Geralmente os scooter são associados a custo acessível e à imagem de veículos econômicos. Facilidade de locomoção, agilidade e comodidade são as características que impulsionaram seu sucesso sobre duas rodas. Entretanto, já faz um bom tempo que opções mais ferinadas fazem frente às motocicletas, tanto em versatilidade quanto em valor no mercado.
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Os scooter mais caros do Brasil em 2021
Por isso, elencamos quais são os 6 scooter mais caros do Brasil atualmente. Consideramos aqui os preços médios praticados pelo mercado em modelos 0km, segundo dados da Fipe, e não os valores sugeridos pelas fabricantes.
Vale notar que há um salto entre o preços dos quatro primeiros colocados, na casa dos R$ 30 mil, e dos demais, que duplicam este valor. Os últimos apresentam o melhor nível de equipamentos, motores mais potentes e também propostas específicas, seja apelando à esportividade ou versatilidade. Há alguns meses teríamos mais um nesta lista, o confortável Suzuki Burgman 650 Executive, que ainda pode ter unidades remanescentes encontras em lojas, com preço próximo dos R$ 60 mil.
1) Yamaha XMax 250 – R$ 26.500
2) Honda SH 300i Sport – R$ 27.298
3) Kymco DOWNTOWN 300i – R$ 28.203
4) Dafra MAXSYM 400i – R$ 31.502
5) Kymco AK 550 – R$ 62.400
6) Honda X-ADV – R$ 74.291
1) Yamaha XMax – R$ 26.500
O Yamaha XMax chega com uma série de itens ao seu pacote. Alinhado às necessidades atuais, ele tem smart key, escudo frontal, porta-objetos e tomada 12V.
Além disso, o scooter é movido pelo motor monocilíndrico de 249 cm³, que entrega potência máxima de 22,8 cv a 7.000 rpm e torque máximo de 2,5 kgf.m a 5.500 rpm. Completando o conjunto, há câmbio CVT e controle de tração, uma exclusividade na categoria.
2) Honda SH300i Sport – R$ 27.298
O Honda SH300i Sport conta com um visual limpo e um toque de esportividade, seja pelas rodas de liga ou detalhes no grafismo. O modelo conta com o sistema Smart Key, freios ABS e tomada 12V.
Equipado com um monocilíndrico de 279,1 cm³, o conjunto do Honda entrega potência máxima de 25,9 cv a 7.500 rpm e torque de 2,70 kgf.m a 5.000 rpm. Tudo isso com o já conhecido câmbio CVT.
3) Kymco Downtown 300i – R$ 28.203
A Kymco Downtown 300i é um scooter potente, que oferece bom desempenho em rodovias e centros urbanos. O modelo tem ABS, painel completo e de fácil leitura, além de porta luvas com carregador 12V.
Outros diferenciais do Downtown são a frente afilada e o banco em dois níveis. O scooter tem motor monocilíndrico de 298 cm³, que atinge a potência de 29,7 cv a 8.000 rpm com torque de 3.07 kgf.m a 6.250 rpm. Como de costume, o câmbio é CVT.
4) Dafra Maxsym 400i – R$ 31.502
O Maxsym 400i chegou ao mercado nacional após o sucesso da Citycom 300i. O produto é mais um fruto da parceria da Dafra com a fabricante taiwanesa Sym. Diferente do irmão menor, o modelo tem como principal foco as viagens e traz carenagens avantajadas.
São itens de série dele: ABS, apoio de lombar para piloto e garupa, pára-brisa com ajuste de altura, freio de estacionamento, porta-objetos, entrada USB e tomada 12V. O motor é monocilíndrico de 399,3 cm³, que entrega potência máxima de 33,3 cv a 7.500 rpm e torque máximo de 3,2 kgf.m a 5.500 rpm.
5) Kymco AK 550 – R$ 62.400
O AK 550 está um passo adiante dos citados até aqui. Com proposta entre o touring e o sport, oferece ABS, aquecedores de manoplas, para-brisa ajustável, abertura elétrica do compartimento abaixo do assento, painel digital completo, porta-luvas e apoio lombar regulável.
O Kymco AK 550 é equipado com motor de dois cilindros de 550,4 cm³, capaz de gerar até 53 cv de potência máxima a 7.500 rpm e torque de 5,65 kgf.m a 5.500 giros rpm, acoplado a caixa CVT.
6) Honda X-ADV – R$ 74.291
A Honda X-ADV 750 nasceu do projeto de uma versátil combinação de scooter, com a ciclística e desenvoltura de uma trail. O modelo conta – entre sua série de itens – com para-brisa ajustável em cinco posições, ABS e controle de tração.
O motor dois cilindros de 745 cm³, que entrega 54,8 cv de potência a 6.250 rpm e torque de 6,93 kgfm a 4.750 rpm. O câmbio não é CVT, trata-se do sistema de dupla-embreagem DCT (Dual Clutch Transmission), que permite as opções de uso automático, automático esportivo e manual.