Publicidade

Talvez nem os criadores do X-ADV, o primeiro ‘scooter de uso misto’ do mundo, fossem capazes de imaginar o boom de novos scooter adventure que aconteceria na sequência. Se hoje a Honda já tem uma família inteira dedicada ao nicho, fabricantes como Lifan e Aprilia também também entraram na briga. E agora é a vez da Yamaha.

Seu representante no segmento é o Force X, um simpático scooter de 125 cilindradas inicialmente disponível apenas no mercado asiático. Apesar do visual sóbrio (diferente de concorrentes como ADV 150, KPV 150 e o SR GT 125) ele tem atributos que prometem habilitá-lo a rodar também fora do asfalto.

scooter adventure yamaha

Com visual discreto, o Yamaha Force X é o novo scooter adventure disponível no mercado internacional. Lá fora, custa o equivalente a R$ 7 mil

 

Publicidade

Force X, o scooter adventure da Yamaha

O modelo da Yamaha segue a receita básica dos scooter adventure. Assim, tem pneus de uso misto (e sem câmara) e maior vão livre do solo. Porém, curiosamente adota pequenas rodas de 10 polegadas – indicando que seu negócio é mesmo andar nas cidades.

 

No restante, é um produto simples. Tem luzes halógenas (nada de LED), acabamento pouco trabalhado e freios convencionais, sem ABS, com direito a tambor na roda traseira. Para comodidade, há espaço sob o banco (insuficiente para um capacete fechado) e gancho na carenagem.

Já o motor é um velho conhecido dos fãs da Yamaha no exterior, pois equipa outros scooter da marca por lá. Com 125 cm³ e arrefecimento a líquido, ele entrega 8,9 cv de potência e 0,9 kgf.m de torque máximos, a 6.500 e 5.000 rpm. O câmbio é automático, com transmissão CVT.

Publicidade
scooter yamaha 125 branco

O Force X é um produto simples, mas promete honestidade. Um de seus trunfos está na balança, pois pesa míseros 92 kg

O conjunto ainda se destaca pela leveza, registrando apenas 92 kg na balança. Movimentando um dos menores pesos do mercado, o modelo consegue bons números de consumo, estimado em 45 km/litro pela fabricante.

painel yamaha force x lcd

Painel traz as informações básicas, mas tem visual de bom gosto. Destaque também ao indicador de pilotagem Eco, importante para quem quer rodar mais de 40 km com um litro de gasolina

Veja também:

Publicidade

 

Quanto custa o novo scooter

As vendas do novo scooter adventure da Yamaha começam pela China, onde ele tem preço sugerido de 8.890 remimbi, pouco menos de R$ 7 mil. Ainda não há previsão de lançamento do modelo em mercados fora da Ásia.

force x é o novo scooter adventure

Os materiais publicitários mostram o pequeno Force encarando diferentes tipos de piso… mas as rodas de 10 polegadas não devem ser tão valentes assim. Apesar das limitações, é um scooter adventure que gostaríamos de ter no Brasil

Guilherme Augusto
@guilhermeaugusto.rp>> Jornalista e formado em Relações Públicas pela Universidade Feevale. Amante de motos em todas suas formas e sons. Estabanado por natureza