automotiva, com o engenheiro Gaston R.S.Schweizer.

ABRIL
Dia 3 – AeroDesign, com o professor doutor Luiz Antonio Negro Martin Lopez.
Dias 7 e 8 – Fundamentos de Freios e seus Componentes, com professor Pedro Diulgheroglo.
Dias 9 e 16 – Certificação SAE BRASIL em Dinâmica Veicular, com professor Omar Moore de Madureira.
Dia 15 – Relacionamento Interpessoal, com a professora doutora Ilíada de Castro.
Dia 17 – Desenvolvimento e sustentabilidade: marco de referências e o papel das empresas, com o professor Roberto Galassi Amaral.
Dias 18 e 25 – Aerodinâmica Veicular, com o professor doutor Luiz Antonio Negro Martin Lopez.
Dia 23 – Certificação SAE BRASIL em Seis Sigma para Formação de Green Belts, com os engenheiros Sinval Daffre e Enio Feijó.
Dias 28 e 29 – Vibrações e Ruídos Veiculares (NVH), com o professor doutor Samir N.Y.Gerges.

Publicidade