Publicidade

As clássicas motinhos italianas da Vespa se tornaram sinônimo de scooter em muitos países do mundo. Ganharam fama global pela sua praticidade e charme das linhas arredondadas, características que mantém até hoje. E parecem ter inspirado um novo scooter elétrico.

O Metropolitan é um simpático eletrificado produzido pela Legatus EV. É uma solução projetada para o dia a dia urbano, transporte leve e entregas com estilo e em breve estará disponível em diferentes países da Ásia, como a Malásia. Bem que gostaríamos de tê-lo também no Brasil.

Scooter elétrico copiou estilo Vespa

O Legatus Metropolitan pretende ser uma solução de transporte acessível. Mas não se trata de uma ‘cópia’ da Piaggio Vespa – que aliás está presente no Brasil, mas não com modelos elétricos. A EV também não é uma reprise de qualquer outra chinesa, encontradas aos montes por aí…

Modelo tem farol de LED e é a cara da Vespa!

Publicidade

A Legatus EV ressalta que, embora o estilo do Metropolitan possa parecer o mesmo de alguns scooters elétricos disponíveis on-line na China, muito trabalho foi feito pela empresa sob a pequena carroceria que vemos.

Segundo a fabricante, houve estudos para garantir a homologação e a conformidade da moto com os padrões da Malásia. Aliás, deve-se notar que os modelos ‘semelhantes’ chineses oferecem uma velocidade limitada de 50 km/h. Enquanto isso, a Legatus Metropolitan atingirá velocidades superiores a 90 km/h.

Modelo se apresenta como uma solução urbana de mobilidade, mas com muito estilo – Foto: Paultan

Embora detalhes ainda permaneçam confidenciais, já se sabe que o modelo fornecerá um alcance de uso em ciclo misto de 120 km. Isso com uma velocidade máxima controlada de 100 km/h. Parece pouco, mas de acordo com uma pesquisa de mercado da Legatus, isso é o adequado para uso urbano de e-scooters em áreas densamente povoadas.

Publicidade

Veja também:

Sim, as baterias tomaram o espaço dos capacetes sob o banco, tradicional nos scooters – Foto: Paultan

Quando chega ao mercado

O Legatus Metropolitan ainda está em forma de protótipo final. Com isso, algumas melhorias adicionais serão implementadas. O modelo conta com bateria de fosfato de íons de lítio de 60 volts 50 Ah, que pode ser dividida em duas partes, para permitir uma remoção mais fácil e carregamento remoto.

Nível da bateria é visto no pequeno painel digital – Foto: Paultan

Publicidade

Falando nisso, o tempo de recarga é de três horas e o scooter elétrico vem com três modos de entrega de energia. Com o Modo 1 oferece o melhor alcance de 140 km, mas a velocidade fica mais baixa. Já o Modo 3 eleva o desempenho ao nível de um scooter de motor de combustão interna de 100cc. O Modo 2 oferece índices balanceados – meio termo entre potência e economia.

O Legatus Metropolitan tem lançamento programado para os próximos dois meses. Na Malásia, seu preço final deve girar em torno de RM 13.000 – cerca de R$ 14 mil em conversão direta.

Fernando Santos
Jornalista amante do mundo da moto, vivendo destinos e sons. Ávido por novidades e crescido com o cheiro de motor dois tempos. [email protected]