Publicidade
Luis Salom foi o vencedor da primeira corrida do Moto3™ de 2013,  o Commercial Bank Grande Prémio do Qatar. Numa luta a cinco, Maverick Viñales assegurou o segundo posto, à frente de Álex Rins, Álex Márquez e Jonas Folger.

Luis Salom foi o vencedor da primeira corrida do Moto3™ de 2013, o Commercial Bank Grande Prémio do Qatar. Numa luta a cinco, Maverick Viñales assegurou o segundo posto, à frente de Álex Rins, Álex Márquez e Jonas Folger.

No sábado, o piloto da Red Bull KTM Ajo Salom garantiu a sua primeira pole position da sua carreira, preparando-se para iniciar a luta pelo título da melhor forma possível, Quando as luzes vermelhas se apagaram, foi o piloto da Estrella Galicia 0,0 Rins que saltou para a frente, enquanto o homem da GO&FUN Gresini Moto3 Niccolò Antonelli perdia o controlo da sua mota, acabando por ser o primeiro a  sair da corrida nesta temporada.

Com uma margem cada vez maior para os restantes pilotos, a luta foi renhida entre Salom, Rins, o piloto da Team Calvo Maverick Viñales, o companheiro de equipa de Rins,  Álex Márquez, e o homem da Mapfre Aspar Team Moto3 Jonas Folger. A liderança mudou inúmeras vezes de mãos durante as 18 voltas ao Losail International Circuit, mas a volta sete acabou por ser um momento critico para Folger, que se separou do grupo depois de passar por uma zona mais suja da pista. Já mais perto do final da corrida, voltou a juntar-se ao grupo da frente, apesar de não ter conseguido ir além do quinto lugar.

Rins chegou a estar na frente, mas acabou por ser ultrapassado por Márquez – irmão mais novo do estreante no MotoGP™ Marc Márquez – que chegou à liderança pela primeira vez na volta 13. Nas cinco voltas finais, os pilotos da Estrella Galicia chegaram a estar lado a lado, mas Viñales, que tinha esperado pacientemente por uma oportunidade, levou a melhor no início da penúltima volta. No final, Vinãles (que continua a sofrer com dores devido à lesão na mão que contraiu durante os testes da pré-temporada) acabou por cruzar a linha de meta à frente de Rins e Márquez.

Publicidade

Salom, que partiu da pole position, foi para a liderança da corrida no início da última volta, acabando por conseguir ganhar alguma vantagem para os seus mais directos adversários. Acabaria por cruzar a linha da meta quatro décimos à frente de Viñales e Rins, com Márquez a completar o Top 4. Dezasseis segundos atrás de Folger, o piloto da Red Bull KTM Ajo Zulfahmi Khairuddin ficou na frente do piloto português da Mahindra Racing Miguel Oliveira, que assegurou a sétima posição. O homem da Red Bull KTM Ajo Arthur Sissis, o piloto da Avant Tecno Niklas Ajo e Efrén Vázquez completaram o Top 10. Em 20º, a piloto Ana Carrasco impressionou aos comandos da segunda moto da Team Calvo, ficando na frente de vários adversários apesar do pouco tempo que passou em pista este fim-de-semana.

Depois da saída de Antonelli, outros três pilotos também caíram: os homens da CIP Moto3 Alan Techer, da Ognetta-Centro Seta Isaac Viñales e da Caretta Technology – RTG John McPhee, este último já na volta final da corrida. O Campeonato do Mundo de Moto3™ World Championship regressa dentro de duas semanas no Circuito das Américas, em Austin, no Texas.