A Yamaha lançou a nova Neo’s Connected, a primeira scooter elétrica da marca no Brasil. Ela não gasta gasolina… mas será que anda bem? Confira a ficha técnica deste lançamento!
Scooter elétrica Yamaha
A Yamaha está lançando a nova Neo’s Connected, a primeira scooter elétrica da fabricante no Brasil. O modelo tem como destaques o visual minimalista e o acabamento com molduras emborrachadas, que protegem a moto de pequenos arranhões.
Porém, é o conjunto de motorização elétrica, alimentada por baterias de lítio, que se apresenta como a principal novidade. Segundo a marca, uma unidade que confere uma aceleração forte e controlável, mas com zero emissões e uma condução silenciosa.
Então, a estrela da nova scooter é o motor elétrico, do tipo sincronizado trifásico de excitação. Uma unidade que tem potência nominal de 2,3 kW (3,12 cv) a 424 rpm – potência máxima de 2,4 kW (3,26 cv) a apenas 400 rpm. Além de torque máximo de 135,3 N.m (13.79 kgf.m). Em resumo, o modelo tem potencial equivalente a uma popular scooter 50cc à combustão!
Todo o conjunto é movido por duas baterias de lítio, com tensão de 50,4 V. As unidades têm capacidade máxima de 23,2 Ampère-hora (Ah).
Destaques da nova Yamaha Neo’s Connected:
- Economia: não necessita combustível e basta uma tomada para carregar;
- Manutenção simplificada, com menos peças móveis, requer menos manutenção, o que significa mais tempo rodando com a scooter;
- Motor silencioso: baixíssimo nível de ruído;
- Dois modos de pilotagem: STD e ECO;
- Neutralidade de carbono com zero emissão de poluentes;
- Chave de presença com Sistema Smart Key para maior praticidade;
- Tomada 12V;
- Conectividade através do Yamaha Motorcycle Connect, Y-CONNECT;
- Espaço para capacete aberto;
- Porta objetos dianteiro.
Veja também:
- 50 km por litro e ‘força extra’? Scooter híbrida Yamaha chega ao BR
- Relembre o teste com a ADV 150
- Vale a pena? 7 razões pra comprar ou desistir da nova Elite 125
Ficha técnica da scooter elétrica Yamaha Neo’s Connected:
Motor | Sincronizado trifásico |
Potência (Mínima) | 2,3kW / 424 rpm |
Potência (Máxima) | 2,4kW / 400 rpm |
Torque (Máximo) | 135,3N.m / 40 rpm |
Tipo de bateria | Íons de Lítio |
Tensão da bateria, capacidade | 50,4V 23,2Ah |
Peso da bateria | 8kg |
Dimensão da bateria (AxLxC) | 360 x 215 x 105 mm |
Tipo de carregamento (0%-100%) | 9 horas |
Tipo de carregamento (20%-80%) | 5 horas |
Tipo de carregador | Entrada 100V-240V 3A 50-60Hz | Saída 59,6V 3A |
Baterias | 2 unidades removíveis |
Tipo de bateria | Chumbo-Ácido |
Tensão da bateria, capacidade | 12V 4,3Ah |
Suspensão dianteira | Garfo telescópico – 90 (suspensão) / 90 (roda) |
Suspensão traseira | Motor-balança – 84 (suspensão) / 76 (roda) |
Freio dianteiro | Disco Hidráulico 200 mm (Ø externo) |
Freio traseiro | Tambor Mecânico 130 (Ø interno) |
Comprimento x Largura x Altura | 1880 x 695 x 1120 mm |
Altura mínima do solo | 135 mm |
Distância entre eixos | 1305 mm |
Altura do assento | 795 mm |
Pneu dianteiro | INOUE RUBBER CO. SS-570F 110/70-13M/C 48P |
Pneu traseiro | INOUE RUBBER CO. SS-560R 130/70-13M/C 63P |
Peso Líquido | 90 kg |