O Salão Moto Brasil foi adiado por causa da greve dos caminhoneiros, mas não perdeu seu brilho. Evento se firma como um dos maiores do País no segmento

Independente do setor, grandes eventos precisam de tempo para saírem do papel. Disponibilidade de local, expositores, atrações, apoiadores… é preciso encontrar um tempo em comum entre todos e avisar o público de quando o evento acontecerá. Mas, e se for preciso não apenas adiar a data mas fazê-lo com só uma semana de antecedência? Foi a essa prova que a oitava edição do Salão Moto Brasil se submeteu – e superou.

Público em direção às bilheterias do Salão Moto Brasil. Mesmo realizado em nova data, evento reuniu mais de 70 mil pessoas no Rio de Janeiro - Foto: Marcus Vini Fotos
Público em direção às bilheterias do Salão Moto Brasil. Mesmo realizado em nova data, evento reuniu mais de 70 mil pessoas no Rio de Janeiro – Foto: Marcus Vini Fotos

O evento estava programado para ocorrer de 24 a 26 de maio, mas precisou ser adiado em virtude da greve dos caminhoneiros que afetou todo o Brasil nas últimas semanas. Mesmo assim, levou mais de 73 mil pessoas à capital carioca e reuniu grandes marcas do setor, bem como atrações que garantiram o entretenimento durante todo o evento. Assim, sagrou-se como um dos maiores eventos do motociclismo no calendário nacional.

Mais de 100 motos estavam expostas, representando as principais marcas do País - Foto: Marcus Vini Fotos
Mais de 100 motos estavam expostas, representando as principais marcas do País – Foto: Marcus Vini Fotos

Segundo a organização, nem o adiamento apagou o brilho do Salão Moto Brasil que tem como objetivo gerar negócios, entretenimento, educação e turismo. De acordo com a Rioplan, empresa responsável pela realização, “esta edição reagendada mostrou a união do setor: expositores se mantiveram e o público compareceu, mesmo com toda a dificuldade que o país viveu naqueles dias. Apesar do número expressivo de visitantes, a queda de 25% em relação ao último ano ocorreu justamente devido aos acontecimentos conturbados no cenário nacional”.

Salão Moto Brasil marca o lançamento das motos SWM no Brasil

Depois de mais de um ano de espera, enfim as motos da SWM chegaram ao Brasil. Parceria com a importadora Muteki possibilitou a vinda de motos bigtrail, de enduro e até clássicas - Foto: Marcus Vini Fotos
Depois de mais de um ano de espera, enfim as motos da SWM chegaram ao Brasil. Parceria com a importadora Muteki possibilitou a vinda de motos bigtrail, de enduro e até clássicas – Foto: Marcus Vini Fotos

O evento sediado no Riocentro contou com a exposição de mais 100 motos, distribuídas em 104 estandes, e algumas delas pisaram em solo brasileiro pela primeira vez. Estou falando da SWM, marca italiana que firmou parceria com a importadora Muteki e escolheu o Salão para apresentar alguns de seus modelos ao nosso mercado. A empresa lançou no Rio modelos big trail, de enduro e até clássicas (saiba mais sobre preços e características das motos aqui). A Muteki também levou ao evento peças das marcas Vesrah, JT Sprockets, Potenza, Orkaan, SBS, Ariete, Regina, entre outras.

Evento teve espaço dedicado ao Maio Amarelo, música e muito mais

Uma das novidades dessa edição foi a realização do evento no mês dedicado ao Maio Amarelo, movimento internacional de conscientização para redução de acidentes de trânsito. “Fizemos nossa parte e continuaremos fazendo nas próximas edições e sempre que possível. Segurança e educação no trânsito estão entre nossos pilares e sempre teremos espaço para elas”, ressalta Gustavo Lorenzo, organizador do Salão Moto Brasil.

Além de montar um stand com mais de 300m² (aqui antes da abertura oficial do evento), a Honda realizou cerca de 600 test rides em sua área externa de 2.500m², com modelos de baixa e alta cilindradas - Foto: Divulgação/Salão Moto Brasil/VGCOM
Além de montar um stand com mais de 300m² (aqui antes da abertura oficial do evento), a Honda realizou cerca de 600 test rides em sua área externa de 2.500m², com modelos de baixa e alta cilindradas – Foto: Divulgação/Salão Moto Brasil/VGCOM

Além disso, o público se encantou e também pode curtir o Festival Moto Brasil Jazz & Blues, que teve shows diários no palco instalado junto à Praça de Alimentação, em uma área de 2,5 mil m². A iniciativa contou com a realização da Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro, Secretaria da Cultura e Lei Municipal de Incentivo à Cultura (Lei do ISS) e patrocínio do Grupo Assim Saúde e Grupo AB.

Um grande palco para o melhor do Rock e Blues não poderia faltar! - Foto: Divulgação/Salão Moto Brasil/VGCOM
Um grande palco para o melhor do Rock e Blues não poderia faltar! – Foto: Divulgação/Salão Moto Brasil/VGCOM
Gabriel Almeida venceu o concurso de customização de capacetes
Gabriel Almeida venceu o concurso de customização de capacetes

Alguns concursos também foram realizados ao longo do evento. Uma parceria entre a organização e a Estácio de Sá, viabilizou 20 alunos de Design Gráfico da universidade a participaram do concurso de customização de capacetes, vencido por Gabriel Almeida, com o tema ‘Lobo’. Já o 4º Bike & Art Show apresentou obras de 12 customizadores que ficaram expostas durante os três dias de evento. Eric Nobre (Redlab Garagem, do Rio de Janeiro) foi o vencedor no voto popular. Customizador da Maria, moto oficial do Salão Moto Brasil, Leo Dalla (Circumano Design, de Vitória/ES) ganhou no júri técnico.

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O Salão Moto Brasil teve como apoiadores institucionais Estácio, DETRAN-RJ, Operação Lei Seca, CET-Rio e FMCRJ (Federação de Motoclubes do Rio de Janeiro). E, como patrocinadores, o Grupo Assim, Santander / Mastercard.

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@guilhermeaugusto.moto | Apaixonado por motos, criador de conteúdo, estabanado, profissional de comunicação.
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