Publicidade

O mercado asiático é um ótimo termômetro para lançar produtos. E o novo scooter Honda é mais uma aposta: trata-se de um scooter de estilo esportivo. O novo modelo se chama RS-X, tem 150 cc, quase 16 cv e pesa apenas 122 kg. 

A ideia da novidade é unir o visual esportivo de motos tradicionais com o conforto e praticidade de um scooter. Assim, motos que mesclam características de ciclomotores com scooters são muito populares na Ásia. Desta forma, o RS-X chega para dar um upgrade no mercado e tentar conquistar o público mais jovem. 

Dessa forma, o modelo carrega um toque esportivo que pode fazer sucesso na Ásia

Veja também:

Publicidade

Scooter Honda: como é o novo esportivo

Não espere números de superbike neste scooter Honda 150. Afinal, é ‘ápenas’ um modelo urbano com uma leve inspiração nos modelos mais rápidos da marca. Mas, convenhamos, o resultado ficou bem interessante.

 

Para fazer jus à proposta esportiva, ele é movido por um motor de um cilindro, DOHC (com 4 válvulas), de 149,2 cm³ e arrefecimento a líquido, que entrega 15,8 cv e 1,3 kgf.m de potência e torque máximos. Para comparação, a novidade é 20% mais potente que um scooter urbano tradicional. O PCX 150, por exemplo, gera 13 cv.

scooter honda 150 motor

Motor tem arrefecimento a líquido, quatro válvulas e 149 cm³. Assim, entrega cerca de 20% mais potência que alguns concorrentes, digamos, menos esportivos

Publicidade

 

Visual inspirado na linha CBR

No design, a primeira coisa que chama a atenção são as duas grandes rodas de liga leve. Com aro 17 polegadas e pneus sem câmara, elas garantem uma ciclística ‘de moto’, e mais estável, ao scooter.

scooter honda

Suas rodas são de liga leve, de 17 polegadas e pneus sem câmara de ar

Já os freios são disco nas duas rodas, com ABS de canal único. Partindo para a suspensão, o novo scooter Honda 2021 vem com garfos telescópicos na dianteira e suspensão monoshock com ajuste de pré-carga atrás.

Publicidade

Além disso, o modelo também conta com carenagens mais agressivas, repletas de ângulos e vincos, e um duplo farol em LED. Por fim, o painel de instrumentos é digital.

Todo o conceito visual é inspirado na CBR, família de motos esportivas da Honda, o que fica claro até nos raios das rodas. Por isso, o novo scooter 150 estará disponível nas cores azul, amarelo e vermelho. 

 

Novo scooter Honda não deve vir ao Brasil

Por fim, a Malásia vai receber o modelo disponível em três opções de cores

O primeiro mercado a receber o novo scooter Honda RS-X é a Malásia. O modelo desembarca no país asiático em 2022, custando RM 8.688 – cerca de R$ 11.700 em conversão direta. Caso o modelo caia nas graças do público, a Honda deve oferecê-lo em outros países da Ásia logo na sequência.

Já a disponibilidade em outros continentes é mais delicada graças a uma série de questões locais. Entre elas, o fato de scooter esportivos serem raros. A vinda ao Brasil é ainda mais improvável, pois nenhum modelo vendido aqui compartilha o motor ou plataforma com o RS-X, além da marca já ter uma estratégia consolidada no nicho dos scooter. Mas não custa sonhar.

Thays Martins
Uma jornalista formada pela UFPE que se tornou apaixonada pelo universo das duas rodas desde que George Clooney comprou sua Vespinha