Marcada pelo domínio da Ducati, a disputa pelo título na MotoGP 2024 está absolutamente em aberto. Porém, infelizmente, nós brasileiros podemos acompanhar as emoções do Mundial de Motovelocidade somente à distância.
Afinal, estamos há 20 anos sem receber provas da competição. Além disso, não há data de retorno do campeonato ao nosso país. Entretanto, o maior mercado consumidor de motos da América do Sul já sediou várias temporadas no passado. Relembre em quais pistas a MotoGP já acelerou no Brasil.
Pistas receberam a MotoGP no Brasil
A primeira etapa do Mundial de Motovelocidade foi em Goiânia (GO), muitos anos antes de ser chamada de MotoGP. Foi entre 1987 e 1989. Durante esses três anos, sob o nome de GP do Brasil, os meses de setembro ficaram marcados pelo ruído das motos 2 tempos de 500 cilindradas.
Por lá, a prova teve como vencedores, na classe principal, nomes que hoje são lendas do esporte: Eddie Lawson, Wayne Gardner e Kevin Schwantz. Curiosamente, ao contrário do que se poderia imaginar, na época não foram necessárias muitas obras para adequar a pista ao padrão internacional. Confira como foi a primeira prova no Brasil:
Após uma breve pausa, foi a vez de Interlagos receber uma edição do Mundial, em 1992. A ideia de levar a prova para o local foi do organizador Bernie Ecclestone, ex-chefão da Fórmula 1, que desejava ver as motos nas mesmas pistas do mundial de carros.
Contudo, como conhecido até hoje, o traçado de Interlagos não é projetado para motos. Ainda em 1991, a realização da prova no Autódromo foi alvo de protesto de pilotos, incluindo da elite, como Schwantz. Entretanto, um ano depois, curiosamente, o local teve a aprovação da FIM. Assim, a prova foi realizada e teve como vencedor Wayne Rainey. Confira como foi o drama na pista molhada:
MotoGP no Brasil, em Jacarepaguá
Após mais um intervalo, o Mundial de Motovelocidade voltou ao Brasil. Contudo, nomeado como GP do Rio de Janeiro, Jacarepaguá realizou nada menos que 9 edições, entre 1995 e 2004 – com exceção de 1998.
A prova no Rio teve como vencedores Michael Doohan, Luca Cadalora e Norifumi Abe. Contudo, Valentino Rossi foi o recordista de vitórias no local. O italiano ganhou em 2000 e 2001, ainda na época das motos 2 tempos de 500 cilindradas.
Porém, depois da criação da nova era do Mundial, a MotoGP, Rossi venceu as três edições seguintes, já com presença das motos 4 tempos de 990cc. O japonês Makoto Tamada venceu a última corrida em Jacarepaguá, em 2004. Confira como foi a prova no Brasil, no ano de transição das 2t para 4t:
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Quando a MotoGP voltará ao Brasil?
Como dito, a MotoGP aconteceu ao Brasil pela última vez em 2004. Pouco depois, a motovelocidade nacional sofreria um baque: em 2008 foi confirmado que o Autódromo de Jacarepaguá, principal palco do Mundial no país, daria lugar ao Parque Olímpico. Assim, em 2012 a estrutura foi destruída devido ao cronograma dos Jogos Olímpicos de 2016.
Mesmo sem uma ‘pista ideal’, ocorreram inúmeros esforços para trazer a competição de volta. Desta forma, o GP do Brasil de MotoGP estava programado para ocorrer em 2014, desta vez no Autódromo Nelson Piquet, em Brasília. Contudo, a prova que aconteceria em setembro foi cancelada ainda em janeiro, devido a falta de “tempo hábil” para as reformas exigidas pela FIM.
Em 2019, a FIM e a Dorna, promotora da MotoGP, confirmaram o retorno do evento para o Brasil na temporada de 2022. A notícia encheu os fãs de alegria, mas também de incertezas. Afinal, a etapa aconteceria numa pista que sequer existia: o autódromo de Deodoro. Previsto para ser erguido (numa área de preservação ambiental) no Rio de Janeiro, o plano que nunca saiu do papel. Relembre o anúncio.
Por fim, em 2024 surgiram novos planos e negociações para o retorno da MotoGP ao Brasil. As informações foram oficializadas pelo governador de Goiás, Ronaldo Caiado, em um evento no autódromo de Goiânia. O objetivo é entrar no calendário de 2026, a intenção ainda não foi confirmada por parte dos organizadores do Mundial.