O EICMA, o Salão de Milão, é o principal evento do segmento no mundo e está revelando máquinas que mexem com apaixonados por motos em todo o globo. Entretanto, muitas delas devem ficar apenas no imaginário dos brasileiros por enquanto, sem chegar ao nosso mercado.
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Entre nakeds, esportivas, trails, scooters e mais separamos alguns modelos que gostaríamos muito de ver por aqui, mas que provavelmente não desembarcam no país tão cedo. A novíssima CBR 1000RR-R, por exemplo, é uma que não possui “previsão de comercialização” pela Honda em solo verde e amarelo. Aliás, ela sequer estará em exibição no Salão Duas Rodas, umas que “infelizmente, não estará entre as novidades que serão apresentadas no evento”, conforme informou a marca ao Motonline.
Se você é um daqueles que adora dizer ‘eu avisei’ e está torcendo para que amanhã ou depois alguma dessas motocicletas estejam nas concessionárias, saiba que nós também gostaríamos muito de sermos contrariados neste caso e vermos estes modelos andando por ruas e avenidas do nosso país. Quem sabe, né?
EICMA: motos do Salão de Milão que não devem vir ao Brasil
Honda CBR 1000RR-R Fireblde
A já citada nova geração da CBR 1000RR-R Fireblade produz 217 cv aos 14.500 rpm e 11,5 kgfm de torque, aos 12.500 rpm. Para atingir esses números, seu motor é baseado no mesmo que equipa a rara RC213V-S (praticamente a versão de rua da moto usada na MotoGP, a RC213V) e herda dele a relação de diâmetro e curso, com iguais 81 x 48.5 mm.
Com o aprimoramento da sua superesportiva, a Honda quer se colocar no subir de nível no Mundial de Superbike, o WSBK, atualmente dominado pelas Kawasaki ZX-10RR e a Ducati Panigale V4. A moto é completamente nova e possui escape Akrapovic, nova unidade de medição de inércia (IMU), painel de instrumentos TFT de 5 polegadas, suspensões da Showa totalmente ajustáveis e as inéditas pinças da Nissin, de quatro pistões, com discos de 330 mm – um crescimento de 10 mm em relação aos anteriores. A versão SP conta ainda com suspensões Öhlins, freios Brembo com pinças Stylema, controle de largada e quickshifter.
Honda CRF 1100L Africa Twin
Apresentada na Europa ainda em setembro, a nova Africa Twin 1100 é mais um dos modelos que abrilhante o stand da Honda no Salão de Milão 2019. Para lembrar, há dois meses a marca nos informou que “infelizmente, não há previsão deste modelo aparecer agora em nosso mercado. As mudanças estão focadas inicialmente para os mercados do exterior”.
Seu motor bicilíndrico de 1.084 cm³, gera 102 cv (a 7.500 rpm) e torque de 10,7 kgf.m (a 6.250 rpm). O conjunto também está 5kg mais leve, marcando 226 kg na balança. Na eletrônica há Painel TFT de 6,5 polegadas, anti wheelie, ABS com atuação em curvas e fora de estrada, cinco modos de pilotagem, acelerador eletrônico, sete níveis de controle de tração e a possibilidade de desligar o freio ABS na traseira. Na Europa, o modelo será oferecido com câmbio manual e opção por DCT, automático.
Yamaha Tracer 700
Baseada na naked MT 07, a Yamaha Tracer 700 chegou ao Salão de Milão totalmente renovada. O destaque vem do para-brisa, que abriga alguns faróis de LED, mesma solução técnica usada para as setas. O piloto ganhou atenção, com uma maior proteção aerodinâmica e posição de pilotagem mais confortável, graças a um guidão maior e assento em uma única peça.
A Tracer 700 é movida pelo motor de dois cilindros de 689 cm³. Atualizado na injeção, ignição e escapamento, ele agora atende ao regulamento de emissões Euro 5. A Sport Touring conta com novo garfo de 41 mm, em conjunto com um único amortecedor. O modelo estará disponível em três cores diferentes.
Yamaha TMax 560
O maxi-scooter TMAX foi renovado combinando novo estilo com mecânica aprimorada. Agora com propulsor de 560 cm³ a potência aumentou 3,5%, enquanto o pico máximo de torque ficou 6% maior. O design manteve a forma familiar, mas foi atualizado em quase em todos os componentes, trazendo mudanças na área traseira.
O TMAX está disponível na versão padrão ou na Tech MAX. O primeira conta com controle de tração e o sistema Smart Key. Já a variante Tech atende às necessidades mais exigentes. Por isso ela vem com uma gama de recursos de nível superior, incluindo para-brisa ajustável elétrico, controle de cruzeiro, protetores de mão aquecidos e conectividade com o aplicativo MyTMAX.
Para lembrar, a TMAX foi vendida no Brasil entre 2014 e 2017, mas o alto preço minguou suas vendas e a Yamaha optou por descontinuar as vendas no país.
MV Agusta Brutale 1000RR
Mais uma obra de arte italiana, a Brutale 1000RR chega com potência de 208 cv aos 13.000 giros e torque de 11,87 kgf.m aos 11.000 giros. A superbike premium apresenta a mesma base – motor e eletrônica – da exclusiva Serie Oro, mas difere em detalhes específicos. Foi prioridade nesse projeto construir uma naked poderosa, fácil de pilotar e acessível. Assim, os engenheiros da MV Agusta levaram em consideração design e componentes técnicos.
Soluções aerodinâmicas, como as “asas” posicionadas ao lado do radiador, melhoram o downforce e adicionam carga na dianteira em alta velocidade. A Brutale conta com faróis de LED, carenagens de fibra de carbono e tela TFT de 5 polegadas. O app MV Ride permite ainda compartilhar rotas e ler dados de navegação diretamente do painel.
KTM 1290 Super Duke R
A estupefenda KTM 1290 Super Duke R chega em sua terceira geração e foi reformulada mantendo semelhanças com o restante da linha. Com o chassi completamente renovado, o quadro permanece à vista e mantém o padrão de treliça dos tubos de aço.
Com relação ao motor, o LC01 de 1.301 cm³ foi atualizado e agora produz potência de 180 cv aos 9.500 giros e 14.27 kgf.m aos 8.000 rpm. Segundo a KTM – além da eletrônica refinada – o conjunto perdeu seis quilos, totalizando agora 189 kg. O modelo é um dos principais atrativos do stand da austríaca no Salão de Milão.
Husqvarna Norden 901 Concept
Mais uma interessante novidade do salão. A Husqvarna apresentou a Norden 901 Concept pela primeira ao mundo no EICMA 2019. O conceito antecipa um modelo que entrará em produção no próximo ano. O design, fino e leve, busca manter o estilo off-road com um toque de Dakar – característico das bigtrails KTM. O clássico farol redondo se destaca como característica distinta na “Husq”.
A Norden 901 Concept compartilha o motor de dois cilindros de 890 cm³ com a KTM 890, que também faz sua estreia em Milão. Fruto da parceria, uma vez que a KTM adquiriu a marca sueca em 2014. A novidade é equipada com roda dianteira de 21 ”e traseira de 18”.