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A Harley Davidson é mundialmente conhecida por suas motos imponentes e de ronco grave. No entanto já apostou em outros segmentos, como o dos scooter. Pois é, vamos mostrar sua concorrente da vespinha italiana e a Lambretta.

scooter harley davidson

O modelo tinha 165 cilindradas e transmissão CVT… mas o motor aquecia e o câmbio não gostava de sujeira

Entre os anos de 1960 e 1965 a Harley comercializou o scooter Topper e trouxe um lado pouco explorado da empresa norte-americana. Aliás, como já houve uma moto de baixa cilindrada da Harley, quem sabe a marca não pense em investir novamente no nicho?!

 

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Como era o scooter Harley Davidson

O motor do modelo sofria com constante superaquecimento

Para atrair o público da Vespa nos anos 60, a Harley resolveu apostar no segmento das scooters e trouxe ao mundo um modelo equipado com motor de baixa cilindrada. Além disso, a Topper também não poderia deixar de lado a marca registrada de uma scooter: a transmissão automática do tipo CVT.

Assim, a scooter teve cinco anos de vida no catálogo da Harley Davidson

O modelo da Harley era rústico e não acompanhou a tecnologia italiana, fazendo com que a vida da Topper tivesse seus curtos cinco anos de duração. Dessa forma, a scooter chegou a vender mais de 3.000 unidades em 1965, custando 430 dólares. 

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Harley Davidson 2 tempos

harley davidson

Era preciso sempre limpar a corrente para não ter problemas com o CVT

Não estranhe com o termo 2 tempos aliado a Harley Davidson, pois apesar da sua legião de fãs ignorarem esse passado pouco conhecido da marca americana, o scooter não foi o único modelo a receber esse tipo de motorização.

A HD teve modelos não tão badalados que foram equipados com propulsor 2 tempos como os modelos Hummer, Bantam, Scat, Ranger, Super 10 e, claro, a Topper. 

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Harley Davidson

A Harley Davidson Ranger também tinha motor 2 tempos

Mas voltando para ao nosso excêntrico scooter, a Harley criou a pequena moto com motor de um cilindro, 165 cilindradas e seus 9 cavalos de potência. Essa é uma realidade bem distante dos tradicionais potentes motores da marca. 

O propulsor foi posicionado na horizontal e não tinha ventilador para fazer a refrigeração do propulsor, o que ocasionava um superaquecimento. Já o câmbio CVT funcionava mal quando a corrente ficava suja. Naturalmente, os problemas crônicos contribuíram à morte precoce do simpático scooter.

 

Sucesso da marca americana

Fat Boy 114 é a moto custom mais vendida da marca em 2021

Bem, é evidente que a marca americana conseguiu chegar ao patamar atual sem a ajuda da pequena scooter Topper. Isso mostra que aquela tentativa da Harley acompanhar a tendência do mercado não foi uma decisão assertiva.

Assim, o jeito foi investir no estilo próprio e autêntico – sem seguir as tendências momentâneas. Isso fez com que o público fosse conquistado justamente pelo ponto fora da curva dos padrões mercadológicos. 

harley davidson

A Harley se aproxima de empresa asiática para desenvolver motos de baixa cilindrada

Por fim, a Harley Davidson vem trabalhando com calma em uma motocicleta de baixa cilindrada para ser testada no atual termômetro das montadoras: o mercado asiático.

Assim, o modelo será produzido pela chinesa Qianjiang com o nome de HD338R e a ideia é trazer um modelo baseado na Benelli 302S, mas com a cara da HD. Conheça o projeto aqui. Vamos ver no que vai dar!

Thays Martins
Uma jornalista formada pela UFPE que se tornou apaixonada pelo universo das duas rodas desde que George Clooney comprou sua Vespinha