A Harley Davidson é mundialmente conhecida por suas motos imponentes e de ronco grave. No entanto já apostou em outros segmentos, como o dos scooter. Pois é, vamos mostrar sua concorrente da vespinha italiana e a Lambretta.
Entre os anos de 1960 e 1965 a Harley comercializou o scooter Topper e trouxe um lado pouco explorado da empresa norte-americana. Aliás, como já houve uma moto de baixa cilindrada da Harley, quem sabe a marca não pense em investir novamente no nicho?!
Como era o scooter Harley Davidson
Para atrair o público da Vespa nos anos 60, a Harley resolveu apostar no segmento das scooters e trouxe ao mundo um modelo equipado com motor de baixa cilindrada. Além disso, a Topper também não poderia deixar de lado a marca registrada de uma scooter: a transmissão automática do tipo CVT.
O modelo da Harley era rústico e não acompanhou a tecnologia italiana, fazendo com que a vida da Topper tivesse seus curtos cinco anos de duração. Dessa forma, a scooter chegou a vender mais de 3.000 unidades em 1965, custando 430 dólares.
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Harley Davidson 2 tempos
Não estranhe com o termo 2 tempos aliado a Harley Davidson, pois apesar da sua legião de fãs ignorarem esse passado pouco conhecido da marca americana, o scooter não foi o único modelo a receber esse tipo de motorização.
A HD teve modelos não tão badalados que foram equipados com propulsor 2 tempos como os modelos Hummer, Bantam, Scat, Ranger, Super 10 e, claro, a Topper.
Mas voltando para ao nosso excêntrico scooter, a Harley criou a pequena moto com motor de um cilindro, 165 cilindradas e seus 9 cavalos de potência. Essa é uma realidade bem distante dos tradicionais potentes motores da marca.
O propulsor foi posicionado na horizontal e não tinha ventilador para fazer a refrigeração do propulsor, o que ocasionava um superaquecimento. Já o câmbio CVT funcionava mal quando a corrente ficava suja. Naturalmente, os problemas crônicos contribuíram à morte precoce do simpático scooter.
Sucesso da marca americana
Bem, é evidente que a marca americana conseguiu chegar ao patamar atual sem a ajuda da pequena scooter Topper. Isso mostra que aquela tentativa da Harley acompanhar a tendência do mercado não foi uma decisão assertiva.
Assim, o jeito foi investir no estilo próprio e autêntico – sem seguir as tendências momentâneas. Isso fez com que o público fosse conquistado justamente pelo ponto fora da curva dos padrões mercadológicos.
Por fim, a Harley Davidson vem trabalhando com calma em uma motocicleta de baixa cilindrada para ser testada no atual termômetro das montadoras: o mercado asiático.
Assim, o modelo será produzido pela chinesa Qianjiang com o nome de HD338R e a ideia é trazer um modelo baseado na Benelli 302S, mas com a cara da HD. Conheça o projeto aqui. Vamos ver no que vai dar!